Paes escolhe Pedro Duarte como seu adversário na Câmara

O vereador do NOVO, Pedro Duarte, ganhou o ódio de Eduardo Paes após criticar taxação dos apps de transporte e exigir curso superior para conselheiro do TCM

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Flávio Marroso/CMRJ

Parece que o Prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), já escolheu seu adversário na Câmara dos Vereadores do Rio, e vejam só, foi logo um vereador júnior e que nem está entre os partidos que fazem oposição a seu governo. Pedro Duarte (Novo), em seu primeiro mandato, tem recebido alguns petardos do alacaide.

O primeiro foi em 18 de março, quando Duarte criticou Paes sobre a ideia da Prefeitura do Rio de criar taxas sobre os aplicativos de transporte. O decreto acabou sendo mal visto pela maioria dos vereadores, mas sobrou para o edil do Novo, que viu sendo chamado de PSL Personalité, apelido criado pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSol) para o Novo.

E sobre a provável indicação, por parte de Paes, de seu chefe de gabinete David Carlos Pereira Neto, para o Tribunal de Contas do Município (TCM) criticado por Duarte no Tweet, acabou sendo motivo da ruptura completa. É que o vereador do Novo, e Tarcísio Motta (PSol) apresentaram projeto de Lei que exige curso superior para os Conselheiros do TCM. Algo óbvio, mas que pegou mal entre os edis, e teve crítica até do vereador Reimont (PT).

Advertisement

Mas a conta acabou sobrando para Duarte que por esse motivo, de acordo com Berenice Seara, foi colocado no cantinho do castigo por Eduardo Paes. Ele passou o recado aos vereadores para não passar nenhum projeto que venha do seu gabinete.

Duarte respondeu que “Se fosse para não ser independente e não fiscalizar de verdade a Prefeitura e os atos do Prefeito, eu sequer teria concorrido a vereador. Meu compromisso com meus eleitores e com todos os cariocas é – e seguirá sendo – o de defender o que eu acredito, ainda que isso gere “dificuldades” ao nosso gabinete. O curioso disso, inclusive, é que somos na Câmara os maiores defensores de muitos dos projetos enviados pela Prefeitura – o que não nos impede de atuar contra o que houver de ruim. Independência é isso, e não tem preço.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paes escolhe Pedro Duarte como seu adversário na Câmara
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Esse caso entre o Alcaide atual do Rio de Janeiro e o Vereador Pedro Duarte é muito ilustrativo para demonstrar como ainda estamos longe de PRATICAR A DEMOCRACIA DE FATO!!! Que Eduardo Paes não goste das ações contrárias do referido vereador a seus projetos e intenções, é seu direito. Porém, agir para bloquear os trabalhos de um representante dos cidadãos cariocas com manobras prova seu caráter autoritário e vingativo. Discordo sobre a crítica à cobrança de imposto sobre o serviço de transporte de passageiros por aplicativo, já que aquela atividade econômica deve ser taxada como qualquer outra. Porém é um absurdo que um prefeito nomeie para Conselheiro do TCM um profissional sem nível superior! No mais, penso que as criticas na defesa da ética e da justiça na Administração Pública são devidas e bem-vindas!

    • É exatamente isso, Sílvio. Sua opinião reflete o que não podemos perder jamais, que é a IMPARCIALIDADE na hora de emitir uma crítica. Por mais que sejamos simpáticos à gestão do Eduardo. Discutir, de forma madura, só faz bem.

  2. Votei no Pedro Duarte. Tenho algumas discordâncias em relação a ele, mas tá fazendo valer meu voto. Que não se abale e siga fazendo um bom trabalho.

  3. A 1ª crítica do Vereador – quanto à taxação é equivocada. De alguma forma sobre à atividade econômica precisa incidir imposto.
    Já a 2ª crítica – na exigência de ensino superior para Conselheiro de Contas, é acertada a posição do Vereador. Para falar a verdade, ensino superior é o mínimo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui