OSB realiza concerto do Projeto Amazônia Tour na Sala Cecília Meireles

Obras de Augusta Holmès, Heitor Villa-Lobos e Pierre Thilloy estão no programa, que contará com regência de Miguel Campos Neto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No próximo dia 27 de outubro, a Orquestra Sinfônica Brasileira estará de volta ao palco da Sala Cecília Meireles, com um concerto que integra o Projeto Amazônia Tour. No programa, obras de Augusta HolmèsHeitor Villa-Lobos e Pierre Thilloy. A regência fica a cargo do maestro convidado Miguel Campos Neto.

O Projeto Amazônia Tour é uma realização da Xanadu Association em parceria com Embaixada da França no Brasil e com a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira para o concerto do Rio de Janeiro e tem como objetivo unir música e conscientização ambiental. Para isso, diversas orquestras do país foram convidadas a realizar concertos sinfônicos, com repertório franco-brasileiro, usando a força da música para promover o diálogo sobre a conservação da Amazônia.

Se geograficamente Brasil e França estão separados por quilômetros de distância, no campo da arte os enlaces são íntimos e fecundos. Neste concerto, o diálogo artístico entre os países é o grande destaque. O espetáculo tece uma rede sonora de influências cruzadas entre Brasil e França e propõe uma verdadeira viagem musical. O itinerário também se dá também no tempo: à obra do elogiado compositor contemporâneo francês Pierre Thilloy se justapõem trabalhos de Holmès e Villa-Lobos.

Paco do Ouvidor OSB realiza concerto do Projeto Amazônia Tour na Sala Cecília Meireles
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

O programa tem início com o inspirado “La nuit et l’amour”, da compositora parisiense Augusta Holmès (1847 – 1903). Discípula de César Franck, Holmès talvez não seja tão conhecida quanto seus contemporâneos, mas suas composições vêm sendo redescobertas e executadas. Uma grande intelectual, ela escreveu várias obras de fôlego, além de mais de 100 canções. Extraído da ode-sinfonia Ludus pro Patria, “La nuit et l’amour” é um interlúdio extasiante e envolvente que combina lirismo e paixão.

Advertisement

A segunda peça do programa é a “Sinfonietta nº 1” de Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), o nome mais conhecido da música clássica nacional. Nesta obra da juventude, técnicas tradicionais de composição (lembremos que a obra é dedicada a Mozart) e melodias brasileiras se entrelaçam. O resultado é uma composição que aspira – ao mesmo tempo –, ao nacional e ao universal.

De volta à França, a noite se encerra com “Amazônia”, um extraordinário Concerto para tímpanos e orquestra, de Pierre Thilloy, que contará com o timpanista da OSB, Rodrigo Foti, como solista. Escrita em 2019, esta é a segunda obra do vasto catálogo do compositor contemporâneo que tem o Brasil como matriz inspiradora.

PROGRAMA:
Augusta Holmès – Ludus pro Patria
   II. La nuit et l’amour

Heitor Villa-Lobos – Sinfonietta nº 1
   I. Allegro Giusto
   II. Andante non troppo
   III. Andantino

Pierre Thilloy – Amazônia (Concerto para tímpanos e orquestra)
   I. Lontano oscuro – largo subito – andante subito
   II. Largo
   III. Allegro immobile – cadenza, alegro tempestuoso

SERVIÇO:
OSB – Concerto Especial do Projeto Amazônia Tour
Miguel Campos Neto, regência
Rodrigo Foti, tímpanos
Dia 27 de outubro de 2021 (quarta-feira), às 19h
Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos: R$ 40,00 (R$20,00 meia)
À venda na bilheteria da Sala e no site Sympla

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp OSB realiza concerto do Projeto Amazônia Tour na Sala Cecília Meireles
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 OSB realiza concerto do Projeto Amazônia Tour na Sala Cecília Meireles
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui