Os prefeitáveis do Rio de Janeiro para 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Candidatos a prefeito em 2016

Nem acabou as eleições de 2014 e já começaram a discutir os prováveis candidatos a prefeito do Rio de Janeiro em 2016, que não terá Eduardo Paes (PMDB) como candidato, mas como importante eleitor, já que é o ano das Olimpíadas e, sendo um sucesso, sua popularidade estará em alta.

O interessante entre os prováveis candidatos é que todos tem menos de 50 anos, o mais velho seria Carlos Osório, com 48 anos. O mais jovem Clarissa Garotinho com 32 anos,

Bem, é certo que o PMDB terá um candidato, falta decidir quais, até o momento tem Leonardo Picciani (PMDB), deputado federal e filho de Jorge Picciani (PMDB), o qual conseguiu se eleger para estadual e o filho, Rafael Picciani (PMDB), o que não é para qualquer um.

Advertisement

Mas a preferência de Paes é por seu pupilo e braço direito Pedro Paulo (PMDB), reeleito deputado federal, e muito bem votado. Mas faltará a ele o apoio da máquina do partido, dominado por Picciani. O boato é que se não conseguir a legenda Paes poderá ir para o PSDB, com Pedro Paulo candidato pelo partido.

Outro nome que corre por fora é o de Carlos Osório (PMDB), eleito deputado estadual e o que tem mais cara de prefeito entre os candidatos do PMDB.

O futuro senador, Romário (PSB), deve vir candidato a prefeito também, obteve 4.683.963 votos, que é um grande capital político. Entretanto faltaria a ele a capacidade de participar de um debate.

O PR pode vir de Clarissa Garotinho, foi a segunda deputada federal mais votada, foi candidata a vice prefeita em 2012. É uma figura muito mais simpática que o pai e, mesmo que não ganhasse, ajudaria a aumentar o recall de seu nome para 2018.

O PT foi um dos grandes derrotados no Rio de Janeiro, com Lindbergh Farias não empolgando, talvez se ele tivesse ido melhor na campanha poderia ser o candidato do partido a prefeito do Rio. Mas se fosse apostar diria que pode ser o nome de Alessandro Molon, que foi candidato em 2008, e é um bom quadro do PT mas dividiria o voto com o prefeitável seguinte.

Marcelo Freixo (PSol), foi o deputado estadual mais votado, é uma figura muito querida pela mídia. Mas talvez fosse melhor ser candidato a prefeito por Niterói, onde suas chances seriam muito maiores.

Outro provável nome é Indio da Costa (PSD), era esperado que ele fosse candidato em 2012 mas acabou apoiando Eduardo Paes. De volta como deputado federal, em 2010 foi candidato a vice presidente, também é esperado que seja candidato.

Já o Democratas, de Cesar Maia, não tem até o momento candidato, Maia disse que pretende ser candidato a vereador. O partido hoje tem poucos nomes no Rio. O mesmo acontece com o PSDB, que se não tiver Paes, poderia vir com Otávio Leite, mas é mais fácil que apoie outro candidato.

Não podemos esquecer também a REDE de Marina Silva, que até 2016 já deve ter seu registro funcionando e, certamente, lançará candidato a Prefeito do Rio.

O certo é que teremos muito mais candidatos que em 2012, talvez repetindo a atual eleição para governador do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os prefeitáveis do Rio de Janeiro para 2016
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui