Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta concerto inédito

Sem a presença de público, evento será gravado na Sala Cecília Meireles e veiculado nas páginas da orquestra no Youtube e Facebook

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

De volta aos palcos, a Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta, no próximo dia 30 de maio às 17h, o primeiro concerto da Série Clássica Brasileira. No programa de abertura do ciclo, que traça um paralelo entre a música brasileira e composições do período romântico, obras de Max Bruch e Clóvis Pereira. Como o evento ainda não contará com a presença de público, a apresentação (pré-gravada) será veiculada no canal da orquestra no Youtube e na página do Facebook.

Em formação de quinteto de cordas, os músicos Ubiratã Rodrigues (violino), Nikolay Sapoundjiev (violino), André Rodrigues (viola), Bernardo Fantini (viola) e Lisiane de los Santos (violoncelo) interpretarão as obras do programa. Abrindo o concerto, o “Quinteto para cordas em lá menor”, do alemão Max Bruch. A obra foi composta em 1918, quando Bruch tinha 80 anos de idade (dois anos antes de sua morte) e “redescoberto” apenas em 1991. A introdução é um Allegro iniciado pelo 1º violino, enquanto o Allegro do segundo movimento é um scherzo ao estilo de uma tarantela. O terceiro movimento é um Adagio muito melodioso e o quarto e último movimento é um rondó que apresenta um tema lírico antes do final. Este quinteto é considerado uma das melhores peças de música de câmara do compositor.

Na sequência, o grupo interpretará “O Prinspe Alumioso”, do pernambucano Clóvis Pereira. Composta em 1973, a obra é uma homenagem ao Movimento Armorial, do qual Pereira é um dos fundadores, ao lado de Ariano Suassuna.

PROGRAMA:
Max Bruch – Quinteto para Cordas em lá menor
I.             Allegreto | II. Allegro molto | III. Adagio non troppo | IV. Allegro
Clóvis Pereira – O Prinspe Alumioso

Advertisement

SERVIÇO:
OSB – Série Romântica Brasileira
Dia 30 de maio de 2021 (domingo), às 17h
Concerto pré-gravado, veiculado no Facebook e Youtube
facebook.com/orquestrasinfonicabrasileira
youtube.com/sinfonicabrasileira
Acesso gratuito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta concerto inédito
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta concerto inédito
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui