O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), participou do painel “Como investimento em infraestrutura pode transformar megacidades em megarregiões?”, nesta quinta-feira (13), durante o segundo e último dia do FII Priority Summit, um dos maiores eventos de investimento do mundo. O painel teve a mediação do editor-executivo do jornal Valor, Sergio Lamucci. O CEO da Tim Brasil, o italiano Alberto Griselli, e o diretor comercial do Aeroporto King Salman (Arábia Saudita), Luis Eduardo Perez, também abordaram o tema ao lado do prefeito.
Em sua participação, Eduardo Paes falou sobre a estratégia adotada pela Prefeitura para fazer a cidade crescer. O foco, segundo ele, foi o investimento no Centro e na Região Portuária, regiões que contam com infraestrutura montada e espaço para moradores.
“São áreas que já tem infraestrutura. As escolas já estão lá, hospitais já estão lá, o sistema de esgoto já está lá. A cidade economiza recursos. Quando se expande, a cidade fica mais cara”, disse Paes, ressaltando que descartou ações de horizontalização da cidade, o que obrigaria a população se deslocar por longos trajetos, além de gerar uma estrutura urbana que já existe na região central da capital fluminense.
O prefeito falou ainda sobre a captação de recursos para a revitalização do Centro. Eduardo Paes observou que a realização de Parcerias Público-Privada (PPP) foi primordial para que os resultados atingidos fossem possíveis.
“A renovação da área central do Rio de Janeiro é um bom exemplo. Foi uma PPP muito importante feita pela Prefeitura. Temos hoje uma infraestrutura melhor na região do Centro da cidade, com hospitais, escolas e sistema de esgoto. Nas últimas quatro décadas, o Brasil tem construído um arcabouço jurídico legal, com instituições fortes, para que os investidores venham para o País”, afirmou o prefeito, comentando a importância da construção de um trem bala para ligar Rio e São Paulo.
“A beleza dessas conexões rápidas seria morar no Rio, acordar nessa cidade maravilhosa, ir à praia, subir a Vista Chinesa de bicicleta, e ir ao trabalho na Faria Lima, em São Paulo. Toda vez que falamos em colocar um trem-bala entre Rio e São Paulo, as duas principais cidades do país, o mercado vem e diz que não se pode investir dinheiro público nisso. Precisamos de dinheiro privado, de concessões, de PPP, mas sempre haverá necessidade de dinheiro público para atrair investimentos privados em infraestrutura. Não se pode ficar esperando sentado para sempre”, pontuou Eduardo Paes.
O FII Priority Summit, que é realizado pela primeira vez na América Latina, foi organizado pelo Future Investment Initiative Institute, entidade sem fins lucrativos com recursos do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que conta com US$ 925 bilhões em investimentos. O evento tem como objetivo estreitar as relações entre o Brasil e a Arábia Saudita, além de projetar o País como um polo de ideias e iniciativas ambientalmente sustentáveis para investimentos globais.
Paes é Papagaio de Circo; os bairros da Zona Norte e as demais regiões estão abandonados e favelizados, esse cara só Gosta da Zona Sul, onde é morador proprietário, o résto q se explôda, o BRT, av Brazil é 1 exemplo claro e arejado para quem quiser ver e sentir. #FORApaesUrgente.
Estranha essa fala do Senhor Prefeito ou no mínimo incoerente. Quando todos se unem, empresários, políticos e demais cidadãos para reerguer o Rio de Janeiro criando condições de tornar nossa cidade um local onde exista riqueza econômica e trabalho. O próprio Prefeito tem feito coisas nesse sentido, inclusive anunciando há poucos dias atrás que o Rio teria uma Bolsa de Valores e aí vem ele com essa declaração de Recreio dos Bandeirantes. Mora no Rio e trabalha em São Paulo. Tem hora que as suas gracinhas passam dos limites. Acho que ele merece um sermão de todos os cariocas que lutam pelo soerguimento do nosso Estado e da nossa Cidade.