Os 90 anos da presença italiana na sociedade carioca são resgatados através da ‘biografia’ do Edifício Casa D’Itália

O livro foi escrito pelo Cônsul-Geral, Paolo Miraglia del Giudice, durante os seus 4 anos de estada no Rio, período marcado pelo resgate da italianidade na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Capa do livro“Edifício Casa D’Itália do Rio de Janeiro - uma biografia” / Divulgação

Resultado de intenso trabalho de pesquisa, o livro “Edifício Casa D’Italia do Rio de Janeiro – uma biografia” fala sobre mais de 90 anos de história da presença italiana na sociedade carioca através da trajetória (biografia) da edificação, que abriga o Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro. Localizado no cruzamento das avenidas Beira-Mar com Presidente Antônio Carlos, no Centro da cidade, o prédio abriga, também, o Instituto Italiano de Cultura e o Instituto Europeu de Design, além de ter sido sede de outras tantas instituições que por lá passaram ao longo das suas nove décadas de existência.

O livro foi escrito pelo professor Aristides Correa Dutra e apresentado pelo ex- Cônsul-Geral, Paolo Miraglia del Giudice, durante os seus quatro anos de estada no Rio, período marcado pelo resgate do valor e da importância da italianidade na cidade. “Esse icônico edifício há muito merecia um livro para contar sua história intensa, fascinante, cheia de altos e baixos”, disse del Giudice na apresentação do livro por ele assinada.

A obra pode ser considerada uma biografia, segundo o Cônsul-Geral, por que o Casa D’Italia sempre foi uma entidade viva e não uma mera construção imóvel. A pedra fundamental do edifício foi lançada, em 1931, e desde então, a edificação se mantém viva no Centro do Rio.

O livro tem curadoria do artista plástico e mestre em comunicação, o professor Aristides Correa Dutra, que, à convite de Paolo Miraglia, fez uma minuciosa pesquisa histórica, especialmente em jornais, para falar sobre a edificação, que resultou do associacionismo italiano provocado pelo intenso êxodo desta população no começo do século XX.

Advertisement

Com 147 páginas, o livro Edifício Casa D’Italia do Rio de Janeiro é dividido em 3 partes. A primeira trata da construção e confisco do edifício pelo governo brasileiro durante a Segunda Guerra, e da sua posterior devolução ao governo italiano nos anos 1970. A segunda fala sobre histórias e curiosidades da vida dentro do Casa D’Italia, desde a sua retomada pelo governo italiano. Já a terceira parte faz um tour de imagens pela Itália, a partir de um ensaio fotográfico do edifício nos dias atuais.

O “Edifício Casa D’Italia do Rio de Janeiro – uma biografia” conta com uma edição impressa em português, com 2 mil exemplares. A obra conta ainda com duas edições digitais – uma em português, outra em italiano – que podem ser baixadas no site oficial do Consulado-Geral do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os 90 anos da presença italiana na sociedade carioca são resgatados através da 'biografia' do Edifício Casa D'Itália
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui