Os pré-candidatos a prefeito de Japeri para as eleições de 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Os pré-candidatos a prefeito de Japeri para as eleições de 2020

A história de transformação do município de Japeri começa com a inauguração da Estrada de Ferro D. Pedro II em 1858 que chegou em Queimados no mesmo ano e em 1861, alcançou Belém, que modificou seu nome para Japeri em 1940. Em 1872 a região ganha sua primeira escola primária. A Estação Belém é a mais bela estação ferroviária da Baixada Fluminense. Atualmente passa por obras de restauração com supervisão do INEPAC. Muitos dizem erroneamente que ali é o final da ferrovia, mas para nós da Baixada é onde começa!

Imagine quem é lá da Japeri, Imagine quem vem lá é de Japeri”. Esse é um dos refrões do samba enredo “33 Destino D. Pedro II” do Carnaval de 1984, da GRES Em Cima da Hora. Japeri ainda era 6° distrito de Nova Iguaçu e só emancipou-se sete anos depois. Esses versos ainda permanecem muito atuais no dia a dia do trabalhador japeriense. Quem vem de Japeri, infelizmente não consegue chegar bem e com boas notícias.

O prefeito eleito para o terceiro mandato, Carlos Moraes; o presidente da Câmara Municipal, Wesley George de Oliveira, o Miga; e o vereador Cláudio José da Silva, o Cacau – esse segue preso – foram presos em julho de 2018. Os três foram denunciados pelo Ministério Público Estadual por crime de associação ao tráfico de drogas. Desde então, o vice-prefeito César Melo (PSB) comanda interinamente a gestão do município.

Carlos Moraes venceu as eleições de 2018 com 44,17% dos votos. Antes havia sido o primeiro prefeito eleito em 1991, e em 2001. No último dia (08/10) foi solto por determinação do STJ, mas proibido de ter contato com testemunhas, passaporte recolhido, não pode voltar ao cargo de Prefeito e nem frequentar a sede do Legislativo e Executivo. O mesmo serve para Miga.

Advertisement

A cidade possui o pior IDH da região metropolitana, um dos piores índices de homicídios dolosos – 58 a cada 100 mil habitantes – e a três meses do final do ano letivo, 17 mil alunos não receberam uniforme escolar. Essa mesma cidade em junho, completou 28 anos de emancipação, com três dias de festa e um cachê de R$ 250 mil reais para show da cantora Ludmilla.

O município tão pobre ainda enfrenta uma invasão de facções criminosas devido a construção do Arco Metropolitano. Pouco policiamento na via e o grande número de caminhões cargas que passam, despertou o interesse de roubos.

Japeri tem o único campo de golfe público do estado e o Pico da Coragem, com 380 metros de altura, para os amantes de saltos de paraquedas e voos asa delta.

É esse município que estará em disputa eleitoral nas eleições de 2020. Por ordem alfabética, o quadro abaixo, relaciona os principais nomes que até a presente data, manifestaram suas pré-candidaturas. Outros nomes como o ex-prefeito Pastor Bruno e o ex-vereador Jonas Cruz (MDB) são especulados, mas ainda não há confirmação de suas pré-candidaturas.

CÉZAR MELO (PSB)

Cezar20191021 165315 Os pré-candidatos a prefeito de Japeri para as eleições de 2020
Cézar Melo

Cezar Melo é comerciante e começou na vida pública exercendo o cargo de vereador. No legislativo, foi presidente da Câmara Municipal de Japeri e quando foi indicado vice-prefeito na chapa de Carlos Moraes, aprovou um aumento de 87% salarial do cargo que viria a ocupar ao vencer as eleições de 2016. A partir de julho de 2018, assumiu interinamente a Prefeitura Municipal e articula sua reeleição à frente do Poder Executivo.

FERNANDA ONTIVEROS (PDT)

Fernanda20191021 165300 Os pré-candidatos a prefeito de Japeri para as eleições de 2020
Fernanda Ontiveros

Formada em Medicina em 2004 pela Universidade Iguaçu, Fernanda Ontiveros é filha do ex-vice-prefeito, médico e dono de Casa de Saúde e Maternidade, Dr. Carlos Ontiveros. Atualmente trabalha nas cidade de Duque de Caxias, Miguel Pereira e Rio de Janeiro.

HÉLDER PEDRO (PSL)

Helder20191021 165231 Os pré-candidatos a prefeito de Japeri para as eleições de 2020
Hélder Pedro

Hélder Pedro é Policial Militar e está em seu segundo mandato de vereador. Foi oposição ao governo do ex-prefeito Timor e atualmente é o único entre os 11 vereadores que faz oposição ao Prefeito Cézar Melo (PSB). Seu mandato é marcado por denúncias ao MPRJ, TCE e na própria Câmara, de irregularidades na área da saúde, educação e aplicação do dinheiro público no município. Contará com o apoio do Presidente da ALERJ, André Ceciliano (PT) que tem buscado junto a outros partidos, ampliar os apoio de Hélder para as eleições de 2020.

TIMOR (PSDB)

Timor20191021 165242 Os pré-candidatos a prefeito de Japeri para as eleições de 2020
Timor

O ex-vereador e ex-prefeito Timor (2009-2016), retornou ao PSDB, por onde pretende disputar o terceiro mandato de Prefeito de Japeri. Contra sua candidatura pesa quatro condenações da Câmara Municipal de Japeri.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os pré-candidatos a prefeito de Japeri para as eleições de 2020
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

28 COMENTÁRIOS

  1. Os que não tem um passado sujo e podem andar com as cabeças erguidas somente o Hélder e a Drª Ontiveros. O Hélder pesa contra ele o apoio do PT pelo André Cecília o e a drª Ontiveros o fato de pertencer ao PDT, no mais sem manchas. Os demais candidatos é só olhar o histórico deles

  2. Um município em que as pessoas morrem de fome, morrem por falta de atendimento hospitalar, e ainda assim, existe uma rede de corrupção? Isso é de enojar. Cadê o Ministério Público nesse lugar???
    POVO VAMOS REAGIR !!!

  3. Quem mostrar que tem condições de criar 15.000 empregos diretos e limpar Japeri desses sangue sugas, mudar a visão de cidade dormitório para uma cidade industrial e agrícola merece seu voto. Principalmente se essa pessoa aceitar que Deus fez o homem e a mulher. Família acima de tudo.

  4. Meu voto e da minha familia é do Timor, o unico que jamais abandonou nossa cidade, vamos levar em consideração quem realmente sabe oq fazer para melhorar nossa cidade, voto nele pois é o mais preparado!

  5. CHEGA DESTA CAMBADA DE SANGUE SUGAS NA PREFEITURA.
    VAMOS DAR UMA CHANCE A QUEM VEM LUTANDO CONTRA AS
    MAZELAS DESTES POLITIQUEIROS DE JAPERI. TIMOR,
    BRUNO, CARLOS E CESAR MELO NUNCA MAIS. NAÕ CREIO QUE DOUTORA FERNANDA
    SEJA FORTE O SUFICIENTE P\ ENFRENTAR OS DESMANDOS DO MUNICÍPIO.
    CREIO QUE O MAIS INDICADO SEJA REALMENTE O VEREADOR HELDER.

    • Meu voto é nulo ou justificação. Não quero ter infarto por bota errado no comando da minha cidade .Nossa cidade precisa de bom administrador da nossas economias. Á nossa cidade precisa de saúde porque sem saúde,não á trabalho educação lazer .Como se vive sem saúde.
      O povo tem que aprender ter cérebro sábio eu sou velho mas não sou bobo .Eu nunca votei pra candidato nenhum .
      Gente não dependa de candidato pra nada porque eles usam do teu direito de cidadão pra se eleger .Que Deus proteja á nossa cidade e país,pricipalmente os jovens que terão um futuro bem difícil por culpa da justiça primeiramente porque se ela fosse forte e correta político não iria querer prejudicar seu país cidade espero que apareça um político que mesmo que o mate por ser correto possa deixar uma imagem linda pra essa mocidade. Uma Boa justiça é á perfeição de democracia pra qualquer país. Boa noite. Alegria e Paz

  6. Confesso que fica difícil escolher o pior dentre esses aí!
    Dentre eles Cezar Melo e Timor tinham que sentir vergonha de tentarem ganhar mais alguma coisa aqui!
    Espero que o povo Japeriense tenha consciência na hora de votar.
    Entretanto, por mais que não esteja nada empolgado com os nomes até agora, acredito que devemos dar a oportunidade aos que ainda não tiveram chance na prefeitura.
    Sendo assim acredito que meu voto ficaria ( se não aparecer mais nenhum candidato) entre Helder ou Sem Fernanda.
    Do fundo do meu coração eu queria acreditar que a Dr Fernanda possa ter pulso firme pra encarar toda corja que está por vir, já que um bom prefeito não se faz apenas com boas intenções.
    Acredito que o Hélder seria o mais disposto a bater de frente com a corja.
    Só de mostrar se, oposto a o atual governo já mostra um pouco de senso, se falar que vai vir forte com o apoio do André na Alerj.
    Então é isso aí, acho que eu iria de Helder

  7. Concordo com todos vocês, menos com você … DIONI
    Acho que a volta do moraes foi um erro absurdo para nos.
    Tem candidatos que virá e não fará nada pois está ecrito na cara deles.
    Acretido naqueles que vem se preocupando com a cituaçao da cidade a tempos atrás, e não esses que só aparece em épocas de eleições. Povo vamos acordar não troque seu foto por 50 reais
    Olha nossas crianças… Olha nossa saúde… Olha nossa educação… Nosso lazer… Nossa segurança.

  8. Só tem candidatos merdas ridículos,e sem caráter.Pra mim nenhum deles tem meu voto, nenhum tem qualificações para o melhor de nossa cidade,diga se de passagem Fernanda ontiveros talvez eu até às eleições possa colocar minha opção por ela,fora isso eu não tenho nenhum candidato e vou orientar meus familiares a não votar em ninguém

  9. Boa noite a todos .venho por meio informo que temos que ser confiante com respeito au nosso voto que e muito importante para decidir quem vai nois representa .conto no executivo com no lergilativo.vamos escolher pessoas .de caráter e de Boa hindu. Vamos por pessoas que tem projetos.assim como Fernanda otivero tem projetos que muito me chamou a atenção

    • Os que não tem um passado sujo e podem andar com as cabeças erguidas somente o Hélder e a Drª Ontiveros. O Hélder pesa contra ele o apoio do PT pelo André Cecília o e a drª Ontiveros o fato de pertencer ao PDT, no mais sem manchas. Os demais candidatos é só olhar o histórico deles

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui