Paes é mais bem avaliado entre os homens, brancos e moradores da Zona Sul

Os dados são referentes à primeira pesquisa feita pelo Instituto Rio21 de uma série de análises trimestrais que serão realizadas até o final do mandato

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

O Instituto Rio21 realizou uma pesquisa de avaliação da gestão do Governo Municipal do Rio de Janeiro, encomendada pelo DIÁRIO DO RIO, que buscava compreender a percepção da população carioca sobre as ações da Prefeitura. Esta é a primeira de uma série de pesquisas trimestrais que serão realizadas até o final do mandato, de modo a compormos uma série histórica de avaliação do governo.

Um dos tópicos avaliados foram os primeiros seis meses de gestão do governo do Prefeito Eduardo Paes. Ao observar esses dados por grupos populacionais, percebem-se algumas tendências, conforme mostram os gráficos a seguir.

Por exemplo, constatou-se que pessoas que se identificam como pertencentes ao sexo masculino avaliam mais positivamente o governo Eduardo Paes do que aquelas que se identificam como pertencentes ao sexo feminino. Enquanto 41,1% das entrevistadas avaliaram os primeiros seis meses do governo Eduardo Paes de maneira positiva, esse número subiu para 58,3% no caso de entrevistados do sexo masculino, apresentando uma crescente de 17,1 pontos percentuais.

image 35 Paes é mais bem avaliado entre os homens, brancos e moradores da Zona Sul
Elaboração Instituto Rio21

Os moradores das diferentes regiões do Rio de Janeiro também avaliaram de maneira distinta o governo municipal. Residentes da Zona Norte e Oeste demonstraram uma percepção mais negativa sobre o governo de Eduardo Paes do que os residentes da Zona Sul e Centro. De acordo com os dados coletados, 13,3% e 12,3%, respectivamente, dos moradores da Zona Oeste e Zona Norte avaliaram os primeiros seis meses de governo como péssimos.

Advertisement

Em contraste, apenas 7,3% dos moradores da Zona Sul e 7,5% do Centro avaliaram os primeiros seis meses dessa maneira. Também vale ressaltar que enquanto 60,8% dos residentes da Zona Sul avaliaram o início de governo do Eduardo Paes como bom ou ótimo, apenas por volta de 46% dos residentes da Zona Norte e Zona Oeste apresentaram uma percepção positiva do governo.

image 36 Paes é mais bem avaliado entre os homens, brancos e moradores da Zona Sul
Elaboração Instituto Rio21

Ao analisar a percepção dos entrevistados por renda familiar mensal, nota-se que quanto mais rico, mais positiva é a avaliação dos primeiros seis meses da gestão do Eduardo Paes. Ao passo que 62,3% dos indivíduos que declararam uma renda familiar mensal maior de 15 salários mínimos avaliaram o governo municipal de forma positiva, apenas 27,0% dos entrevistados que declararam uma renda familiar mensal de até um salário mínimo responderam que os primeiros seis meses da gestão do Eduardo Paes foram bons ou ótimos.

image 37 Paes é mais bem avaliado entre os homens, brancos e moradores da Zona Sul
Elaboração Instituto Rio21

Já em relação à cor ou raça, 54,6% daqueles que se autodeclararam brancos consideram que os primeiros 6 meses dessa nova gestão municipal foram bons ou ótimos. Sendo esse o maior percentual positivo entre as categorias de cor ou raça definidas segundo o IBGE.

image 38 Paes é mais bem avaliado entre os homens, brancos e moradores da Zona Sul
Elaboração Instituto Rio21

Na categoria idade, o destaque da avaliação positiva do governo Eduardo Paes fica entre os mais jovens: 67,2% dos entrevistados que tem entre 16 e 24 anos avaliaram os primeiros 6 meses como bons ou ótimos e 67,4% entre 25 e 29 avaliaram da mesma forma. Já a avaliação negativa (ruim + péssimo) não passou dos 15% somando essas duas faixas etárias.

O índice de avaliação negativa foi maior entre os mais velhos: dos entrevistados que tem 60 anos ou mais, 35,8% afirmaram que os primeiros meses dessa nova gestão municipal foram ruins ou péssimos.

image 39 Paes é mais bem avaliado entre os homens, brancos e moradores da Zona Sul
Elaboração Instituto Rio21

Segundo a Diretora de Pesquisa do Instituto Rio21, Ana Flávia Assumpção: “A partir da análise desses dados, conseguimos identificar o perfil dos entrevistados que mais avaliam positivamente os primeiros 6 meses do governo do prefeito Eduardo Paes: Sendo a maioria homens, brancos, jovens, moradores da Zona Sul e com uma renda familiar mensal alta. Nossa próxima análise, trará os dados sobre as expectativas da população carioca para os próximos 6 meses, então poderemos comparar se o perfil de quem avalia positivamente o governo se mantém ou se haverá alguma mudança.”

* Pesquisa quantitativa com disponibilização de questionário online via e-mail e redes sociais, realizada entre os dias 04 e 12 de agosto de 2021, com 1249 entrevistados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paes é mais bem avaliado entre os homens, brancos e moradores da Zona Sul
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Eu não li isso… vontade de rancar meus olhos kkkkkkkk… se esse jornal tivesse boca e alguém chutasse, rancaria a bolsa escrotal do Eduardo Paes o tanto que esse blog puxa sardinha para o grande mito de MARICA!!!! O povo ama ele lá kkkkkkkkk que piada hein esse colunista kkkkkkkk

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui