Solange Amaral – DEM

Solange Amaral A trajetória de Solange Amaral na vida pública, sempre ligada ao trabalho social, começou na década de 70, quando participou da implantação das primeiras creches comunitárias em centenas de municípios brasileiros. É administradora e política séria, comprometida com a ética, com os interesses da população.

Formada em Psicologia pela PUC do Rio, é servidora pública. Chegou a Superintendente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) no Rio, foi Secretária Estadual de Trabalho e Ação Social e deputada estadual por dois mandatos (1995 a 2002) – uma prova do reconhecimento dos eleitores ao seu trabalho na Assembléia Legislativa do Rio. E na Câmara Federal, em Brasília, vai poder fazer muito mais pelo Estado do Rio de Janeiro.

Sua estréia na administração municipal foi como Subprefeita do Rio, na primeira gestão do Prefeito Cesar Maia. Recentemente, como Secretária de Habitação, coordenou o Favela-Bairro, o maior programa social do mundo, segundo o BID, e considerado pela ONU um exemplo a ser seguido por outros países.

Resposta às Perguntas do Diário do Rio de Janeiro

Qual canção tem a cara do Rio?
Eu que frequento aeroportos toda semana: MINHA ALMA CANTA, VEJO o RIO de JANEIRO !

Solange Amaral Por que você é pré-candidato a Prefeito do Rio?
Ser Prefeita da mais linda cidade do mundo, junto com o nosso povo cuidar da cidade que é o coração do Brasil, o nosso Rio de Janeiro. Que orgulho !!

Quero ser Prefeita do Rio porque já contribui como Subprefeita, como Secretária de Habitação cuidando das pessoas. Porque tenho a honra de ter sido escolhida pelos cariocas deputada estadual por dois mandatos e agora deputada federal.

Porque tenho certeza que podemos juntos, resolver os desafios de melhorar os transportes, a saúde, construir mais casas própria, melhorar a educação, construir mais creches para nossas crianças, valorizar as mulheres, as donas de casa, as trabalhadoras Cuidar dos nossos 6 milhões de cariocas que vivem aqui.

Quero ser Prefeita porque integro uma equipe que respeita e valoriza o servidor publico, principal parceiro da prefeitura na prestação de serviços.

Na sua visão, qual(is) o(s) maior(es) legado(s) de D. João VI para o Rio?
DOM JOÃO VI é nosso primeiro carioca ilustre! Transformou a nossa cidade.

Com a vinda da CORTE PORTUGUESA, o Rio se transforma na única cidade IMPERIAL das AMÉRICAS, sede de um reino.

Os investimentos e os serviços começam … Jardim Botânico, Banco do Brasil, Casa da Moeda, a vinda de pintores, historiadores, éscritores … o RIO passa a fazer parte do mundo. Passa a receber visitas e delegações das mais importantes do século 19.

Nosso Rio deve muito à estada por aqui durante quase 100 anos da Corte Real Portuguesa.

solange-amaral Qual deve ser a principal prioridade de um prefeito?
A PRIORIDADE É CUIDAR DAS PESSOAS.

Conhecer a cidade que quer governar, como um conjunto de diversidades que formam o NOSSO RIO com suas regiões distintas, suas crenças, suas necessidades.

Tem de ser prefeita de TODAS e de TODOS os cariocas, cuidar das nossas familias, das nossas crianças.

Qual a importância do servidor público municipal para a administração da cidade? E quais são as suas políticas para os servidores públicos municipais?
Servidor publico é o nosso parceiro principal. Capacitar, pagar bem o nosso servidor é CUIDAR DO FUTURO do RIO. Gastar com nossos servidores é INVESTIMENTO e não despesa.

A cidade do RIO é o único governo que não desconta qualquer contribuição do aposentado ou da pensionista.

O PREVI-RIO fundo de Previdência – que pertence aos servidores – tem que continuar tendo a SAUDE FINANCEIRA de ter UM BILHÃO DE REAIS em investimentos, liquidez garantida.

Vamos avançar mais na garantia assistencial ao servidor que ganha té 5 salários mínimos e o compromisso de garantir MAIS ASSISTÊNCIA para suas famílias.

Meu compromisso é garantir o muito que já conseguimos e AVANÇAR !!

Ingrid Betancourt é a figura internacional mais admirada por Solange Amaral Qual é a figura internacional que o pré-candidato mais admira? Por quê?

A INGRID BETANCOURT – politica, mulher, sequestrada pelos terroristas da FARC, merece minha imensa admiração.

Fico com essa mulher latinoamericana que luta, pelo “direito à vida”. INGRID é um simbolo na luta pela democracia e pelos direitos das mulheres de todo mundo!

Para qual lugar do Rio que você gosta de ir nas suas horas de lazer? O que você mais gosta nesse lugar?
Adoro caminhar, andar muito pela cidade, pelo nosso CENTRO … esse é meu lazer predileto … adoro ir ao TEATRO andar pela LAPA, LAVRADIO, meu lazer predileto, é caminhar.
Por que você entrou na política?
Por volta dos 12 anos na minha casa já havia intenso envolvimento com a politica. Minha mãe militava em organizações na clandestinidade, logo após o golpe de 1964.Filiei-me ao então MDB no ano de 1971, depois meu envolvimento na politica foi seguindo.

Servidora publica da Previdencia, dirigente sindical, presidente de Associação de Servidores etc. Meu interesse pela questão social sempre esteve presente todo esse tempo. Implantei CRECHES COMUNITARIAS, sou formada em PSICOLOGIA e fui Secretária Estadual de Habitação e Trabalho.

Minha experiência executiva mais atual foi coordenar o programa Favela Bairro como Secretaria de Habitação escolhida pelo Prefeito Cesar Maia. Mais ainda cresceu meu interesse pelo SOCIAL e pela política como forma de realizar a justiça social. Construir casa própria, urbanizar comunidades, etc … realizar tanta coisa, me deu MUITA felicidade e quero prosseguir, agora como pré-candidata a prefeita da minha cidade.

Qual deve ser a principal prioridade ambiental de um prefeito do Rio de Janeiro?

O meio-ambiente é um ativo da cidade do Rio de Janeiro. Qual cidade no mundo tem um meio ambiente tão exuberante como o nosso? Temos que cuidá-lo e promovê-lo.

O Rio será cidade carbono zero!! E já caminha pra isso. O Mutirão Reflorestamento, já plantou 5 milhões de mudas nas encostas da nossa cidade, com mão de obra das próprias comunidades. Imagine DUAS vezes a extensão do Brasil – do Oiapoque ao Chuí – essa é a extensão do reflorestamento na nossa cidade. Reflorestamento que ajuda a construir limites de expansão de muitas comunidades.

Na Prefeitura do Rio, vamos:

  • ampliar o uso de materiais ambientalmente corretos na conservação da cidade:
  • asfalto-borracha nos recapeamentos (cada metro quadrado retira DOIS PNEUS velhos da natureza);
  • grelhas e tampões feitos com plásticos de polipropilemo;
  • grades em madeira plástica reciclada (e não de ferro);
  • placas de sinalização feitas de plástico reciclado;
  • usar leads – lâmpadas econômicas – nos sinais da cidade;
  • obrigatoriedade nas licitações de madeiras certificadas;
  • empresas ambientalmente corretas terão prioridade nos fornecimentos à Prefeitura.
  • adaptação da frota municipal a combustíveis não poluentes.
  • incentivo ao uso intensivo da bicicleta.
  • adaptar pouco a pouco todos os prédios municipais para prédios ecologicamente corretos.
    Qual foi o momento mais marcante do Rio de Janeiro nos últimos 10 anos?

Foi o PAN 2007!

A emoção de torcer pelo Brasil, a cidade do RIO sediando os melhores jogos  PANAMERICANOS da história. Estar nas instalações esportivas mais modernas do mundo, vendo tanta gente elogiar a nossa cidade.

logo-rio-cidade-aspitante-20162-thumb1Consultei minha memória e não tenho dúvida … foram os JOGOS PANAMERICANOS de 2007 … aqui no RIO! Agora serão as  olimpíadas de 2016!! O RIO já sai na frente!

 

Como o Rio de Janeiro tem de se preparar para ser a cidade escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016?

O Rio já tem 56% dos equipamentos exigidos pelo COI.

Precisaremos acelerar os investimentos em transporte publico, meio ambiente e infra-estrutura.

Mas o RIO tem experiência em organizar eventos internacionais, isso é o mais importante!!

O Comitê Olímpico Brasileiro criou uma Gerência de Garantias e quero estar junto do COB para fazermos o melhor e o Rio vencer também na 2a. fase !

E lembrar serão Jogos Para-olímpicos também, voltado para as pessoas com necessidades especiais e com deficiência !

VIVA O RIO !!

 

Qual deve ser o principal parceiro da Prefeitura do Rio?

O POVO CARIOCA !!!

O Rio é um CONJUNTO de BAIRROS … não só das áreas nobres da cidade . São mais de 160 bairros, com suas necessidades, suas características etc …

Um grande parceiro da Prefeitura é o SERVIDOR MUNICIPAL … nossos professores e professoras, nossas enfermeiras, nossos médicos, nossos guardas municipais, administradores, engenheiros, arquitetos … OS SERVIDORES MUNICIPAIS são nossos principais parceiros.

Para Solange Amaral o projeto "Cimento Social" começou errado e terminou de forma trágica,
O que aconteceu de errado na Providência e no Projeto Cimento Social?

Esse projeto começou errado e terminou de forma trágica, infelizmente. Essa  “marca” foi criada na eleição de 2004 e questiono o fato de o Exército Brasileiro vir a legitimá-lo três anos depois. Só podia dar em tragédia. O Favela Bairro trabalhou na comunidade da Providência a partir de 2005.

Fizemos urbanização, creche, lan house/cybercafé, museu a céu aberto, acessibilidade (através de ruas e escadarias) – intervenções encaradas como DIREITO das PESSOAS, parte de um programa municipal sério, sem favor eleitoral.

É lamentável e deplorável a atitude eleitoreira do Bispo/Senador Crivella, apoiado pelo Presidente Lula , envolvendo o Exército numa ação errada e eleitoreira. O Exército brasileiro merece respeito.