Os históricos cinemas drive-in do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cine Lagoa Drive-In, o primeiro do Rio de Janeiro

Noticiamos no DIÁRIO DO RIO que a Cidade das Artes, na Barra, vai ganhar um cinema drive-in, daqueles que as pessoas vão em seus carros e assistem um filme em uma grande tela. O que parece novidade apropriada para os tempos de Coronavírus, onde o distanciamento social é extremamente recomendado, não passa de uma prática antiga, que já fez muito sucesso no Rio de Janeiro.

Na Avenida Borges de Medeiros, bairro da Lagoa, em 1966, foi inaugurado o primeiro cinema drive-in do Rio de Janeiro. O telão exibia duas sessões por dia durante a semana e, aos sábados e domingos, tinha uma sessão matinê iniciando às 18h30 chamada Sessão Coca-Cola – que era patrocinadora de boa parte desses espaços no Brasil.

Divre in lagoa 2 Os históricos cinemas drive-in do Rio de Janeiro
O telão ficava bem perto das águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, tornndo o visual muito mais agradável

“O terreno onde funcionava o Cine Lagoa Drive-In, logo após seu fechamento, cedeu espaço à Academia Estação do Corpo que, por sua vez, foi fechada em 2017 por conta de irregularidades no contrato com a Prefeitura do Rio de cessão do uso do terreno. Hoje, a área onde funcionava o Cine Lagoa Drive-In abriga a Superintendência Militar de Operações Aéreas e o Parque das Figueiras. Curiosamente, logo ao lado, funciona hoje um dos complexos de cinemas existentes na cidade“, informa David Nery, no site Nível Épico.

Este cinema, que encerrou suas atividades em 1993, era vizinho do Tivoli Park.

Advertisement

Falando em vizinhança, em um bairro relativamente próximo à Barra da Tijuca, onde será montado o mais novo cinema drive-in da cidade do Rio de Janeiro, também havia, no passado, uma grande tela exibindo filmes para pessoas assistirem dentro de seus carros. O Jacarepaguá Auto Cine tinha como grande diferencial o fato de ter duas telas, cada uma exibindo um filme diferente.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Este foi inaugurado em 1979 e ficava na Rua Cândido Benício, na Praça Seca, na área onde hoje funciona o Ciep Adelino de Palma Carlos  e a Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino. No ano 1984, uma das telas foi desativada para dar lugar ao Ciep Adelino de Palma, até que em dezembro de 1993, por conta da diminuição do interesse do público e do aumento da violência na cidade, o Jacarepaguá Auto Cine fechou suas portas.

“De todos os cinemas drive-in do Rio, o que mais resistiu ao tempo foi o Ilha Auto Cine. O empreendimento era dos mesmos donos do Jacarepaguá Auto Cine e iniciou suas atividades em 1975. Tinha um pátio que abrigava quatrocentos carros e, em diversos filmes, chegou a ter lotação com fila de carros na porta como foi o caso das sessões de Tubarão, de 1975, e Kramer versus Kramer, de 1979”, pontua David Nery.

Ilha Auto Cine 1 Os históricos cinemas drive-in do Rio de Janeiro
Cinema da Ilha do Governador

O Ilha Auto Cine funcionou até 2007, quando teve que encerrar suas atividades por não chegar a um acordo sobre o aluguel do terreno onde funcionava, que era da  Aeronáutica. Ele ficava no final da Praia de São Bento, no bairro do Galeão, na Ilha do Governador.

Ilha Auto Cine 2 Os históricos cinemas drive-in do Rio de Janeiro
Local onde ficavam os carros e a tela do Ilha Auto Cine

Será que a velha moda vem para ficar? Veremos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os históricos cinemas drive-in do Rio de Janeiro
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. O Ilha Auto Cine continua do mesmo jeito, apenas o mato cresceu, a cabine de projeção foi derrubada e a entrada principal fechada com parede. Até as pilastras de sustentação do telao estao lá, moro na Ilha estive lá ano passado pois era frequentador assiduo pra namorar no carro e bateu já no ano passado vontade de tentar reabri-lo. Com a pandemia em abril fiz uma enquete no Facebook e o resultado foi surpreedente. Tenho vontade de arrumar um socio, o que me assusta é o preço que a Aer pode cobrar de aluguel, m as como o espaço está lá como era meu animo é grande. Filmes e futuramente tb shows e lutas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui