Os riscos de “ser Uber” ou taxista no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nos últimos anos o Uber e outros aplicativos semelhantes avançaram muito em nossa cidade. Seja pelo serviço, pelo preço, pela conservação dos veículos ou por tudo junto, o fato é que esse tipo de transporte cresceu e apareceu no Rio. Com esse crescimento, avançou muito o número geral de corridas pagas por dia na cidade, indo muito além das que eram feitas apenas pelos táxis anteriormente.

O avanço fez surgir também as histórias que alertam sobre alguns riscos corridos pelos passageiros, como o eventual assédio vindo do motorista, o possível sequestro relâmpago do condutor para posteriormente atacar o cliente e, no caso dos aplicativos, a demora proposital para receber a taxa de cancelamento e a manipulação do preço dinâmico.



Ocorre que numa cidade como o Rio existem, por outro lado, os riscos para quem “é Uber” – como se autodenominam os motoristas do aplicativo -, taxista ou coisa que o valha. Esses riscos também precisam ser debatidos com atenção, afinal, os que prestam o serviço também merecem segurança.

Advertisement

Ao não poder ver o destino da corrida antes da entrada do passageiro no carro, por exemplo, o motorista pode acabar sendo direcionado a uma área de altíssimo risco com um bem de alto valor – seu próprio veículo -, sob a justificativa do sistema de que, sem saber onde vai, o condutor não poderá “escolher corridas” e deixar passageiros na mão, uma crítica comum aos táxis. Contudo, caso o carro seja roubado, não há comparação entre o prejuízo do proprietário e o prejuízo do aplicativo ou do cliente.

Também traz riscos o fato de o Uber poder ser solicitado para ser pago em dinheiro. Com isso, o motorista é obrigado a portar grandes quantias em alguns momentos. Alguns aplicativos permitem que o condutor diga se quer aceitar dinheiro vivo ou não. O Uber não dá essa flexibilidade e o táxi também não.

Por fim, algo que vem acontecendo mais e mais: celulares roubados geram pedidos de corridas feitos por bandidos com a identidade do dono do telefone. Quando percebem a chegada do veículo, o roubam, “em nome” de outra pessoa. O Uber não permite atualmente que o condutor negue o serviço se o passageiro for distinto daquele que solicitou a corrida. O mesmo vale para outros aplicativos e para o TáxiRio, aplicação oficial da Prefeitura que serve para pedir táxis cadastrados.

Como podem ver, “ser Uber” ou taxista no Rio e na Região Metropolitana tem seus riscos. O motorista sofre com a insegurança assim como o passageiro. Suas famílias aguardam preocupadas em casa assim como as dos clientes. Aos envolvidos e às empresas cabe o bom senso de buscar reduzir a possibilidade de problemas. Ao governo do estado cabe o mais difícil: solucionar o cenário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Os riscos de "ser Uber" ou taxista no Rio
Advertisement

62 COMENTÁRIOS

  1. Oque essa plataforma de lixo está fazendo com os brasileiros é no mínimo imoral,está matando chefes de família e ninguém faz nada.dizem quê nem o ministério público tem poder de fazer algo no mínimo pra dar um susto nesses americanos malditos.lamentavel,pobre Brasil.

  2. Boa noite, eu dirigia em aplicativo. Já passei por vários riscos. Enquanto o enfoque da matéria inicial era sobre Segurança, surgiram várias outras vertentes sobre diversos problemas. Concordo com quem comentou que é um sistema de serviço escravocrata. Os donos dos Aplicativos só pensam nos altos lucros que levam para serem gastos em seus países, não pensam nas consequências para 12 horas de direção por dia para se conseguir um mínimo de dignidade em renda. Sei que é um momento que tem muitos desempregados no país e os apps ajudam sim, mas é um oportunismo descabível de exploração por essas empresas, porque a rotatividade é grande, pois as tarifas tão baixas não pagam a depreciação dos carros nem os reparos nem os seguros altos nas grandes cidades. Fiz um comparativo, hoje é mais barato andar aplicativo do que de patinetes que são oferecidos no Rio e outras cidades……vejam só: O patinete não tem motorista, fica parado sem ficar rodando pela cidade, é muito mais barato do que um bom veículo, já sai com uma taxa mínima de 3,00 reais e 0,50 por minuto de uso. Façam as contas, levando em consideração que não perdem tempo em engarrafamentos absurdos e o principal….só levam uma pessoa.
    Muita distorção não acham.

  3. Aplicativos estão poluindo e engarrafando as grandes cidades, já há várias pesquisas de impacto no trânsito em varias cidades ….Não há mobilidade, sustentabilidade com milhares de carros rodando bindo de varias regiões , ate fora do estado do Rio de Janeiro em números absurdos que podem ultrapassar de 200 ha 300 mil carros e muitas vezes , vazios e lembrando, nao eram para dar caronas e compartilhamento ? sempre um unico passageiro dentro do veículo, não foi isto que aconteceu . Transporte de passageiros, piramide financeira e enganando os motorista que entram nessa e levando a desordem e, o caos, o colapso no trânsito. .A mobilidade, se da quando o transporte coletivo de massa é eficiente e outras formas de se locomover, seja de bicicleta, com ciclovias e outros meios de se locomover com estrutura e segurança.. Transporte bom, são os trilhos, hidrovias e como baldiadores ônibus , taxis, mototaxi .. Tem muito carro nas ruas, quem está gostando disso tudo é quem anda nos aplicativos de carros particulares , pois andam quase de graça e estas empresas tipo o uber , que sao claramente pirâmides financeiras usando o patrimônio ou fazendo pessoas adquirirem dívidas e dando dinheiro as poderosos políticos e ao poder público , principalmente o judiciário. O transporte , tem que ter regras e números de veículos nas ruas , se não vão virar como a desordem urbana que não para de crescer as favelas , sem fiscalização , elas são como barragens , só que já foram ha muito tempo rompidas , e só olhar a violência, a segragacao, o comercio informal, trafico, roubo de luz, agua, a informalidade em varios niveis a falta de saneamento e poluindo rios , lagos , o mar e as baías , principalmente no Rio de Janeiro, veja como esta a baía de Guanabara, isto é culpa da desordem urbana as favelas , que degradam a natureza e infelizmente as pessoas que vivem nelas , que muitas vezes não tem para onde ir, virão reféns de um estado negligente ha mais de 50 décadas. . Porque, nenhum político fala em regulamentar as favelas e as áreas de preservação ocupadas??? Aonde está o IBGE e os órgãos para saber o número total da desordem, vamos regulamentar as favelas e dar dignidade para seus moradores..e vamos fazer uma campanha para os criminosos entregarem seus fuzis e interesses diversos e libertarem o povo das comunidades.. Por isso, fiz uma analogia dos aplicativos de transporte, com a desordem urbana..só vão trazer bagunça, desordem, violência…. Tem como mudar isso.. De um basta para essa minoria de famílias, alguns milhares de políticos, empresário mau intencionados e provincianos que tocam este país há séculos, vou dar um exemplo, para mudar este país, parem de ver o Mastodonte, o Conglomeradom o Oligopólio todo poderoso o sistema de picaretas, cínicos , mercenarios , enganadores e trapaceiros a Rede Globo…

      • No minimo voce é motorista de Uber, para poder escrever isso…Uber não fala e perigoso que é para turistas e passageiros ao entrar em comunidades aqui no RIO,..AO CONTRÁRIO DO tAXI, QUE MUITOS DE COMUNIDADES SABEM QUE BEM MAIS SEGURO.

  4. Aplicativos estão poluindo e engarrafando as grandes cidades, já há várias pesquisas de impacto no trânsito em varias cidades ….Não há mobilidade, sustentabilidade com milhares de carros rodando bindo de varias regiões , ate fora do estado do Rio de Janeiro em números absurdos que podem ultrapassar de 200 ha 300 mil carros e muitas vezes , vazios e lembrando, nao eram para dar caronas e compartilhamento ? sempre um unico passageiro dentro do veículo, não foi isto que aconteceu . Transporte de passageiros, piramide financeira e enganando os motorista que entram nessa e levando a desordem e, o caos, o colapso no trânsito. .A mobilidade, se da quando o transporte coletivo de massa é eficiente e outras formas de se locomover, seja de bicicleta, com ciclovias e outros meios de se locomover com estrutura e segurança.. Transporte bom, são os trilhos, hidrovias e como baldiadores ônibus , taxis, mototaxi .. Tem muito carro nas ruas, quem está gostando disso tudo é quem anda nos aplicativos de carros particulares , pois andam quase de graça e estas empresas tipo o uber , que sao claramente pirâmides financeiras usando o patrimônio ou fazendo pessoas adquirirem dívidas e dando dinheiro as poderosos políticos e ao poder público , principalmente o judiciário. O transporte , tem que ter regras e números de veículos nas ruas , se não vão virar como a desordem urbana que não para de crescer as favelas , sem fiscalização , elas são como barragens , só que já foram ha muito tempo rompidas , e só olhar a violência, a segragacao, o comercio informal, trafico, roubo de luz, agua, a informalidade em varios niveis a falta de saneamento e poluindo rios , lagos , o mar e as baías , principalmente no Rio de Janeiro, veja como esta a baía de Guanabara, isto é culpa da desordem urbana as favelas , que degradam a natureza e infelizmente as pessoas que vivem nelas , que muitas vezes não tem para onde ir, virão reféns de um estado negligente ha mais de 50 décadas. . Porque, nenhum político fala em regulamentar as favelas e as áreas de preservação ocupadas??? Aonde está o IBGE e os órgãos para saber o número total da desordem, vamos regulamentar as favelas e dar dignidade para seus moradores..e vamos fazer uma campanha para os criminosos entregarem seus fuzis e interesses diversos e libertarem o povo das comunidades.. Por isso, fiz uma analogia dos aplicativos de transporte, com a desordem urbana..só vão trazer bagunça, desordem, violência…. Tem como mudar isso.. De um basta para essa minoria de famílias, alguns milhares de políticos, empresário mau intencionados e provincianos que tocam este país há séculos, vou dar um exemplo, para mudar este país, parem de ver o Mastodonte, o Conglomeradom o Oligopólio todo poderoso o sistema de picaretas, cínicos , mercenarios , enganadores e trapaceiros a Rede Globo…

  5. […] Os taxistas e motoristas de aplicativos podem estar sofrendo com a crise de segurança no estado, mas a a AgeRio, agência de fomento do estado, oferece uma linha de crédito de até R$ 15 mil para investir em seus negócios. Os recursos podem ser utilizados para dar entrada em um novo veículo (zero ou usado), implantação de kit gás e consertos e manutenções. O financiamento pode ser parcelado em até 24 vezes. O objetivo da ação é viabilizar a continuidade e o crescimento desse tipo de negócios no Rio de Janeiro. […]

  6. Ao publicar essa matéria abre a oportunidade de discutir o assunto, mas é preciso ir mais além. As plataformas infelizmente só visam lucro e se esquecem que para alcançarem seus objetivos, precisam essencialmente dos motoristas . Precisamos do apoio da mídia, muita coisa tem que ser mudado. Se não será apenas exploração do assunto sem a visão necessária que é a questão da segurança, que está bem longe de ser enxergada. Precisamos de apoio.

  7. Bom dia, Me chamo Max Moisés eu era UBER VIP 6 estrelas. E fui banido do sistema da UBER por cancelamento na baixada do Rio de Janeiro. Já tive um fuzil dentro da minha boca, ja fiquei preso dentro da favela do lixo em cabo frio – RJ, e um belo sábado eu trabalhei até domingo as 7 da manhã, quando fui trabalhar no domingo a tarde eu estava bloqueado. Fui ver meu email e a UBER disse que a nossa parceiria tinha acabado. Pensei, porque eu fui banido, meu carro é um SENTRA, cheiroso, com almofadas, sou super educado, faço tudo que o cliente quer. Tenho até elogios da passageira dizendo que me fez dar mil voltas e eu não reclamei uma vez se quer. Com balinha, meu ar condicionado parece que vc esta no polo norte a ponto dos clientes pedirem pra aumentar a temperatura. É praque tudo isso? Pra levar um desculpas a palavra, um pé na bunda dessa empresa que não está nem ai com você.
    Mas eu tenho uma solução rapida e muito facil de se fazer pra mudar essa bagunça que esta aí, uma falta de respeito humano eles sao capitalistas exagerados.
    Facil de se resolver: Vamos penssar juntos, reparem bem, pra onde vai o dinheiro arrecadado pelas empresas de app? A UBER para os USA, a 99 para china, a CABIFY para o México. Agora vamos a solução pratica e barata,
    Vamos sitar a prefeitura do rio por estar aqui na minha cidade.
    A prefeitura do Rio cria um APP aonde todos os motoristas de app cadastrados mais os taxistas que também poderam rodar dentro do app, porque somos todos iguais perante a lei, sem essa de brigar.
    Todos teriamos valores iguais e tudo que for arrecadado vai para os cofres das prefeituras, gerando renda a nossa cidade, transformando nossa cidade em uma cidade auto sustentável a nivel de mobilidade urbana. Simples assim. Pois cada vez mais deixamos os paises desenvolvidos mais ricos levando embora daqui nossas riquesas, ja estamos cansados disso. Portugal e espanha levaram nosso ouro e pau brasil agora as empresas de APP querem levar o resto de nossa diguinidade. Quem quiser formar um grupo forte pra fazer ações contra os apps que não estão nem ai pra ninguém a nao ser os lucros absurdos. Vamos lá vamos criar esse projeto junto com a prefeitura do Rio. Pra acabar de vez com essa desunião que a UBER fez com o povo Brasileiro, taxista quebrando carros de motoristas de app e visse e versa. Gente eles estao colocando nós uns contra os outros. Vamos acabar com essa farra e dar diguinidade ao nosso povo. Uma hora alguém precisa acordar.

  8. Os.app deveria ter. Mais rigor na criação dos.cadastro igual faz com os motorista assegurar ao motorista as mesma informação que o passageiro tem acesso é simples resolver isto os políticos criarem leis para as empresas de app ressarcir os motorista pelos assalto de clientes que eles mandão ai sim vão melhora a segurança .

  9. VERDADE ESSA VISÃO, SOBRETUDO AS AUTORIDADES E AS PLATAFORMAS DE APPs DEVERIAN DAR UMA ATENÇÃO NESSE QUESITO SEGURANÇA, SEM QUERER FAZER PROPAGANDA O APP 99 POP TEM MEELHORADO MUOTO ESSA PARTE, COM MÃO DE OBRA HUMANA..
    O TEMA É POLÊMICO MAIS VALE ATENÇÃO DAS AUTORIDADES..

  10. Eu era motorista da Uber São José do Rio Preto São Paulo Fui assaltado duas vezes e não ressarcido pela Uber ela não deixa ela não deixa você saber o destino antes de chegar no local isso traz muita insegurança muitas vezes à noite você só recebe a rota que tem que seguir o aplicativo e acaba sendo assaltado ficando sem o celular muitas vezes com o dinheiro que você coletou durante o dia e isso é inviável só tem vantagem na Uber o dono do aplicativo e o passageiro

  11. Saber do destino daria mais segurança. Mas também daria liberdade ao motorista negar uma corrida caso não fosse do interesse dele, por qualquer motivo que fosse. Na época que não havia aplicativo, só táxis, cansei de pegar motoristas que me perguntavam… “Pra onde está indo?” Eu simplesmente dizia… “Obrigado amigo, pode ir.” E esperava outro carro. Esse mal atendimento foi um dos motivos da crise dos táxis gerada pelos próprios “profissionais” ter gerado uma demanda e carência de um atendimento melhor. Não quer trabalhar amigo? Desliga a bandeira e volta pra casa. Se quer ter liberdade de escolher serviço deve ter a responsabilidade de bem atender o cliente. O que não acontecia naquela época.

  12. O mais engraçado, são os motoristas de app relevando empatia e pensando na categoria de motoristas e seus riscos, e os taxistas só pensando em meter o pau nos motoristas de app, vocês taxistas passam vergonha porque querer, sou motorista Uber e me divirto com meus passageiros dando risada de taxista ! Enquanto não houver empatia e amor ao próximo fica se lamentando e criticando o serviço alheio, outra coisa que e legal enfatizar, esse POST fala sobre perigos que os motoristas correm, porque criticar a concorrência ? Inveja clara, estampada nos comentários dos taxistas, que só pensam no narizinho deles, e esquecem que os motoristas de app, tbm tem família, tbm tem carro pra pagar, também tem aluguel pra pagar ! Mas preferem continuar nesse mundinho de picuinha, a mudança tem que começar de nós mesmo, para depois cobrar do próximo !!

  13. Já cansei de avisar Uber de tentativas de assaltado, calotes e ela não bloqueou o cliente,ou ao menos ligar para o mesmo e saber se o celular foi roubado.Como o interesse da Uber é só ganhar e não arcar com prejuízo ela quer que se dane o motorista, parceiro uma ova, escravo sim.Tem que ter uma paralisação geral no Rio, tanto para ter no aplicativo o destino, bloquear números roubado, recalcular a taxa da Uber que subiu ,como subiu combustível, a tarifa não sobe, mas a taxa Uber subiu e muito,assalto,morte de motorista, combustível caro,e a Uber? Dane-se nós, ela só faz algo qdo toca no bolso dela,e a única maneira é paralisar por alguns dias.Ou ela começa a pensar em quem dá lucro ou fica sem ele Ela só pensa no cliente,faz tudo por eles,eles mentem,falam mau da gente, crítica,da Estela baixa, e exigem demais pelo que pagam.A Uber da muita liberdade ao cliente e pouca normas.A gente ela da suspensão ao cliente nem tão aí.

    • Essas empresas de aplicativos não está nem um pouco preuqupada com motorista elas quer que motoristas si foda aqui em São Paulo existe bairros si entrar e fatal sai de lá a Pe estamos numa sinuca de bico si recusar o aplicativo ti bloceia si levar e roubando?atigamente a impreca só vivia enxedo o saco disendo que as frotas de taxis fasia os motorista de escravos escravidão e hoje com essa empresas malditas de aplicativos….

  14. A Uber deveria por a foto do cliente para os motoristas poder indentificar de imediato, pois muitos clientes têm usado nomes de terceiros, principalmente com nome feminino para poder ir ao local. Colocar com mais definição o local de origem do passeio até o destino final, pois em muitos os casos, somos assaltados.

  15. Bom dia. Se o administrador do aplicativo liberar o Destino do Passageiro. Ajudaria muito para segurança dos Motoristas. É ser mais rigorosos quanto o uso do mesmo para motorista e passae geiro. Cadastro informando. Endereço, RG, CPF e endereços tanto do Motorista e Usuário.

  16. Obrigado pela matéria divulgada. A falta de segurança é um assunto onde estão envolvidos as partes mais importantes da relação de transporte. Quais sejam: Passageiros e Motoristas. Os aplicativos só lucram fornecem os instrumentos de uso, porém não estão preocupados com as pessoas envolvidas. Assim como, as autoridades e agentes públicos que só pensam em arrecadação tributária. Realmente o nosso país está passando por um momento crítico, está de cabeça para baixo. Boa sorte para Motoristas e Passageiros e que Deus nos abençoe e proteja. Até quando?

  17. A Uber não está nem aí para nós motoristas como ainda é a queridinha desse tipo de serviço só quer saber de ganhar sua porcentagem em cima de cada corrida que na maioria das vezes é de 6,75 promoção , vantagens e reconhecimento só existe para os passageiros nessa empresa !

  18. Os aplicativos não se importa com os motorista!! Os motoristas são escravos!! Os aplicativos querem saber do seu faturamento! O preço e muito baixo não tem como o motorista fazer manutenção do seu carro!

  19. Concordo plenamente com isso , teríamos que ter acesso ao destino como tem na táxi rosa, mas com o endereço e a foto do passageiro teria que ser obrigatória como são as nossas.
    E também a táxi rio , uma punição para qdo o passageiro cancela a corrida.
    Às vezes nos deslocamos para o local e chegando bem perto eles cancelam a corrida.
    Isso é trabalho, combustível, é tempo que perdemos, fora uma tarifa minina.
    Pois tem corridas que são só a bandeirada

  20. Esta empresa Uber é um lixo, só pensa no lucro, não está nem aí no que venha acontecer com o seu colaborador, já fui colaborador desta máfia para nunca mais, exigente e não fornece nada para nós ajudar, trabalho hoje, com a 99 pop pois é mais flexível.
    Abraço
    Neimarques

  21. Ainda com todos os riscos , o taxista leva vantagem de braçada refente aos motoristas de carros particulares . O taxista se faz conhecedor das ruas da cidade , sabendo dirimir as áreas de risco das demais , forma de se comportar diante de uma situação eminente . Sem contar que o taxista não é conduzido pelo GPS do aplicativo , portanto o risco de provocar acidentes é mínimo , caso recorrente aos carros particulares por aplicativo , que nem seguro tem e se omitem a pagar o prejuízo causado a terceiros !

  22. Bom dia. concordo tudo isso que eu lhe nós precisamos de segurança pois nós não somos nós aguentamos precisamos trabalhar mas todo dia nós sabemos que nós vamos voltar eu sei que a Uber e a 99 pode mudar isso dando mais segurança parabéns mas ajuda quem puder um abraço

  23. Bom dia
    Muito arriscado trabalhar no RIO
    com APP
    Muito perigoso
    Muito ratos
    Matam por um celular
    Vermes
    Não temos uma política de segurança séria
    Os políticos não dão EXEMPLO
    SÓ QUEREM USURPAR O POVO TAMBEM ( OS CULPADOS DO RJ ESTÁ DESSE JEITO)
    SÃO GONCALO NÃO TEM UM LUGAR QUE NÃO SEJA ÁREA DE RISCO
    TUDO CHEIO DE BARRICADA UM NOJO
    PERIGO CONSTANTE

  24. Realmente é um risco ser motorista de aplicativo na cidade. Mas, tendo em vista a grande quantidade de pessoas desempregadas, é o que nos resta. O pior é a insegurança. Se tivéssemos mais policiais nas ruas, inibiria e muito a ação desses marginais.

  25. Olá, eu me chamo Dilson Novais tenho 48 anos sou motorista de aplicativo e ja fui taxista também e Gostaria de parabenizar o caro amigo Bruno Kazuhiro por tão belas palavras referindo-se aos riscos que todos nos motoristas tanto de aplicativos como também de táxis, afinal somos todos pais de família buscando um único objetivo que é de ter uma colocação no mercado de trabalho e levar o sustento para as nossas família, eu sou motorista de aplicativo e tenho também o meu registro no táxi pois durante um bom tempo por falta de emprego formal tive que pagar aluguel em empresa de taxi para poder trabalhar, e penso que toda essa briga de motoristas de táxis deveria acabar pois tem passageiros pra todo mundo, tem aqueles que preferem os táxis e tem os que preferem uber por causa da praticidade, vamos imaginar se os empresários do ramo de supermercados e do ramo de drogarias resolvesem colocar fogo ou depredar os estabelecimentos uns dos outro por causa da concorrência, seria terrível, mais graças a Deus todos tem o bom senso de pensar que se nao ouver concorrência nao terão como melhor o atendimento ao clientes, por isso digo que os pais de famílias que estão buscando seus recursos financeiros para seus familiares seja eles qual seja taxistas ou motoristas de aplicativos tem todo direito de ir e vir da forma que Deus possibilitar. todos nós somos filhos de Deus e devemos parar com as brigas e sim ajudar um ao outro…

  26. Já que o assunto versa sobre segurança dos motoristas e passageiros, a lei que regulamenta o transporte via aplicativo deveria obrigar os responsáveis dos mesmos a implementar as melhorias nos seus apps sob o risco de banimento dos mesmos.

  27. Sua matéria foi maravilhosa,sou taxista a 20 anos e nunca vi tanto assalto desde que surgiu os motoristas de aplicativos,pois os bandidos sabem que eles vão achar alguém na rua com carros novos e roubam os motoristas da Uber que às vezes algum deles pagam até diária

  28. O motorista tem o direito de saber pra onde vai antes de pegar qualquer PS, não posso ser o rogado a ir a alguma localidade contra minha vontade. Isso é ridículo!! Se o passageiro fica não mão é pq a localidade é ruim!! Que vá de ónibus, trem, a pé.. Mas a mesma plataforma que não da esse direito não banca o seguro do veiculo caso seja roubado, fora o altíssimo risco de vida!! Quantas histórias de motoristas mortos em favelas por não serem conhecidos da área existem!! O governo precisa intervir nessa questão!!

  29. Nada aver compara táxi com os.aplecativos não diga uma.coisa que você.nao vive o táxi tem.sim.seus riscos mas não como os.aplicativos não entramos em.arias de ricos e TB não pegamos passageiros considerados suspeitos eles não sao obrigados a fazer isto temos pontos e passageiros na rua ( obs. Quando não são suspeitos ) no começo eles estavam fortes mas estão caindo muito tanto nos carros como noz motorista eu sou taxista troquei de carro agora já estou pensando em trocar daqui há 2 anos

  30. Sou motorista de Uber/99 realmente a Uber não se preocupa com condutor apenas usuário afinal quem pagãos 25%pra Uber é o passageiro não o condutor e tudo que foi falado na matéria realidade. Uber está cada vez mais colocando a vida de seus parceiros em risco.parabens a materia

  31. Tudo tem seu preço, o barato sai caro digo, o regime esclavo ganhou força e a população aplaudiu, agora aguenta , já era ,o transporte por aplicativos quebrou a categoria de táxi, que não tem mais motivação e a Frota vai sucatear, e os motoristas de aplicativos pelo mesmo caminho ., quem perdeu ?a população , se você tem um estabelecimento e não tem retorno ,porque investir, se fú, todos os chineses agradecem, pois já fuderam o comércio e agora o transporte.

  32. A única maneira de sanar isto é a inslação de cameras de segurança em cada esquina. Também principalmente dentro dos veiculos. Existem tantos jovens de 18 anos ansiosos por servir o exercito seria otima mao de obra para efetuar o monitoramento pena que muitos são dispensados sem ter a chance de servir o país.

  33. Boa noite! Os aplicativos apenas se preocupam em ganhar dinheiro. O certo seria aparecer a foto do passageiro o destino que ele vai ir.Da mesma maneira que pedem antecedentes criminais aos motoristas deveriam pedir aos usuários.

  34. Boa noite! Sou motorista de aplicativo e sei bem o que é isso pois já fui assaltado na madrugada de um domingo. Fiquei satisfeito com a concorrência entre aplicativos pois ocorreu grande flexibilidade promocionais para os motoristas. Nos anos anteriores não recebia nada por trabalhar nos dias festivos de final de ano. Trabalhei com transporte de passageiros em vans durante 5 anos e em fevereiro de 2014 o então prefeito Eduardo Paes cassou as nossas licenças com a justificativa que iria mais uma vez regulamentar o serviço. Conclusão fiquei desempregado com família para sustentar e taí os motivos pelo qual ele veio a fazer tal cousa. Favorecer a família Jacó Barata. Farra do guardanapo e outras coisas mais que o povo tem que suportar. Falando nisso e bem lembrado o TEC ( transporte especial complementar ) continua circulando normalmente na zona oeste….. Milícias é quem manda lá e o Sr. Prefeito daquela época meteu o rabo entre as pernas e o resto o tempo vai dizer…. !!!!!!! . Volto para dizer que o prejuízo é nosso ( Uber,s parceiros) mas tudo bem nada como um dia após o outro é a lei da sobrevivência. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!

  35. é uma realidade, ser motorista do apl UBER é torcer para sorte, não tem foto do passageiro para ser identificado peli motorista, não podemos sabet o destino antes de pegar o mesmo.

  36. Oi.
    Sou taxista no r.j.
    Li toda a sua matéria e vi que você citou muitos crimes cometidos por motoristas de aplicativos.
    Tudo pode ser evitado se houver critérios para a LEGALIZAÇÃO DA UBER,99 E CABIFAY.
    Se o senhor prefeito por em prática o PLC-0028 já julgado pelo senado e sem caber recurso , com isso tenho certeza que em vez de ter BANDIDOS disfarçados de trabalhador , serão profissionais capacitados como os taxista.
    Como isso acontece: fazendo o curso , tirando as certidões criminais , pagando o seguro de passageiros e tudo mais comforme nos TAXISTA PAGAMOS.
    Ou se os passageiros querem preço e segurança usem o aplicativo TAXI.RIO.
    Mas lembre-se de na hora ver a logomarca TAXI.RIO.
    Essa da sua segurança.
    Mude já para o LEGALIZADO.
    Luis Antonio taxista profissional

  37. Seria muito bom se os aplicativos pedisse no ato da inscrição dos usuários ou passageiros alguns documentação que pede aos parceiros como; RG, CPF, Foto, comprovante de residência e outros que pudessem nos dar um pouco mais de segurança, quanto ao destino seria Bom, só que os parceiros só poderia negar se ouvesse risco e com justificativa pra não virar bagunça! Abraços!

  38. Bom dia, me chamo Osvaldo tenho 41 anos sou morador do Rio de janeiro e presto serviços pra Uber e outrosja faz alguns anos.
    Já passei por varios imprevistos na rua até mesmo a mira de um fuzil pelo fato de o passageiro não me informar se era lugar de risco.
    A Uber veio e melhorou muito as vidas das queles que precisou quando mais precisamos, em dia as de crise nos ajudou e até hoje nos ajuda.
    Em fato da violência, isso já vem lá de cima dos grandoes, se de fato eles parassem pra pensar no ser humano tudo iria ser mil maravilhas.

  39. Sou motorista de aplicativo, por motivo de força maior, trabalho a noite, entrando pela madrugada, estamos largados, a insegurança é muito grande, já fui assaltado e os meu amigos motoristas de aplicativo também, é muito complicado trabalhar no Rio de janeiro, não temos garantia de nada, só Deus para nos livrar.

  40. Boa noite sou motorista de aplicativo e tenho visto que falta um pouco mais de coerência das empresas que esperam os trabalhadores eles deveriam ter um seguro que cobrisse os eventuais assaltos aos motoristas e passageiros
    Os motoristas deveriam ter alguns benefícios.alem de ter um sistema de rastreamento e algun dispositivo de alerta de roubo para maio segurança do passageiro e do condutor.

  41. Sou mega a favor de pelo menos opção cartão dinheiro.
    Gosto de trabalhar com App mas,passo muito susto,já a uber poderia tbm ser mas clara com motorisa em caso de penalidades pois ela não informa o motivos.

  42. Infelizmente a UBER do Brasil não apoia o motorista em absolutamente NADA. Ela da valor aos seus 25% motorista pode morrer avontade pela total falta de segurança. Infelizmente coitado dos pobres motoristas que fica totalmente a deriva.

  43. Uma vergonha o poder público não tomar uma providência e fazer uma regulamentação para esses apps que prestam um péssimo serviço,os motoristas de apps querem prestar um serviço sem conhecer a cidade ,vai entender como uma coisa dessas vai dar certo só Jesus

  44. Muito boa essa matéria.
    A Uber, deveria informar o destino para nós motoristas parceiros como também divulgar a foto dos clientes. Nos dando assim uma certa sensação de segurança.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui