Os pré-candidatos a prefeito de Guapimirim para as eleições de 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em novembro de 1990, Guapimirim, então terceiro distrito de Magé, foi emancipada. A primeira administração foi instalada em 1993, a partir das eleições ocorridas no ano anterior, onde sagrou-se vencedor o lendário prefeito Nelson do Posto.

Guapimirim se localiza na Serra Verde Imperial, a cerca de 60 km da capital carioca, tem grande potencial turístico, cultural e econômico. Com mais de 70% de área verde, possui cachoeiras, é o local perfeito para quem gosta de trilhas e esportes radicais e abriga o Museu Von Martius, construído na antiga casa-sede da fazenda da Barreira, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Meio ambiente é uma das grandes pautas para as eleições de 2020. 84% da área de Guapimirim é coberta por vegetação e deve ser preservada. A beleza natural do município é o principal atrativo do local.

A cidade tem aproximadamente 57 mil habitantes, mas nos fins de semana recebe muita gente de cidades vizinhas. Tudo por causa das áreas verdes com trilhas e cachoeiras. Durante o verão, o movimento chega a 21 mil turistas e, em função disso, é fundamental fiscalizar e cuidar da área verde.

Advertisement

Até o momento, quatro políticos se apresentam como pré-candidatos a Prefeito para as eleições de 2020. Por ordem alfabética, o quadro abaixo, relaciona os principais nomes que até a presente data, manifestaram suas pré-candidaturas.

ISMERALDA GARCIA (MDB)

Ismeralda0190902 154746 Os pré-candidatos a prefeito de Guapimirim para as eleições de 2020

A ex-subsecretária de governo, Ismeralda Garcia, tentará o sonhado mandato de Prefeita, pelo MDB. Fiel escudeira da família Picciani, em 2012, foi presa junto com ex-prefeito Júnior do Posto em uma operação da DRACO, quando disputava sua sucessão. Em 2016, conseguiu recuperar sua imagem e chegou em terceiro lugar nas eleições. Para 2020, aposta no apoio do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB).

MARINA ROCHA (PMB)

Marina FotoOficial RafaelWall Os pré-candidatos a prefeito de Guapimirim para as eleições de 2020

Filha do vereador César do Modelo, a deputada estadual Marina Rocha (PMB), foi a segunda colocada nas eleições de 2016. Antes disso, já tinha exercido a função de Secretária Municipal de Esporte, Lazer e Turismo na gestão do ex-prefeito Marco Aurélio e foi a vereadora mais votada de Guapimirim, nas eleições de 2012.

Em 2018, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, se elegendo deputada estadual com 12.294 votos. Para as eleições de 2020, é a grande adversária do atual prefeito Zelito (PDT) e tem sido sondada para ingressar no PSC do governador Wilson Witzel.

MÁRIO MACACO (PT)

Mario MACACO 20190902 154725 Os pré-candidatos a prefeito de Guapimirim para as eleições de 2020

O PT aprovou por unanimidade a candidatura do funcionário aposentado dos Correios, sindicalista e militante do movimento negro Mário Macaco.

Mário é conhecido no município por participar do movimento COMTREM, que luta pela melhoria, recuperação dos ramais ferroviários Vila Inhomirim e Guapimirim com a implantação do VLT, recuperação das estações históricas e do turismo ecológico.

ZELITO TRINGUELÊ (PDT)

Zelito20190902 111959 Os pré-candidatos a prefeito de Guapimirim para as eleições de 2020

O atual Prefeito Jocelito Pereira de Oliveira, mais conhecido como Zelito Tringuelê, buscará a reeleição apresentado suas obras, os mutirões e ações realizadas nos bairros do município. Zelito foi eleito prefeito de Guapimirim nas eleições municipais de 2016, com 11.968 votos, 38,70% dos votos válidos. Tringuelê é filiado ao PDT empresário e tem apoio de quase toda Câmara Municipal.

Ingressou na política em 2008, já foi candidato a vereador, a deputado estadual e também a prefeito, com passagem pelo PMDB e PSB.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os pré-candidatos a prefeito de Guapimirim para as eleições de 2020
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui