Paes avalia manter obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares fechados

'Apesar do comitê estar mandando, provavelmente a gente vai permanecer com a obrigatoriedade de utilização de máscara em espaço fechado", disse o prefeito

Eduardo Paes, prefeito do Rio - Foto: Reprodução/Internet

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que a cidade pode adotar o uso obrigatório de máscaras em locais fechados mesmo após alcançar a terceira fase de imunização, o que deve ocorrer ainda neste fim de semana. A declaração de Paes foi dada durante uma transmissão feita pela internet.

Tem uma serie de gatilhos previstos pelo Comitê Científico. Entre elas, o fim da obrigação de utilização de máscaras em locais fechados. Eu ainda não sei se vou acompanhar o comitê cientifico. Apesar do comitê estar mandando, provavelmente a gente vai permanecer com a obrigatoriedade de utilização de máscara em espaço fechado“, disse o prefeito, que completou.

“A gente deva atingir a meta da terceira fase do comitê cientifico, em que se alcança 75% da população total vacinada. Estamos em 70% de imunização com duas doses.”

Ao atingir esse número, o uso de máscara poderia deixar de ser obrigatório em locais fechados. Em lugares abertos, cariocas e turistas estão liberados de usarem o item de proteção individual desde o início do mês.

Cidade do Rio chega a 90% dos adultos com esquema vacinal completo

Com o avanço da campanha de vacinação, os números da Covid seguem caindo a cada dia. Hoje, o Rio tem o menor número de casos e óbitos de toda a pandemia. Segundo a secretara de Saúde, 90% dos adultos cariocas estão imunizados com as duas doses ou a dose única. Além disso, a prefeitura anunciou em suas redes sociais que 70% da população está completamente imunizada contra a covid-19.

De segunda-feira para terça, (09/11), 87 dos 92 municípios do estado do Rio não registraram mortes por Covid-19. As cinco cidades que registraram óbitos nesse período foram a capital, Volta Redonda, Valença, Rio das Ostras e Macaé. Foram 15 mortes ao todo.

Se considerados os registros desde o início do mês, 59 cidades não tiveram mortes por Covid-19. E 33 registraram 163 mortes agora em novembro.

Na rede SUS da capital, há 78 pessoas internadas com Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram apenas 4 novas internações em todo o estado.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui