Os pré-candidatos a Prefeito de Duque de Caxias para as eleições 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As eleições municipais no Brasil em 2020 ocorrerão em 2 de outubro, com segundo turno ocorrendo em 30 de outubro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Além de acompanhar de perto as movimentações para as eleições na capital fluminense, o DIÁRIO DO RIO também apresentará ao leitor as informações sobre o “esquenta das urnas” nas cidades da Baixada Fluminense.

Começamos por Duque de Caxias. Com 914 mil habitantes, é o município mais populoso da Baixada Fluminense e o terceiro, do estado, ficando atrás apenas da capital fluminense e da cidade de São Gonçalo.

A cidade emancipou-se da vizinha Nova Iguaçu em 1943. O nome escolhido para o município foi uma homenagem a um de seus mais ilustres cidadãos, o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, comandante das forças brasileiras durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) e considerado patrono do Exército.

Advertisement

Sua economia, que totaliza um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 25,7 bilhões, tem como foco os setores de indústria e serviços. Um importante componente da economia caxiense é o Polo Gás-Químico, que tem entre as principais empresas a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras.

Apesar disso, Duque de Caxias tem um dos piores índices de pobreza do estado, com 53% da população vivendo nessa situação. O sistema de coleta e tratamento de esgoto do município também é considerado um dos dez piores entre as maiores cidades do Brasil.

Até o momento seis candidatos se apresentam para disputar o cargo de prefeito da segunda principal economia fluminense e 17ª do país. Desde das eleições de 2000, os eleitores de Duque de Caxias não reelegem o gestor municipal para um segundo mandato consecutivo.

Além dos nomes abaixo, podem surgir como pré-candidatos, os ex-deputados estaduais Marco Figueiredo (PV) e Geraldo Moreira (PODE) e uma candidatura do PSOL com a ex-candidata a vice-governadora nas eleições de 2018, professora Ivanete Silva ou a ex-candidata a prefeita nas eleições de 2008, Leninha.

Por ordem alfabética, o quadro abaixo, relaciona os principais nomes que até a presente data, manifestaram suas pré-candidaturas.

ALUIZIO JÚNIOR (PT)

ALUIZIO FB IMG 1566812303892 Os pré-candidatos a Prefeito de Duque de Caxias para as eleições 2020

Após quinze anos sem disputar as eleições majoritárias, o PT lançou a pré-candidatura do Presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Casa da Moeda, Aluízio Júnior, para representar a legenda nas eleições de 2020. Aluízio, é formado em Administração, foi vice-presidente estadual do PT e é o primeiro suplente de vereador do partido. A intenção do PT é apresentar os benefícios e legado que Lula e Dilma trouxeram para Duque de Caxias e resultados positivos das gestões do PT nas cidades de Mesquita, Nova Iguaçu e Paracambi.

DICA (PL)

DICA 20190826 090552 Os pré-candidatos a Prefeito de Duque de Caxias para as eleições 2020

O advogado e ex-deputado estadual Dica foi o segundo colocado das eleições de 2016. Teve mais de 46% dos votos em uma disputa acirrada contra o atual prefeito Washington Reis (MDB). Dica exerceu um mandato de vereador e cinco de deputado estadual. Nas últimas eleições, foi candidato a deputado federal e ficou na segunda suplência. Dica conta com a contribuição do governador Wilson Witzel (PSC). Na festa da vitória contra Eduardo Paes (MDB), nas eleições 2018, o então ex-juiz, celebrou em vídeo divulgado nas redes sociais, agradecendo o apoio de Dica e lhe chamando de “nosso futuro prefeito em Caxias”. Se nada mudou…

MARCELO DO SEU DINO (PSL)

MarcelodoseuDino FotoOficial Os pré-candidatos a Prefeito de Duque de Caxias para as eleições 2020

O deputado estadual Marcelo do Seu Dino deverá ser o candidato do clã Bolsonaro. Aliás, o Presidente Jair Bolsonaro, comentou segundo o jornal o Globo, que vencer o pleito em Duque de Caxias é uma questão de honra. Marcelo é policial militar, exerceu dois mandatos de vereador, foi candidato a vice-prefeito nas eleições de 2016, na chapa do deputado federal Áureo (SDD) e emplacou sua esposa, Deisi do Seu Dino para o mandato na Câmara Municipal.

MAZINHO (PDT)

MAZINHO FB IMG 1566811132861 Os pré-candidatos a Prefeito de Duque de Caxias para as eleições 2020

O ex-presidente da Câmara Municipal de Duque de Caxias, anunciou sua intenção disputar as eleições pelo PDT. Mazinho foi vereador, secretário municipal em Duque de Caxias e Magé, preside a instituição Apaixonados por Quatro Patas. Nas últimas eleições disputou o cargo de deputado estadual, ficando na quarta suplência.

WASHINGTON REIS (MDB)

WASHINGTON REIS20190826 090638 Os pré-candidatos a Prefeito de Duque de Caxias para as eleições 2020

Em busca de por fim a não reeleição dos prefeitos, o atual, Washington Reis disputará a reeleição apostando na atuação da gestão municipal na área da saúde, seu cartão de visita para conquistar o terceiro mandato a frente do Poder Executivo. Washington foi vereador, vice-prefeito, deputado estadual e deputado federal. Seu primeiro mandato foi entre 2005 à 2008. Quando disputou a reeleição, foi derrotado no primeiro turno para Zito. Nas últimas eleições, elegeu os dois irmãos Rosenverg e Gutemberg Reis para os cargos de deputado estadual e federal, respectivamente e ainda conta com o apoio do deputado federal Áureo (SDD).

ZITO (PP)

ZITO 20190826 090607 Os pré-candidatos a Prefeito de Duque de Caxias para as eleições 2020

Três vezes Prefeito de Duque de Caxias (1996 à 2004 e 2009 à 2012), o ex-deputado estadual José Camilo Zito não esconde seu interesse em buscar um quarto mandato. Zito para muitos é um divisor de águas na história do município, foi eleito o “Melhor Prefeito do Brasil”, elegeu seu irmão Prefeito de Belford Roxo e sua ex-esposa Prefeita de Magé. Zito tem sido visto constantemente nas feiras livres e todas as terças apresenta um programa ao vivo nas suas redes sociais com duras críticas ao seu ex-vice-prefeito Washington Reis (MDB).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os pré-candidatos a Prefeito de Duque de Caxias para as eleições 2020
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

47 COMENTÁRIOS

  1. ZITO JA PROVOU QUE TEM CONDICOES DE FAZER, JA FOI ELEITO O MELHOR PREFEITO DO BRASIL…SABEM O QUE E ISSO …? POR ISSO DEVEMOS DAR MAIS UMA CHANCE PRA COLOCAR O TREM NOS TRILHOS, ESTA TUDO MUITO ESTRAGADO , INCLUSIVE NEM TRILHOS MAIS TÊM…NOVAS DIRETRIZES DEVEM SER GERIDAS…COM A PARTICIPAÇÃO POPULAR E COLOCAR A CIDAFE DE CAXIAS NO MAPA DO BRASIL, NAO GOSTO DE POLITICA, PORQUE POUCOS RESPEITAM O ATO CIVICO DO VOTO , MESMO PQ NAO SAO ESCLARECIDOS DAS GRANDES VERDADES E PELO PAIS SER CHEIO DE MARACUTAIAS , A TAL POLITICAGEM…SE FOSSEMOS UM PAIS COM EDUCACAO DE BASE BOA, SABERIAMOS FAZER ESCOLHAS MELHORES, EXIGERIAMOS O QUE E CERTO , PARTICIPARIAMOS DA CAMARA QUE NADA MAIS É QUE NODSA CASA….. TEMOS QUE TOMAR O RUMO DE NOSSA HISTÓRIA É TENTAR ORIENTAR NOSSAS CRIANCAS A MORAL E A CÍVICA…É ISSO QUE ESTA FALTANDO…

  2. Pessoal de Caxias vamos eleger o menos pior e não reeleger o atual Prefeito Washington Reis. A Opção atual e a filha do Zito. Já que o candidato do Marcelo Dino não está bem no Pilar.
    Vamos tirar a oligarquia Reis do Município de Caxias.

  3. VOU DE RENOVAÇÃO PT NUNCA TIVEMOS PREFEITO EM DUQUE DE CAXIAS-RJ. PREFEITO QUE VEM PARA GERAR FRENTE DE TRABALHO. O QUE MAIS PRECISAMOS NO MOMENTO. MUDA CAXIAS-RJ

  4. A grande maioria já exerce mandato eletivo. Infelizmente a maioria é formada de gente com suspeita de envolvimento com milícia, grupo de extermínio, crime ambiental, corrupção ativa e passiva e são analfabetos funcionais. A maioria deles sequer tem projeto de valorização da educação, projeto para medicina familiar ou saneamento básico. Um deserto de ideias e republicanismo.
    Essa cidade vai permanecer com serviços públicos ruins, falta de infraestrutura urbana e desigualdade social elevada. Para piorar ainda há os currais eleitorais com compra de votos e rebanho religioso manipulado. Além de um monte de comentário feito aqui por assessor de vereador, prefeito e deputado isso aqui é a mesma coisa sempre. Que tristeza!

  5. Não é possível que só tenhamos esses mesmos candidatos em todas as eleições.
    Duque de Caxias precisa entender que é a política que governa nossas vidas, se não se politizar para melhorar esse quadro de políticos, continuará sendo somente uma vaca com 1001 tetas para esses ladrões mamarem!?

  6. Não é possível que só tenhamos esses mesmos candidatos em todas as eleições.
    Duque de Caxias precisa entender que é a política que governa nossas vidas, se não se politizar para melhorar esse quadro de políticos, continuará sendo somente uma vaca com 1001 tetas para esses ladrões mamarem!?

  7. Vocês terão uma opção que tem tudo a ver com a história de Caxias, Fábio Tenório, pessoa da melhor qualidade e vem com grandes projetos. Ele só precisa de uma chance pra mostrar seu potencial como gestor desse importante município. Caxias, muda com Fábio Tenório!!!

  8. Meu Deus SURREAL todo ANO os MESMOS esse ANO vou estudar um por um pra cobrar DEPOIS só me recuso de estudar os candidatos do PT E PDT .

  9. Venho aqui retirar o meu comentário que fiz sobre minha opção pra prefeito de Caxias e Marcelo do seu Dino como Deputado estadual não está fazendo nada por Caxias não votaria nele

  10. Não tenho dúvidas que o Deputado Estadual Marcelo do Seu Dino será o próximo Prefeito de Duque de Caxias ?? e vai prosperar tanto a cidade quanto a população desta importante cidade no Brasil.

  11. Eu apoio uma nova política..WR ,. Zito e Dica deixaram rastro ruim ,e fizeram uma péssima administração; sabemos que quando mudamos para o novo é mais fácil políciar.. e o novo tentará pisar em solo, que não está minado nós dia de hoje…abra o olho povo..

  12. Meus queridos temos que votar de acordo com o trabalho feito pelo candidato não porque gosta ou porque trabalha para ele ou coisa desse tipo temos que atentar para as propostas novas cada um vai puxar a sardinha para o lado do seu candidato mais não fexeimos os olhos.

  13. Eu fico impressionado!
    Toda eleição em Duque de Caxias é mesma coisa. São sempre os mesmos candidatos, as mesmas promessas e todos não sabemos que nada vai mudar. Precisamos de gente nova e que esteja disposta a fazer o melhor para a nossa cidade, chega da velha política de “toma-lá dá cá”.

  14. É muita falta de opção para a cidade de Duque de Caxias .. no ruim, é melhor disputar o segundo turno entre WR x Dica , os outros é só lixo e pilantragem !
    Não confiem no Marcelo do Seu Dino, o pessoal do Pilar está revoltado com ele!

  15. Nenhum candidato novo, sempre a mesma coisa, candidatos que mamam na reta do município mantendo Caxias como está, “um lixo”… Com a arrecadação de Caxias e uma boa administração Caxias deveria ser uma cidade bem melhor.

  16. Zito não pago as gari até hoje não recebemos da locanty e import firma que Zito sempre coloca em seu governo Washington Reis contrato a delta que nos pago direitinho e hoje ele está com a greenlif que e ótima

  17. Gennnte votem no meu candidato mais lindo do Brasil Washington Reis o meu contrato tem que ser renovado ano que vem se entrar outro prefeito eu vou rodar amo trabalhar em duque de caxias ai ui adoro Washington, moram de inveja bofes

  18. Washington Reis e um lixo como prefeito de todos ele e o pior canalha se enriqueceu em cima do povo ele e a família os irmão todos mamam no governo dele o irmão Júnior reis manda em Xerém envadem terras dos outros tem que sumi de caxias acorda população

  19. lamentável esses candidatos sempre os mesmos muito triste isso acredito que nosso município continuará do mesmo jeito sem governo decentes

  20. Não existem candidatos confiáveis a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. Principalmente casos existam candidatos envolvidos em Corrupções. Não deveriam ter direitos a VOTOS.

  21. Como se sempre velhas caras, velhas práticas políticas. Já ouve afirmações que alternância no poder, gera transformações positivas. Em nossa cidade, parece que essa máxima não condiz com o fato citado. Pelo visto, o único nome novo é o candidato do PT, de resto, são restos. Vamos aguardar para vermos se aparece alguém com um projeto Político de Cidade, algo que vá além do tempo de mandato. As demandas das Políticas Públicas são substanciais. Existem em nossa cidade, vários agrupamentos populares que participam de forma robusta de projetos sociais que visam a dinamização, e promovem propostas relevantes. Acredito que o candidato que agregar em sua proposta de governo as plataformas de tais parcelas da sociedade duquecaxiense, poderá levar uma certa vantagem na disputa com os outros candidatos. Nesse caso, estou a me pautar em Referendos e Plesbicitos.

  22. O Psol Caxias ainda não definou quem será a candidata que poderá ser Rose Cipriano candidata a deputada estadual com 17.400 votos e a quarta suplente ou Ivanete.

  23. Boa noite!
    A matéria acima veiculada merece uma correção. José Camilo ZITO dos Santos Filho, e único prefeito reeleito em Duque de Caxias-RJ, elegeu-se em 1996,reelegeu-se em 2000.
    Em respeito ao leitor do jornal Diário do Rio.com. Espero que a correção seja feita.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui