Marcelo Itagiba – PMDB

Marcelo Itagiba Marcelo Itagiba entrou para a história do Rio de Janeiro como o primeiro delegado de Polícia Federal a ocupar o cargo de secretário de Estado de Segurança Pública, que na ditadura militar fora destinado a oficiais do Exército e, com abertura política, a coronéis da PM, advogados e delegados.

Carioca de Copacabana, casado, três filhos, Marcelo Itagiba tem 51 anos e dedicou a metade da sua vida ao combate à criminalidade, prioritariamente ao tráfico de drogas. Em seus 25 anos de carreira, Itagiba ocupou diversos cargos, como os de Diretor de Inteligência da PF e superintendente da Polícia Federal no Rio.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Itagiba fez pós-graduação em Ciências Políticas na Université René Descartes, em Paris. Ele chefiou, também, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF, em São Paulo, e a Seção de Repressão a Entorpecentes, no Rio. Itagiba comandou o trabalho da PF nos aeroportos de Cumbica, em SP, e do Galeão, no RJ.

Resposta às Perguntas do Diário do Rio de Janeiro

Qual canção tem a cara do Rio?
Cidade Maravilhosa

Por que você é pré-candidato a Prefeito do Rio?
Por que sou carioca, amo a minha cidade, quero e reúno condições de vê-la novamente no lugar primeiro entre as cidades brasileiras.

Na sua visão, qual foi o maior legado de D. João VI para o Rio?
Deu ao Rio a cara da capital do Império.

Qual deve ser a principal prioridade de um prefeito?
Tomar conta da cidade. A nossa está tristemente abandonada.

Qual a importância do servidor público municipal para a administração da cidade? E quais são as suas políticas para os servidores públicos municipais?
Como servidor público que sou, com 25 anos de carreira como delegado do Departamento de Polícia Federal, defendo e vou implantar um sistema de valorização do servidor público municipal, para que sejam bem preparados e bem remunerados, estando prontos e estimulados a prestar o melhor serviço ao cidadão.

Qual é a figura histórica internacional que o candidato mais admira? Por quê?
Winston Churchill, o grande estadista britânico, por sua inteligência, competência e força para enfrentar um dos mais difíceis momentos que a Humanidade já viveu.