Em entrevista ao programa ”Bom Dia Rio”, da ”TV Globo”, na manhã desta sexta-feira (11/03), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que o BRT passa por uma ”crise profunda” e que o Poder Executivo carioca vem tentando combater um sistema que atua a nível nacional e que está sabotando os meios de transporte.
”No caso dos transportes, há uma crise institucional, reputacional. Os escândalos todos recentes fizeram com que medidas judiciais fossem tomadas contra as empresas de ônibus. Por exemplo, você não tem aumento de tarifas há 4 anos, proibido por decisão judicial. Por exemplo, hoje o diesel está aumentando 25%. Isso não é repassado. Você tem, de fato, um gasto maior”, disse.
Paes destacou ainda os problemas fazendo menção a um dos símbolos da paz da história da humanidade: ”Mesmo que os empresários de ônibus fossem a Madre Teresa de Calcutá, o que não é o caso, ainda haveria muita dificuldade. Então, vivemos uma crise profunda no modelo, institucional.”
O prefeito afirmou também que o município vem enfrentando dificuldades para alugar ônibus para substituir os que se encontram inoperantes por estarem velhos ou por algum problema momentâneo.
”Temos dificuldades neste momento para alugar ônibus. Estamos desmontando um sistema que domina não apenas o Rio, mas o Brasil. Então, o sujeito que é sócio de uma empresa aqui é sócio de uma empresa em São Paulo, no Acre, em Salvador. Na greve que tivemos, conseguimos quase 200 ônibus para alugar. Hoje tem, no máximo, de 36 a 40 para alugar”, explicou.
Manifestação nesta sexta
Em meio às falas de Paes, acontece na manhã desta sexta, na Zona Oeste do Rio, um protesto de passageiros contra a precariedade do sistema BRT. Entre as queixas dos usuários estão a superlotação dos ônibus, o péssimo estado de conservação de alguns articulados e a falta de regularidade nos horários das viagens.
isso …tem que se transformar …em sobre trilho…metro / trem…o prefeito e ex . governador…aceitarao …o jogo …dos empresários dos ônibus
acaba c/ essa pouca vergonha
coloca no…trilho
Seguramente, o BRT na cidade do Rio de Janeiro representa o maior equívoco em matéria de transporte e desenvolvimento urbano do país. Sua implantação pelo atual prefeito em sua gestão anterior acarretou desapropriações, demolição de imóveis residenciais e comerciais, destombamento e destruição de patrimônio cultural municipal, acentuando a decadência econômica de bairros inteiros assolados por esses corredores expressos, sem falar na piora substantiva da qualidade de vida dessas regiões há muito desprezadas por gestores públicos. Há que se destacar também todo o sofrimento e humilhação diária pelos quais passa o cidadão carioca usuário desse meio de transporte. Uma solução definitiva seria a expansão da malha metroviária subterrânea, minimizando assim o impacto urbanístico e liberando grandes áreas para projetos de desenvolvimento urbano. Projetos necessários como esses não podem ser concebidos como sendo de governo ou de mercado, mas como projetos de Estado, que transcendam o imediatismo de objetivos e agenda de interesses eleitorais que domina o pensamento desses péssimos governantes.
Blá blá blá blá blá……….. a criatura se voltando contra seu criador.
O Sr. Eduardo Pães, iniciou tudo isso, quando entregou todas as linhas e empresas nas mãos do Grupo Guanabara (Jacob Barata & Família) Vamos lembrar, temos que lembrar, o mesmo Prefeito, tirou todas as linhas de circulação, alterou os itinerários, deixando tudo nas mãos e beneficiando o Grupo Jacob Barata… Obs: Olha a Central do Brasil, cadê as linhas, só tem duas empresas Real e Nossa Senhora das Graças, fazendo linhas para Copacabana/Ipanema/Leblon. Quem precisa ir para qualquer lugar tem que fazer baldeações por causa do Sr. Eduardo Pães, cadê as linhas das empresas “São Silvestre, Acari, Estrela, Estrela Azul, Amigos Unidos, Bangu, Andorinha, Algarve, Madureira Candelária, Rubanil, América, Via Rio, City Rio, Feital, Litoral Rio e outras que fecharam as portas deixando milhares de funcionários desempregados, por causa do capricho do Prefeito, que só olha para a Zona Sul, já a Zona Oeste, está largada, alias sempre esteve largada, só é vista em época de eleições, promessas vazias e que nunca são compridas. O Sr. Eduardo Pães, é o culpado por tudo isso que está acontecendo no meio dos transportes. Todas as empresas que não eram ligadas ao Grupo Destruidor “Jacob Barata & Família”, teve que sumi do mapa, e consequentemente as linhas também, já as linhas rentáveis ficaram nas mãos do Grupo destruidor. Os Grupos, ligados ao Grupo destruidor, tomaram de assalto os territórios do Município/Capital, estão nas mãos do Grupo Guanabara “Jacob Barata & Família e continuará, pois tem o apoio exclusive da Câmara dos Vereadores e do próprio Sr. Eduardo Pães, agora quem depende de ônibus e linhas, sofrer muito! Não bato palmas para esse Grupo! Lembrando que a Zona Oeste é o maior colégio eleitoral do Município. Mas a população está anestesiada! Eu, em particular, não gosto do Grupo Guanabara (Jacob Barata & Família e amigos “Eduardo Pães” Os mesmos impedem que haja uma licitação no Estado e Município, impedindo com unhas e dentes que entre outras empresas e grupos de fora de outros Estados. O mesmo Grupo Guanabara “Jacob Barata & Família e amigos” Sr. Eduardo Pães, matam as linhas, acabam com as linhas, para que não entre outras empresas aqui na Capital/Município. Faça uma matéria sobre isso, procuram saber mais sobre tal assunto que começou com o próprio atual Prefeito. Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws “Petrópolis, Rio de Janeiro” Brasil!
O mesmo fez isso já faz tempo! Inclusive, ajudou com todas ás forças a fechar milhares de empresas e retirou muitas linhas de circulação, segundo ainda o Sr. Pães, deixou um grande legado para os cariocas que precisam de ônibus para se locomover. Não se assuste com os acontecimentos de uma futuro próximo (Eleições 2022 e 2024) Troca de favores e não acontecimento de licitação no Estado do Rio de Janeiro/Município/Capital! Vida que segue!
Interessante, a Braso Lisboa, Ideal, Gire, Pavunense, tiram ônibus das sua linhas, deixando seus passageiros pé, para suprir o Brt, mas e aí, cadê as empresas e linhas que os Grupos que fatiaram o Rio de janeiro, tiram de circulação com apoio do Sr. Eduardo Pães e Amigo que amam o Estado/Município do Rio de Janeiro. Só um grande ou pequeno detalhe, essas empresas que ajudam e estão aí na maioria pertencem ao Grupo destruidor Guanabara “Jacob Barata & Família” Que dominam o Rio de Janeiro/Capital/Município. Impedem com unhas e dentes para não haver licitação, não entrar outras empresas aqui no Estado/Rj. Cadê os defensores do Grupo Jacob Barata e familiares. O que chama atenção, e que ninguém nem as autoridades falam sobre os ônibus da Pégaso, que sumiu seu BRTS, não há nessa confusão outras empresas. (Grupo Redentor) Cadê os carros da Pégaso!? Cadê o Detro para fechar a empresa Pégaso!? Estranho ninguém comenta isso!? O Sr. Eduardo Pães, entregou nas mãos dos Grupos que fatiaram o MUNICÍPIO/CAPITAL/RIO DE JANEIRO… em especial o Grupo Guanabara “Jacob Barata & Família” e amigos!
O maldito Leonel Brizola encampou a empresa Real Auto Ônibus e também faliu com ela. O estado tem que regular o transporte que deve ser da iniciativa privada, estamos em um regime capitalista-democrático, de economia de mercado, não num regime totalitarista. Regular sem roubar ou ter “cota societária” de amigos corruptores proprietários de empresas de transporte.
Entendeu gestor municipal, você é transitório, o Estado não!
Em tempo*** A empresa chinesa de eletrificação de transportes está em pauta, está em seus projetos? Tomara que achem um gancho pra te enfiar goela abaixo uma improbidade administrativa.
Ahhhh….e esquece a ameba do Felipe Santa Cruz, não vai arrumar nem para o café e o senhor vai ser derrotado novamente na sua indicação.
O modelo está esgotado. Não subiste sem subsídios públicos. Embora, com uma visão moderna e atual, que parece ninguém na prefeitura do Rio possuir, seja possível um sistema de transporte público nos moldes do BRT, autosustentável e lucrativo. Mas é preciso pensar fora da caixinha e estar atualizado.
Pois é Eduardo Paes, estamos agora vivendo o legado que tanto o Ex-presidiário Lula, o Marginal Sergio Cabral e você falaram. Uma ostentação descabida com o dinheiro público, obras superfaturadas e porque o transporte seria diferente, né? Era óbvio que um desastre estaria por vir, desde quando tirar linhas conhecidas há décadas, mudar as rotas das que sobreviveram e colocar um engodo (BRT) para turista ver, seria algo que daria certo?
COLHA OS FRUTOS DA MERDA QUE VOCÊ AJUDOU À FAZER!
Triste é ver a população pagar todos os dias pela sua incompetência e populismo. Mas esse mesmo povo merece, afinal te colocaram lá novamente.
Tudo arquitetado para criar uma situação em que o prefeito nervosinho vai comprar ônibus elétricos ,anotem! Lembrem-se que o nervosinho foi “ acolhido “ por uma empresa chinesa de ônibus elétricos (BYD)quando perdeu eleição para governador
Não tinha pensado nisso, você está certo.
Ele ia comprar elétricos para a Transoeste mas não vai aparentemente e estranhamente desisitiu.
Ele ia comprar elétricos para a Transoeste mas não vai, aparentemente desisitiu.
Este BRT nunca era para ter sido feito.
O Eduardo Paes foi avisado,mas prevaleceu as $$$$$$ dos donos de companhias de Ônibus.
Tinham que ter colocado metrô de superfície.
O metrô subterrâneo realmente é muito caro e seria inviável a sua colocação.
Exatamente! E assim que ficou comprovada a união entre o empresariado de transportes corrupto e os governantes corruptos a justiça teria a obrigação de punir os responsáveis e mandar fazer licitações para o transporte público, inclusive com empresas internacionais, mas não fizeram NADA disso e parece que estão apenas deixando o tempo passar para ficar tudo como sempre foi ou pior.
kkkk e esse cara ainda quer que os trabalhadores voltem pro presencial pra sustentar o centro do Rio mesmo sem ter transporte digno! É um Paespalho mesmo!
Tudo por única irresponsabilidade do próprio. O contrato de licitação tinha fórmula de reajuste porém, não previa ônibus com ar condicionado. Quando o EP decidiu fazer graça por causa da copa e olimpíadas, e determinou que a frota deveria passar a ser refrigerada, ele concedeu um reajuste de 20 centavos, não previsto na fórmula de reajustamento e desde então deu no que deu. A justiça não reconhece o reajuste fora da fórmula prevista em contrato, onde os ônibus não tinham obrigação de ser refrigerados e por isso já se vão 4 anos sem reajuste na tarifa e o sistema colapsado por causa de um único irresponsável. Quanto ao BRT, quem não se lembra da ordem do EP de ficar pronto logo o Transoeste a fim de angariar votos para sua reeleição ? Agora está contratando empresa para refazer o leito viário que não suporta o peso e o tráfego dos articulados, porque ele tinha pressa para obter vantagem eleitoreira. Já no Transcarioca, o pavimento de concreto foi feito com metade da espessura projetada, possivelmente também para inaugurar a tempo das olimpíadas e fazer bonito. Quando passei no local poucos dias antes da inauguração, vi trecho que seria fisicamente impossível de ficar pronto a tempo…mas ficou. A consequência é a situação de deterioração do leito viário. Por tudo isso, os articulados que tinham previsão de durabilidade operacional de 20 anos, mal duraram 4 anos. Agora, EP criou uma empresa municipal, repleta de funcionários não concursados e contratando diversos serviços, equipamentos e obras para refazer tudo que ele mesmo, por ambição política, fez de errado.
Exatamente, num país sério esse prefeito estaria preso, acorrentado e enjaulado, mas a força desse meliante dentro do MPRJ, das polícias e dos políticos da CMRJ e TCMRJ, é tão grande que ele sempre dá um jeito de escapar. O coitado do Crivella, que não inventou a corrupção, somente manteve os mesmos funcionários do paespalho nos cargos comissionados é que foi preso e execrado. Até hoje o Bethlem não foi julgado. As vigas da perimetral nunca foram encontradas, a polícia não consegue achar, a gente tem que admitir, o cara é bom! Vale lembrar que ele foi o braço direito do Cabral e está na prefeitura novamente cometendo os mesmos crimes.
Coitado do Crivella????? Menos, POR FAVOR! BEM MENOS…..
É um conversinha fiada mesmo, agora “não tem ônibus para alugar”…e para comprar também não existe ônibus?!..aonde já se viu um cara tão incompetente desses?!..um absurdo!!! Coisa de maluco!!..um cara que vê MILHÕES de pessoas durante ANOS sofrendo todos os dias nessa porcaria de transporte, agora fica aí contando mentiras, essa é boa !!! Não existe ônibus, PQP !!!! Como uma coisa dessas ainda consegue se eleger?!..só no RJ mesmo, essa cidade é amaldiçoada!!
Pois é, Mario, o q vc escreveu é a pura verdade, mas por que votaram nele de novo? Será que a eleição foi fraudada? A gente sabe que nossas urnas e sistema eleitoral “são invioláveis”, então o que aconteceu para o povo carioca votar nesse larápio de novo? O Rio está cagado com uma maldição, só pode, os cariocas teimam em só eleger prefeitos podres e abjetos, inacreditável!