Paço Imperial celebra 40 anos com nova programação de exposições gratuitas

Com abertura no dia 15 de março, roteiro dá início às celebrações, que incluem seminários, workshops e concertos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Ana Carla Pereira/Iphan

Para comemorar seus 40 anos, o Paço Imeprial, no Centro do Rio, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), inaugura, no dia 15 de março, uma nova programação de exposições, todas gratuitas e abertas ao público geral.

Os artistas escolhidos para que integrar a programação trazem um panorama diverso da arte contemporânea. Iole de Freitas apresenta “Fazer o ar”, com curadoria de Eucanaã Ferraz e cerca de 16 trabalhos inéditos que exploram o volume e o ar. Já Ana Hortides exibe “Casa Própria”, sua primeira mostra individual no Rio de Janeiro, investigando a materialidade da casa popular a partir da arquitetura do subúrbio carioca. A produção da artista plástica e performer Márcia X também é contemplada em “Tornar visível, tornar invencível”. Já Lucilia de Assis e Alexandre Dacosta revisitam o histórico “Salão de Belezas”, três décadas após sua primeira edição no Paço Imperial, com a exposição coletiva “II Salão de Belezas”.

No primeiro pavimento, Cláudia Lyrio exibe “O Manuscrito”, com curadoria de Marisa Flórido Cesar. A mostra apresenta cerca de 70 trabalhos que exploram a relação entre texto e imagem, combinando escrita e pintura, letra e forma, enquanto questionam a fronteira entre compreensão e abstração. O espaço também recebe as obras de Roberto Magalhães em “Xilogravuras em uma coleção”, além dos trabalhos de Carlos Zilio em “A pintura com à pintura”.

No segundo pavimento, o duo Manata Laudares apresenta “Dias Depois”, uma experiência sensorial que convida o público a um mergulho na memória e no tempo. Com instalações sonoras, esculturas e bordados, a mostra explora temas como ressignificação de valores na arte e na sociedade.

A seleção das exposições foi realizada pelo Conselho de Programação e pela direção do Paço Imperial. “Os critérios são muitos e variam de acordo com cada momento. Sem dúvida, mérito, inovação e viabilidade norteiam muitas vezes as escolhas”, afirma a diretora Cláudia Saldanha.

As comemorações pelos 40 anos do Paço Imperial se estenderão ao longo de 2025, incluindo seminários, workshops, concertos e a publicação de um catálogo especial.

Serviço:
Nova programação de exposições do Paço Imperial
Data de abertura:
15 de março, às 15h
Período de visitação: 15 de março a 11 de maio
Horário de funcionamento: terça a domingo, incluindo feriados, das 12h às 18h
Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paço Imperial celebra 40 anos com nova programação de exposições gratuitas
lapa dos mercadores 2024 Paço Imperial celebra 40 anos com nova programação de exposições gratuitas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui