Pacientes que passaram por extração da laringe no HUPE recebem laringe eletrônica

Em casos avançados de câncer de laringe, a única alternativa de tratamento do paciente é a laringectomia total, com isso, o paciente fica impossibilitado de emitir sons

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A laringe eletrônica é uma das alternativas para que o paciente que perdeu a laringe, volte a se comunicar / Divulgação

O Centro Universitário de Combate ao Câncer (CUCC), do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe-Uerj), proporcionou um momento único a um grupo de pacientes acometidos por câncer de laringe. Durante um evento realizado no hospital, os pacientes receberam de presente uma laringe eletrônica. O equipamento é o mais moderno atualmente fabricado. Com ele é possível fazer modulações de voz, inclusive de manifestação de emoções, apesar da voz ainda ser robotizada.

Em casos avançados de câncer de laringe, a única alternativa de tratamento do paciente é a laringectomia total – retirada total da laringe – e, com isso, o paciente fica impossibilitado de emitir sons: perde a voz, em razão da prega vocal, órgão responsável pela emissão dos sons. Após a extração da laringe, o paciente é submetido a uma reabilitação, através da qual pode desenvolver 3 formas de alaríngea: uso da laringe eletrônica, voz esofágica e prótese fonatória.

Caroline Peixoto, fonoaudióloga integrante o Laboratório de Estudos e Assistência em Fononcologia do UniHupe-Uerj explicou que os pacientes que passam pelo procedimento de laringectomia total na unidade recebem uma laringe eletrônica logo após a cirurgia, de forma que não percam a sua capacidade de comunicação. Sendo eles, depois, encaminhados a um fonoaudiólogo para dar início à sua reabilitação.

“Em nosso hospital, temos a oportunidade de doar uma laringe eletrônica para os pacientes logo após a cirurgia como forma de estabelecer uma comunicação de maneira imediata. Para isso, no período pré-operatório ele recebe orientações da fonoaudióloga quanto ao seu processo de reabilitação. Passado o pós-operatório, o paciente seguirá em acompanhamento individual e em grupo para que outras formas de reabilitação vocal possam ser adquiridas”, afirmou Caroline Peixoto.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pacientes que passaram por extração da laringe no HUPE recebem laringe eletrônica
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui