OSB recebe Leonardo Hilsdorf na Sala Cecília Meireles

Concerto será na Sala Cecília Meireles, com obras de Beethoven no programa e acontece na terça-feira, 30/11

OSB _ Hilsdorf (Foto Cicero Rodrigues)

Um dos mais prestigiados pianistas de sua geração, Leonardo Hilsdorf é o solista do concerto que a Orquestra Sinfônica Brasileira apresentará no dia 30 de novembro, às 19h, na Sala Cecília Meireles. Junto com a OSB, ele interpretará o Concerto para Piano e Orquestra nº2, de Beethoven. Sob a condução do maestro convidado Roberto Tibiriçá, a orquestra executará, ainda, mais duas obras do compositor alemão: A Abertura Coriolano e a Sinfonia nº4.

Escrita no início de 1807, a Abertura Coriolano, em Dó Menor, Op. 62, peça que abre o concerto, é uma daquelas obras em que o gênio tempestuoso de Ludwig van Beethoven se manifesta com toda força. A composição é inspirada em um drama homônimo do dramaturgo Heinrich Joseph von Collin, a quem foi dedicada. A força trágica do drama de Collin é transposto em música com extremo apuro, mas ao invés de contar uma história, a Abertura Coriolano explora a tensão emocional do texto.

Na segunda obra do programa, os ares ficam mais leves e o senso de humor beethoveniano entra em cena com o divertido Concerto para Piano e Orquestra No. 2, em Si Bemol Maior, Op. 19. Cronologicamente anterior ao Concerto para Piano e Orquestra No. 1, a composição passou por várias alterações até chegar à sua forma final.

O último número do espetáculo é a Sinfonia No. 4, em Si Bemol Maior, Op. 60. Por estar inserida entre as colossais sinfonias de Nº. 3 e 5, a 4ª de Beethoven talvez goze de menor popularidade. Trata-se, porém, de uma composição solar e cheia de espontaneidade em que o compositor exibe toda a sua destreza no trato com as formas musicais. Estreada ao lado da Abertura Coriolano, a Sinfonia Op. 60 possui 4 movimentos.

O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

PROGRAMA:
Ludwig van Beethoven – Abertura Coriolano em Dó Menor, Op.62
Ludwig van Beethoven – Concerto para Piano No. 2, em Si Bemol Maior, Op.19
I. Allegro con brio | II. Adagio | III. Rondo. Molto allegro
Ludwig van Beethoven – Sinfonia No. 4, em Si Bemol Maior, Op. 60.
I. Adagio – Allegro vivace | II. Adagio | III. Allegro vivace | IV. Allegro ma non troppo

Orquestra Sinfônica Brasileira
Roberto Tibiriçá, regência
Leonardo Hilsdorf, piano

SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Brasileira e Leonardo Hilsdorf
Dia 30 de novembro 2021 (terça-feira), às 19h
Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos: R$ 40,00 (R$20,00 meia)
À venda na bilheteria da Sala e no site Sympla

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui