Um boteco do Leblon foi o vencedor do Comida Di Buteco 2019 – Rio de Janeiro, isso mesmo, o estreante Desacato Bar, na Rua Conde de Bernadotte, 26, mostrou a cidade que a zona chique da cidade também sabe fazer petisco dos bons. Eles venceram com o “Rabada na Lata“, uma rabada na lata com polenta Frita e aioli de agrião com bacon defumado.

O 2º lugar ficou com o vencedor de 2018, o Boteco do Portuga, de Nova Iguaçu. Eles foram seguidos pelo Botequim Rio Antigo, Olaria, que sonhava em subir ao palco. O quarto lugar ficou com o Folia do Boi, no Cachambi, e a quinta colocação ficou com o Boteco do Teixeira, de Duque de Caxias.

Diogo Gaspar, campeão da noite, ficou emocionado com a colocação: “Estou muito emocionado e me faltam palavras para agradecer. Esse prêmio não é só meu, é da minha equipe e de todas as pessoas que nos ajudaram a chegar aqui…com o seu voto ou indicando o nosso bar para outras pessoas”.

A décima segunda edição do concurso aconteceu durante 12 de abril a 12 de maio e movimentou 66 bares do Rio de Janeiro. Da Zona Norte à Zona Sul, da Baixada Fluminense à Zona Portuária, da Ilha de Paquetá à Ilha da Gigóia.

Outras premiações

O primeiro classificado para a edição 2020 foi o bar Empório Quintana, localizado no CADEG. O bar recebeu o benefício ao ganhar o prêmio de “melhor homenagem” ao concurso, que este ano completou 20 anos. A data redonda foi o mote para os bares criarem homenagens e o bar do CADEG pintou em uma de suas paredes 20 sinônimos para a palavra “buteco”.

O Bobô Bar, do Méier, foi ganhador do Desafio Perdigão e recebeu o prêmio de R$ 3 mil reais. No desafio os bares foram convidados a criar um petisco com a calabresa defumada Perdigão. Os petiscos foram avaliados pelos jurados do Comida di Buteco e também por chefs consultores da BRF.

Outra disputa que aconteceu nos bares simultaneamente ao concurso Comida di Buteco, foi o Desafio Batata Mac Cain, em que os bares foram convidados a criar um petisco usando a batata Mac Cain. O Folia do Boi foi o bar campeão e como prêmio irá visitar as instalações da fábrica da marca em Buenos Aires.

A Rádio Globo, uma das parceiras do concurso, estimulou o público a votar no Melhor Garçom do concurso. O título ficou Jorge Fernandes, do estreante Gê Bar e Bistrô, localizado na Tijuca.

O melhor “buteco” é escolhido por votação através do público e de um corpo de jurados, na qual cada um tem 50% do peso total da nota. Os participantes são avaliados em quatro categorias: petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene, sendo o petisco responsável por 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.

Realizado simultaneamente em 21 cidades, desde 2016 os vencedores locais participam de uma etapa nacional, que elege o melhor entre os melhores, garantindo o título de melhor “buteco” do Brasil.

Petiscos Ganhadores

Campeão – Desacato Bar
Petisco: Rabada na Lata – Rabada na lata com polenta Frita e aioli de agrião com bacon defumado
Endereço: Rua Conde de Bernadote nº 26, loja A – Leblon.

Segundo colocado – Boteco do Portuga
Petisco: De Campeão para Campeão. 20tão do comida. Porque em festa de buteco caviar é fichinha – Mini porções dos petiscos campeões de preferências nos butecos. É moela que se fala (moela feita com vinho do porto); De trouxa nós só tem a cara (pastel em formato de trouxa com recheio de costela); Kepp Caldo (caldinho de carne com aipim) e #sóquenãoébatata (rosty de aipim com recheio de carne seca).
Endereço: Rua Coronel Francisco Soares, 1351 – Centro – Nova Iguaçu.

Terceiro colocado – Botequim Rio Antigo
Petisco: Bafo de Porco! – Costelinhas suínas preparadas no bafo, acompanhadas de farofa panko de bacon e molho especial da casa
Endereço: Rua Uranos, 1489 – Olaria

Quarto colocado – Folia do Boi
Petisco: Petisco do Mano – Palitos de lombo suíno empanados na mistura de farinha panko e ervas de provence servidos com molho de queijo. Para complementar um delicioso creme de aipim com calabresa, bacon, lombo salgado
Endereço: Rua Cachambi, 253, loja B – Cachambi.

Quinto colocado  – Boteco do Teixeira
Petisco: 20Pegar – Bolinhos de feijão branco recheado com carne seca, calabresa e bacon, servidos com couve, geleia de pimenta e shot de caipirinha
Endereço: Rua General Venâncio Flores, 594 – Vinte e Cinco de Agosto – Duque de Caxias.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui