Os pré-candidatos a governador do Rio de Janeiro em 2018

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Palácio Laranjeiras (Foto: Reprodução)

Faltando menos de 8 meses para as eleições 2018 para governador do Rio de Janeiro só temos 2 pré-candidatos a governador que já deram declaração como tal e é quase certo estarem com seus nomes na urna eletrônica, Indio da Costa (PSD) e Professor Tarcisio (PSol),os outros ainda dependem de uma série de fatores, como é o caso de Eduardo Paes (MDB) que até o momento está inelegível por decisão do TRE.

Vamos aos nomes e considerações:

Eduardo Paes

Sergio Cabral e Eduardo Paes 1 Os pré-candidatos a governador do Rio de Janeiro em 2018

O ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, era pule de 10 para ser o próximo governador até as Olimpíadas do Rio. Mas depois disso seus principais aliados foram presos, Sergio Cabral Jorge Picciani, seu candidato a prefeito, Pedro Paulo, nem foi para o 2º turno, com denúncias de violência doméstica. Além disso teve a desastrosa ligação dele para Lula, onde diz que Maricá é uma porcaria. E para colocar a cereja nesse bolo de infortúnios, foi considerado inelegível pelo TRE (apesar que isso deve ser revertido no TSE).

Advertisement

Apesar disso tudo, entre todos os nomes seria um dos candidatos com mais potencial de voto. Inclusive, deve sair do MDB e ir para o PP (como se esse fosse um partido tão longe da Lava Jato assim), mas a foto dele com seus antigos aliados vai persegui-lo.

Garotinho

O ex-governador do Rio, Garotinho, deu declarações que será candidato a governador do Rio de qualquer jeito, Sem partido, desde que o PR destituiu a direção estadual do partido no Rio de Janeiro, ele vai ter de procurar um que queira carregar alguém com a sua rejeição, ainda piorada com as suas recentes prisões.

Indio da Costa (PSD)

O deputado federal Indio da Costa (PSD) é um dos poucos que assumiu sua candidatura, mas sua campanha pode sofrer vários problemas e matá-la ainda no berço. Ao que parece o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), que seria seu principal cabo eleitoral, afinal junta a máquina da Prefeitura com a capilaridade da IURD, quer que a candidatura de seu ex-secretário de Urbanismo esteja competitiva até o fim de março. Não me parece possível.

A situação de Indio não melhora com as notícias divulgadas pela imprensa mostrando um distanciamento dele com Crivella. Vai ter de suar muita a camisa.

Celso Amorim (PT)

O PT está queimado, queimadíssimo, mas vai precisar usar todas as suas forças para conseguir continuar tendo uma bancada forte em Brasília, e para isso precisa ter nomes para governador, de preferência que não tenham sofrido denúncia na Lava Jato. O nome escolhido, então, pelo partido foi o do chanceler no governo Lula e ministro da Defesa no governo Dilma, Celso Amorim. Mas vamos ver como vai ser quando começar a campanha, completamente desconhecido do povo do Rio, ele vai querer se mostrar como intelectual e outsider, mas com a impopularidade de seu partido, vai ser difícil ter uma candidatura viável.

Professor Tarcisio (PSol)

Professor Tarcisio Motta Os pré-candidatos a governador do Rio de Janeiro em 2018

Segundo vereador mais votado no Rio em 2016, o Professor Tarcisio deve ser candidato a governador do Rio de Janeiro pela segunda vez pelo PSol. Em 2014 ficou conhecido com seu lema “Tenho rabo de cavalo mas não tenho rabo preso“, e potencialmente deve pegar os votos da esquerda carioca, especialmente com o apoio de Marcelo Freixo e a fragilidade do PT.

Romário (Podemos)

O senador Romário (Podemos) sempre aparece com destaque nas pesquisas eleitorais, foi assim para prefeito em 2016 e é assim hoje. Mas dificilmente enxergo o ex-jogador se lançando em uma candidatura para governador, assim como era quando estava em campo, na política ele só entra para ganhar. E, convenhamos, ele teria de treinar muito para debater com os outros candidatos, e ele nunca foi de treinar.

Bernardinho (NOVO)

Falando em treino, o ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho, pode finalmente vir candidato para delírio dos liberais. Ele já deu declarações que desta vez pode tentar a eleição para governador, mas falta convencer sua família. O problema de sua candidatura é a total falta de apoio entre os políticos do interior, o que complica levar seu nome para a massa.

Cesar Maia (DEM)

Cesar Maia Os pré-candidatos a governador do Rio de Janeiro em 2018

O ex-prefeito do Rio e atualmente vereador pelo Democratas, Cesar Maia, é o nome que pode ser candidato caso a inelegibilidade impeça a candidatura de Eduardo Paes. Apesar de não ter a popularidade de quando se reelegeu prefeito do Rio, seu nome em uma ampla aliança, junto com a candidatura de seu filho, Rodrigo Maia, para presidente pode surpreender e levá-lo para um segundo turno.

Um Candidato dos Bolsonaro

Nenhum dos membros do clã dos Bolsonaro deve ser candidato a governador do Rio. O patriarca será candidato a presidente, e os filhos ao Senado (sim, há chance dos dois serem candidatos, pesquisam mostram que eles levariam), ou pode ser que um seja ao Senado e outro para Federal. Mas é claro que eles vão apoiar um candidato aqui no estado e este candidato já começa bem, visto a popularidade da família, além da questão da segurança que deve ser a principal nos debates.

E esse candidato ainda pode contar com o apoio de Crivella se a candidatura de Indio não decolar. E o projeto é que seja um outsider, preferencialmente um militar na reserva. Um candidato destes dificilmente estaria fora do segundo turno.

Correndo por fora

Os nomes dos partidos nanicos são, até o momento, Chiquinho da Educação (Avante)  Andre Monteiro (PRTB)  e Pedro Fernandes (PHS), mas esse último vai acabar tentando a reeleição certa na ALERJ.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os pré-candidatos a governador do Rio de Janeiro em 2018
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui