Os animais silvestres do Recreio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jacaré transitando pela movimentada Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes; fato não é incomum no bairro - Foto: Reprodução/Internet

O Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, além de ser um bairro amplamente residencial, reserva boas opções de lazer à população. Dentro dessas possibilidades, existem os parques naturais municipais, que abrigam, além de toda a beleza natural, animais silvestres e, em alguns casos, ameaçados de extinção.

O Parque Chico Mendes, por exemplo, foi criado em 1989 com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, local de ocorrência de espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção.

Parque Chico Mendes 1 Os animais silvestres do Recreio
Fachada do Parque Natural Municipal Chico Mendes – Foto: Reprodução/Internet

Com facilidade encontram-se tartarugas, cágados ou jabutis, além, é claro, do tradicional jacaré-de-papo-amarelo, principal ‘morador’ do local, que, inclusive, por vezes, ‘passeia’ por ruas do Recreio.

jacaré recreio Os animais silvestres do Recreio
Jacaré andando por rua do Recreio, em novembro de 2018 – Foto: Reprodução/Internet

Além desses animais, outros como araras-vermelhas, ave-caboclinho, marreca-toucinho, tiê-sangue, galinha d’água, jaçanã, borboleta-da-praia e rolinha-da-restinga, além de lagartos tais como o teiú, ameiva e calango.

Advertisement
chico mendes 2 Os animais silvestres do Recreio
Viveiro de araras no Parque Chico Mendes – Foto: Reprodução/Internet

Dentre os mamíferos, são observados, costumeiramente, gambás e capivaras. Recentemente, uma lontra foi avistada no parque, fato este que não ocorria há anos.

lontra parque chico mendes Os animais silvestres do Recreio
Lontra foi vista no último dia 25/07 no Parque Chico Mendes – Foto: Rodrigo Quadros

Outro local conhecido no Recreio é o Parque Marapendi, criado em 1978 com o objetivo de se tornar um espaço de recreação e lazer ao ar livre, além de um ambiente de preservação ambiental.

parque marapendi Os animais silvestres do Recreio
Fachada do Parque Natural Municipal de Marapendi – Foto: Reprodução/Internet

Entre as espécies encontradas na região, destacam-se, por exemplo, o tucano-de-bico-preto e as garças, além de, assim como o Parque Chico Mendes, também abrigar jacarés-de-papo-amarelo.

garça e jacaré Os animais silvestres do Recreio
Jacarés e garça convivendo ‘harmoniosamente’ no Parque Marapendi – Foto: Reprodução/Internet

O bicho-preguiça é outro importante animal habitante do local. No mês de julho, inclusive, houve 3 resgates da espécie, em Vargem Grande, na Taquara e no próprio Recreio, e em todos os animais foram levados para o Parque Marapendi e soltos por lá, bem como um ouriço-cacheiro.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz, falou sobre a aparição dos animais fora dos parques.

”A região por onde esses animais aparecem é comum a eles, principalmente no caso de jacarés e do bicho-preguiça. São animais que estão em malha urbana, cercados por algumas áreas de vegetação, parques e outras. Esses animais não têm noção de que não podem ir e vir, daí encontramos eles nas ruas, residências e em estabelecimentos comerciais.

Com relação à lontra, é diferente, pois era um animal comum no passado e hoje não. Ela vive mais protegida nos parques, fora deles está vulnerável a ser caçada, morta. Se aparecer em uma unidade de conservação, é muito legal pois estará se sentindo segura ali e encontrando condições de sobrevivência. Esse contato entre o homem e os animais silvestres, de certa forma, ajuda a despertar um sentimento maior de responsabilidade pelo meio ambiente”, finaliza.

marcelo queiroz marapendi Os animais silvestres do Recreio
Secretário Marcelo Queiroz inaugurando deck na Lagoa de Marapendi, em junho deste ano – Foto: Divulgação

Por fim, outro habitat de animais silvestres no Recreio dos Bandeirantes é o Parque da Prainha. Criado em 2001, o local é um marco na preservação da região que une Prainha a Grumari. A área de proteção ambiental é conhecida pela harmonia entre o verde e o mar, que faz da paisagem uma das mais belas da cidade.

parque natural municipal da prainha Os animais silvestres do Recreio
Fachada do Parque Natural Municipal da Prainha, muito frequentado por surfistas e banhistas da região – Foto: Reprodução/Internet

O parque é recoberto por diferentes formações vegetais típicas da Mata Atlântica, além de vegetação de costão rochoso. Abriga fauna e flora muito diversificadas, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

parque da prainha 2 Os animais silvestres do Recreio
Interior do Parque da Prainha – Foto: Divulgação

Encontram-se mamíferos como: gato-do-mato, cachorro-do-mato, mão pelada, gambá, cuícas, mico estrela, coelho-do-mato, paca e roedores.

coelho do mato Os animais silvestres do Recreio
Coelho-do-mato é um dos animais silvestres presentes no Parque da Prainha – Foto: Reprodução/Internet

Entre as aves, estão dezenas de espécies como periquitos, maitacas, colibris, corujas, rolinhas, bem-te-vis e gaviões.

bem te vi Os animais silvestres do Recreio
Bem-te-vi é atrativo do Parque da Prainha – Foto: Reprodução/Internet

Destacam-se, também, serpentes como a jararaca, jararacuçu, cobra-cipó e a caninana, além de uma variedade de lagartos.

jararaca2 Os animais silvestres do Recreio
Jararaca é uma das espécies de cobras encontradas no Parque da Prainha – Foto: Reprodução/Internet

Morador do Recreio há 30 anos e um dos corretores mais antigos do bairro, atualmente trabalhando na Block Imóveis, Gaspar Henrique Muller, falou sobre.

WhatsApp Image 2021 07 21 at 08.43.49 Os animais silvestres do Recreio

Temos o Imóvel que você procura. Block Imóveis

”O Recreio mantém uma característica bastante particular: é cercado por 3 grandes reservas, e os animais da fauna (jacarés, capivaras, preguiças, etc) são muito habituais, convivemos bem com eles. É muito comum, por exemplo, andar à noite pelas ruas do bairro e se deparar com uma família de capivaras ‘passeando’. É uma característica bastante peculiar do bairro e gostamos muito disso”, disse.

capivaras recreio Os animais silvestres do Recreio
Capivaras passeando por rua do Recreio – Foto: Ronaldo de Carvalho

Certamente, para quem é muito ligado a questões ecológicas e gosta de animais silvestres, vale muito a pena conhecer os parques do Recreio. Ou, até mesmo, quem sabe, deparar-se com os bichos nas próprias ruas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os animais silvestres do Recreio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui