A Orquestra Petrobras Sinfônica realizará um concerto especial em homenagem ao bicentenário do compositor austríaco Anton Bruckner no dia 31 de agosto, sábado, às 19h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Sob a batuta do maestro convidado canadense Julian Kuerti, a orquestra apresentará a monumental Sinfonia nº 8 em dó menor, uma das obras-primas do romantismo tardio.
Composta entre 1884 e 1887, a Sinfonia nº 8 é considerada uma das peças mais complexas e grandiosas do repertório sinfônico. Esta obra, que foi a última sinfonia completada por Bruckner, destaca-se pela sua estrutura intricada e profundidade emocional. Julian Kuerti, que dirige a Orquestra Sinfônica de Kalamazoo em Michigan, EUA, será o responsável por conduzir a Petrobras Sinfônica nesta apresentação especial.
Anton Bruckner, nascido no interior da Áustria, teve um reconhecimento tardio em sua carreira. Não sendo uma criança prodígio, ele só começou a ganhar notoriedade aos 44 anos, quando assumiu uma posição de destaque no Conservatório de Viena. Suas composições, conhecidas por sua densidade e complexidade, influenciaram grandes mestres da música clássica, como Richard Strauss e Gustav Mahler.
Este concerto integra a Temporada 2024 da Petrobras Sinfônica, que também celebra os 90 anos do maestro Isaac Karabtchevsky, regente titular e Diretor Artístico da Orquestra, e uma das figuras mais respeitadas da música clássica no Brasil e no mundo.
Serviço:
- Data: 31 de agosto (sábado), às 19h
- Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-050
- Ingressos: bit.ly/TMRJ-3108
Programa:
- Regente: Julian Kuerti
- Anton Bruckner: Sinfonia nº 8 em dó menor
- I. Allegro moderato
- II. Scherzo | Allegro moderato
- III. Adagio. Feierlich langsam; doch nicht schleppend
- IV. Finale | Feierlich, nicht schnell