A cidade de São João de Meriti foi a grande vitoriosa em número de representações parlamentares nas eleições de 2018 na Baixada Fluminense. Elegeu 4 deputados estaduais: Marcos Muller (PHS), Léo Vieira (PRTB), Valdecy da Saúde (PHS), e Giovani Ratinho (PTC). Em Brasília dois representantes são os responsáveis por trazer emendas e recursos federais: o ex-vice-prefeito Gelson Azevedo (PL) e professor Joziel (PSL).

 
Apelidado de ”formigueiro das Américas”, o município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, é a cidade com maior densidade populacional do país. Cerca de 460 mil habitantes se concentram em 35 quilômetros quadrados (km²), o que resulta em uma densidade populacional de 13 mil habitantes por km². É nesse município superpovoado que seis nomes já apresentaram suas pré-candidatura para disputar a prefeitura, nas eleições de 2020.



Por ordem alfabética, o quadro abaixo, relaciona os principais nomes que até a presente data, manifestaram suas pré-candidaturas.

DUDU SOARES (PSD)

O vereador Dudu Soares, aposta na sua atuação de oposição ao atual Prefeito para se colocar como alternativa para as eleições de 2020. Nas últimas eleições, foi candidato a deputado federal dando mais visibilidade ao seu nome pela cidade.

GIOVANI RATINHO (PTC)

Vereador de São João de Meriti, eleito em 2012 e 2016, foi o parlamentar com maior número de projetos de leis apresentados. Em 2018 foi eleito deputado estadual pelo PTC, e é o atual líder do partido na ALERJ. É membro da Comissão Especial dos Transportes Ferroviários, de Segurança Alimentar, de Proteção e Defesa dos Animais entre outras.
Para as eleições de 2020, foi o primeiro que se apresentou como pré-candidato a Prefeito em oposição ao atual governo, iniciou a formação de nominatas e recentemente inaugurou um escritório político no centro de Vilar dos Teles. Apoiou o ex-juiz Wilson Witzel e deverá ser o candidato do Governador na cidade.

JOÃO FERREIRA NETO (PHS)

Médico e bacharel em Direito, Dr. João é o atual Prefeito e buscará a reeleição. Na administração pública, foi Secretario de Saúde de São João de Meriti por cinco anos. Em 2008 foi eleito o vereador mais votado da cidade. Concorreu em 2012, a prefeito, mas foi derrotado. Em 2014, foi eleito deputado federal e um dos favoráveis ao impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Já em 2016, foi eleito prefeito no primeiro turno com 50,90% dos votos.

A gestão enfrenta dificuldades como a falta de pagamentos há oito meses dos servidores da ativa, aposentados e pensionistas, a falta de infraestrutura urbana como ruas esburacadas e a dificuldade de acesso na área da saúde por parte da população.

JOZIEL (PSL)


Bacharel em Teologia e Ciências Sociais, professor Joziel atuou na Semiologia Social, Hermenêutica, Homiletica e Inglês. É autor do livro “Meriti, Pátria Amada Brasil”. Na política, foi vereador, subsecretário de meio ambiente e assessor parlamentar na ALERJ. Foi candidato a Prefeito de São João de Meriti nas eleições 2016, ficando na quarta colocação. Em 2018, foi eleito deputado federal pelo PSL. Para as eleições de 2020, articula em Brasília o apoio da família Bolsonaro.

MARCOS MULLER (PHS)


O deputado estadual e atual primeiro-secretário da Mesa Diretora da ALERJ, é
formado em Contabilidade, Bacharel em Direito e atuou na Polícia Militar do Rio de Janeiro antes de começar sua vida política. Exerceu por três vezes o mandato de vereador e durante este período, assumiu a Secretaria Municipal de Segurança. Neste momento, encontra-se no mesmo partido que o atual Prefeito Dr. João, mas não esconde sua intenção de disputar o pleito de 2020.

VINÍCIUS BAIÃO (PSOL)

Escritor, ator, teatrólogo e professor de Língua Portuguesa nas redes estadual e municipal do Rio de Janeiro. Atua como diretor da Cia. Cerne, única companhia profissional de teatro de São João de Meriti, e produz o Festival Nacional de Teatro Cenáculo. Cursou pós graduação em Produção Cultural e em Gestão Estratégica em Políticas Públicas. Intergra o Conselho Fiscal do Sepe Meriti (Sindicato Estadual dos profissionais de educação). Foi ligado a movimentos na área de comunicação da Igreja Católica. Presidiu o PT e atualmente é membro da executiva municipal do PSOL. 

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui