Os favoritos para prefeito do Rio em caso de eleição indireta em 2019

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Update: Pedro Fernandes surge como um nome que está se consolidando.

O impeachment de Marcelo Crivella (PRB) parece ser mais um caso de “Quando” e não “Se”. Como disse no vídeo abaixo, ele é um “Homem morto andando“, claro, pode acontecer um milagre e, sendo um bispo, é o que ele espera.

Mas quem seriam os nomes favoritos para substituir Crivella no caso de uma eleição indireta, o que é esperado que seja. Lembrando, que indireta não é anti-democrática, já que os vereadores foram eleitos democraticamente e, uma eleição direta nesse momento teria custos enorme e tempo, para um prazo muito pequeno em que o futuro prefeito governaria.

Vamos aos nomes:

Advertisement

Jorge Felippe (MDB)

Jorge Felippe Os favoritos para prefeito do Rio em caso de eleição indireta em 2019

O atual presidente da Câmara dos Vereadores, Jorge Felippe, é o favoritíssimo para exercer o cargo de prefeito do Rio. Afinal, já o seria temporariamente enquanto fosse montada uma nova eleição, e deixaria uma transição suave para o eleito em 2020.

Entretanto, de acordo com fontes, ele não deseja o cargo. Não precisa da mídia que traria contra, e se manteria como um dos nomes mais fortes da política carioca.

Cesar Maia (DEM)

Cesar Maia Os favoritos para prefeito do Rio em caso de eleição indireta em 2019

O desastre deixado por Crivella pode necessitar alguém com experiência e o nome do vereador e ex-prefeito Cesar Maia (DEM) aparece como um dos favoritos para a sucessão. Além disso, é respeitado por seus colegas na Câmara, tanto de direta e esquerda.

Favorável a ele também está que não deve querer disputar uma reeleição, o que pode deixar calmo corações querem seus nomes na cédula de 2020.

Eduardo Paes (DEM)

Eduardo Paes Os favoritos para prefeito do Rio em caso de eleição indireta em 2019

O saudoso ex dos cariocas, Eduardo Paes (DEM) também é um nome que toca no coração dos vereadores. Sua capacidade de relacionamento com os edis, quando tinha um verdadeiro trator para aprovar seus projetos, mostra que se quiser pode tentar a vitória na eleição indireta.

Mas pesa contra ele o fato de que, sendo eleito indiretamente, certamente tentaria a eleição em 2020. Os problemas relacionados a Lava Jato, e suas alianças com o MDB/Bangu, mais atrapalha que ajuda.

Paulo Messina (PROS)

Paulo Ressina Os favoritos para prefeito do Rio em caso de eleição indireta em 2019

Correndo por fora, tem o nome do Chefe da Casa Civil, e vereador, Paulo Messina (PROS). Mas nesse caso apenas se os vereadores quiserem mandar uma mensagem positiva para o grupo de Marcelo Crivella. Acontece que, na Câmara, esse grupo hoje é de apenas 7, não exatamente uma força política.

Contra ele também tem de ser relacionado como um dos culpados pela crise na Prefeitura.

Tarcísio ou Marcelo Freixo (PSol)

Marcelo Freixo e Professor Tarcisio Os favoritos para prefeito do Rio em caso de eleição indireta em 2019

O Professor Tarcísio ou Marcelo Freixo (PSol) podem lançar uma candidatura na eleição indireta, mesmo sabendo que suas chances são mínimas. Ou sabendo que não tem chances, não lançar para denunciar que é golpe e criar alguma chicana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os favoritos para prefeito do Rio em caso de eleição indireta em 2019
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui