Orquestra Sinfônica Brasileira comemora 82 anos com concerto na Cidade das Artes

No programa, obras dos brasileiros José Siqueira e João Guilherme Ripper e do inglês Gustav Holst. A condução estará a cargo do maestro convidado Stefan Geiger

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marina Andrade

Em 17 de agosto de 1940 era fundada a Orquestra Sinfônica Brasileira. Após 82 anos, o grupo, que se sustenta na posição de orquestra mais tradicional do país, sobe ao palco da Grande Sala, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, para celebrar a data. No programa, obras dos brasileiros José Siqueira e João Guilherme Ripper e do inglês Gustav Holst. A condução estará a cargo do maestro convidado Stefan Geiger.

Além de ter sido um acadêmico respeitado e compositor de um vasto catálogo, o maestro José Siqueira foi o fundador da Orquestra Sinfônica Brasileira. Nada mais apropriado, portanto, do que abrir esta celebração musical com uma de suas composições. A “Abertura Festiva”, que será ouvida, é uma obra entusiasmante extraída da cantata Festas Natalinas do Nordeste.

O programa segue com a obra do compositor contemporâneo brasileiro João Guilherme Ripper. Jogos Sinfônicos é uma espécie de concerto em que os naipes orquestrais ganham tratamento apurado e atuam como solistas. A peça foi composta por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2016.

Se o esporte é o grande tema de Jogos Sinfônicos, na peça que a OSB apresenta em seguida a inspiração se encontra na astrologia e na mitologia. Os Planetas, do compositor inglês Gustav Holst, é uma suíte orquestral para grande orquestra. A obra é uma das mais conhecidas do compositor e esbanja inventividade, sofisticação orquestral e força criativa.

Advertisement

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é considerada um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. 

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a NTS – Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master, e Vibra, Sergio Bermudes Advogados e Brookfield como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

PROGRAMA:

José Siqueira – Abertura Festiva (Festas Natalinas do Nordeste)

João Guilherme Ripper – Jogos Sinfônicos

  1. Distâncias
  2. Velas
  3. Dribles

Gustav Holst – Os Planetas

  1. Marte, o Portador da Guerra – Allegro
  2. Vênus, o Portador da Paz – Adágio
  3. Mercúrio, o Mensageiro Alado – Vivacidade
  4. Júpiter, o portador da alegria – Allegro giocoso
  5. Saturno, o portador da velhice – Adágio
  6. Urano, o Mago – Allegro
  7. Netuno, o Místico – Andante.Allegretto

SERVIÇO:

  • Concerto Especial de Aniversário | 82 anos da OSB
  • Dia 17 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 19h30 
  • Local: Cidade das Artes | Grande Sala (Avenida das Américas, nº 5.300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)
  • Ingressos: R$ 70,00 (R$35,00 meia)
  • Ingressos à venda na bilheteria da Cidade das Artes e no site Sympla

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Orquestra Sinfônica Brasileira comemora 82 anos com concerto na Cidade das Artes
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Orquestra Sinfônica Brasileira comemora 82 anos com concerto na Cidade das Artes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui