Orquestra Rio Sinfônica na Cidade das Artes no sábado

Com regência de Mário Barcelos e Nivaldo Tavares como solista (piano), Orquestra Rio Sinfônica retorna à Cidade das Artes em concerto dedicado à Tchaikovsky

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Vitor Jorge

Atuante desde fevereiro de 2020, a Orquestra Rio Sinfônica fez sua estreia na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), onde bateu recorde de público na Grande Sala. Quase dois anos depois, mesmo realizando apresentações durante a pandemia, os músicos retornarão ao mesmo palco, dia 4 de dezembro, às 19h, desta vez dedicando o programa com obras de Tchaikovsky, célebre compositor de “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida” e “O Quebra Nozes”, mundialmente conhecido por suas melodias que emocionam mesmo os não familiarizados com a música clássica.

Com a regência de Mário Barcelos e o pianista Nivaldo Tavares como solista, ambos os idealizadores da jovem orquestra, serão apresentados clássicos conhecidos do grande público, como “Polonaise da Ópera Eugene Onegin”, “Concerto nº1 para piano e orquestra em Si Bemol Menor” e “Sinfonia n. 5 em Mi Menor”.

Os balés, sinfonias e concertos de Tchaikovsky são comuns em filmes como “Cisne Negro” e “V de Vingança”, ambos com trilha sonora do compositor, assim como “Romeu e Julieta” e “Fantasia”, de Walt Disney, que também levaram às telas a música de Tchaikovsky.

Em sua época, Tchaikovsky era, depois de Tolstói, o artista mais importante da Rússia”, lembra Nivaldo. “Embora tenha iniciado seus estudos de música tardiamente, suas obras foram aos poucos ganhando espaço e a admiração do público (…)Ao regressar de uma turnê nos Estados Unidos, foi carregado por uma multidão que o aguardava no porto”, complementa o solista, destacando também que “sua vida profissional e pessoal foi marcada por um sofrimento intenso, causado pelo que hoje conhecemos como depressão, e a frustrada luta contra sua própria homossexualidade”.

Advertisement

SERVIÇO:

04/12, sábado – Orquestra Rio Sinfônica na Cidade das Artes
Regente Mario Barcelos
Solista Nivaldo Tavares
Local: Grande Sala – Cidade das Artes
Horário: 19h
Ingressos: R$70,00 (inteira) / R$35,00 (meia-entrada)
Comprar ingressos online https://bileto.sympla.com.br/event/69963
Endereço: Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca
Classificação livre

Programa:
– Polonaise da ópera Eugene Onegin
– Concerto n°1 para piano e orquestra em Si Bemol Menor
– Sinfonia n° 5 em Mi Menor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra Rio Sinfônica na Cidade das Artes no sábado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Orquestra Rio Sinfônica na Cidade das Artes no sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui