O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), ironizou o fato dos vereadores filiados ao Partido Liberal (PL) serem contra a criação de uma Força de Segurança Municipal na cidade.
”Eu tinha que estar vivo para ver a bancada do PL na Câmara de Vereadores ser contra a criação de uma Força de Segurança Armada, bem treinada, bem remunerada e oriunda das Forças Armadas na cidade do Rio. Vai entender…”, escreveu Paes em sua conta no X (antigo Twitter) na noite da última terça-feira (18/02).
Eu tinha que estar vivo para ver a bancada do PL na Câmara de Vereadores ser contra a criação de uma Força de Segurança Armada, bem treinada, bem remunerada,
e oriunda das Forças Armadas na cidade do Rio. Vai entender….. ????— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 19, 2025
Desde 2021, com a filiação do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, o PL passou a ser um partido fortemente alinhado à direita, com ideais conservadores. A sigla defende, por exemplo, entre outras bandeiras, a fé cristã, o liberalismo econômico e o porte de armas, o que levou à crítica de Paes.
Força de Segurança Municipal
Na última segunda (17/02), a Prefeitura do Rio apresentou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que cria na capital fluminense uma Força de Segurança Municipal.
A iniciativa prevê a formação de um efetivo de cerca de 4.200 mil agentes armados até 2028, com o objetivo de reforçar a segurança ostensiva em áreas com alta incidência de crimes como roubos de rua, de celulares e de veículos. O projeto também busca posicionar o município do Rio como um ator mais ativo no debate sobre segurança pública no Brasil.
Esse prefeito Paspalho é da turma de pilantras.
Não assume que é incapaz de conseguir fazer a mudança da Lei Orgânica, a fim de armar a Guarda Municipal.
Então, por meio de proposta de nova lei que mira a criação de mais um órgão na Prefeitura, dedicado a fazer o que a Constituição da República indicou ser papel das guardas, para então retirar e limitar as atribuições da GM-Rio ao papel de segurança do BRT…
E o pior de tudo é que tem pessoas cegas que não enxergam nesse marabarismo nenhuma gravidade…
A guarda municipal colheu o que plantou durante anos , combatendo camelos , agindo sempre na covardia , trabalhando com uniformes mulambentos e desleixados …nunca conseguem resolver nenhum problema …viraram fabrica de multas infelizmente a população vê isso e não tem simpatia pela guarda, o fim dela será um alívio para a população de bem pois desde sua criação ela é dispensável…. o prefeito prefere pagar 10.000 reais a outros que melhorar essa guarda . Ja houve dizer que tem pessoas com nível elementar ganhando rios de dinheiro e comandando tida essa loucura dessa guarda ..que venha a força de segurança pública municipal pra hontem.
Primeiro aprende a raciocinar para escrever direito.
O Prefeito mais canalha da história. Ninguém é contra uma força municipal armada. O problema é que essa força já existe. É somente o padrinho nervosinho fazer cumprir a lei 13.022/2014 e armar a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Somente isso.
Não precisa de conversa fiada e tentar inventar a roda. Faça cumprir a lei federal 13.022.
Os vereadores estão contra o seu projeto, pois eles cobram que o perfeitinho prepare a Guarda Municipal.
Bolsonarista contra guarda municipal armada? Hahahahah
Gostam mesmo de ver Castro e o PL fazendo o Rio voltar a ter os piores indicadores de crimes do Brasil.
Oposição por oposição. Esse é o PL do quanto pior melhor.
Por que não contrata mais guardas e dá um treinamento compatível e arma os caras ??
Soldado Peixoto vendo isso: O.O
“Vou ganhar 13k mais benefícios para fazer graça conforme a vontade do prefeito da ocasião?”
Selva!
Ele tá criando essa aberração jurídica por algum motivo, ti garanto que não é em benefício da população do RJ, por ela vai custar 2x mais que a GM Rio e com a metade do efetivo . Parem e pensem um pouco.
Existe 2 bombeiros, 2 PMS,2PCs, não e dentro dessas instituições existem grupamentos especializados , como na GMRIo existe Fonda escolar ( projeto criado na GMRio), patrulaMaria da penha,GOE e outros.
Logo não existe essa estória de guarda especializada
Quanta inocência “JA vejo essa força municipal dando segurança a família de autoridades municipais no translado e na residência deles e de familiares o detalhe importante com dinheiro público.
Acho que tudo que vier pra somar em prol da segurança das pessoas, será bem vinda, é preciso unir as forças de segurança seja lá qual for para, tentar conter a criminalidade que já, está quase imbatível.
Serão pessoas contratadas por no máximo 6 anos, não serão funcionários públicos, é ilegal colocar esse pessoal nas ruas para fazer papel de polícia, não vai demorar vai ter pedido de inconstitucionalidade da lei, adiantaria mais armar a GM e abrir concurso público. Também adiantaria muito pedir ao governo federal que intercedesse no supremo para acabar com a ADPF das Favelas do Molon, amigo do nervosinho, porém, temo que eles não querem isso.
Parabéns pela iniciativa, prefeito!
A população do Rio precisa de segurança e não procurar culpados pela incompetência do governo do PL, com consequente disparada nos indicadores de criminalidade.
Kkkkk a GM cuida do patrimônio e da ordem urbana sim!!!Kkkkkkk Acabem com a GM então , serve pra nada!!!Nem cracudo roubando fiação podem pegar,nem cracudo invadindo prédios podem barrar!!
PM presente funciona maravilhosamente bem!!!Tem q é expandir!!
Tem q é fazer concurso pra PM,e aumentar os salários!!!Apoio ,me cheira a milícia…daquela nos moldes de Maduro…inconstitucional!!
Porém qq tentaiva de segurança não irá funcionar…., não enquanto a justiça proteger bandido ,e transformar favelas em esconderijo pra marginais de todo o país!!
É isso q o prefeito devia estar fazendo….mas bater de frente com essa gente é útil pra ele????
Deve ser pq é inconstitucional!? Pq já existe uma guarda? Motivo não falta. Esse prefeito, como é fechado com o lula, acha que pode o que quiser juridicamente.
Guarda municipal não é pra combater criminalidade nos moldes das polícias. GM é pra cuidar do patrimônio da ordem urbana tanto que porisso não são armados. Vão se informar pra não escreverem asneiras. O projeto do Prefeito nada tem à ver com Guarda Municipal mas uma força à parte, bem treinada, com armamentos, para agir, aí sim, como apoio. E quanto as críticas do PL é porque estão vendo como projeto político porque sabem que Eduardo Paes é sério candidato ao governo do estado com amplas possibilidades de derrotar qualquer adversario.
Companheiro Raiff, faça download da Lei Federal 13.022/2024, aprovada e sancionada pelo governo federal, e leia, por favor!!
Você vai entender que as guardas têm mais possibilidades de servir a nossa população do que o prefeito do Rio permite, sem contar a lei do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) que reconhece a GCM como instituição de segurança pública.
O prefeito só tem que investir na instituição, apenas isso em vez de jogar dinheiro público fora.
Da próxima vez que quiser falar assuntos sobre a guarda civil municipal, esteja mais preparado. Isso pode evitar que vc fale besteira.
Abração!
Exatamente, Elias, matou a pau, pessoal escreve sem pesquisar e sem saber, o Raiff deve ser mais uma “especialista em segurança pública”.
Respondeu maravilhosamente bem amigo. Existem pessoas, desinformadas, que deveriam evitar comentar e pesquisar um pouco mais antes de se manifestar tão equivocadamente.
Vai ver é porque não servirá pra porcaria nenhuma!!!Se for nos moldes da GM só servirão pra bater em camelô,….Ex forças armadas,velhos barrigudos e sem autoridade alguma pra deter o crime organizado e tráfico de drogas…ou seja,mais um escoadouro de dinheiro público,nosso dinheiro!!!
Parece que Eduardo Pães quer, na verdade, reinventar a roda, desconsiderando uma instituição municipal “legítima” de segurança pública em detrimento de outra instituição de forma, supostamente e grosseiramente, inconstitucional.
O PL é uma corja. Em nome das mamatas do poder, torcem contra o proprio pais somente por ser oposição.
Um governador omisso deste mesmo partido deixou a segurança do povo do Rio de lado.
O PL torce contra? Quais são os partidos que SEMPRE votam CONTRA a PEC da prisão em segunda instância? Pra baixar a maioridade penal? Acabar com as saidinhas? Aumentar as penas dos crimes graves? Construção de presídios? Basta ver a ADPF das favelas do Molon, qual partido foi responsável por dar boa vida aos traficantes do Rio, responda? Meu caro, são os partidos de esquerda que sempre votam contra e vc sabe muito bem disso.
O problema não é ser contr a nova força de segurança, é cadê os guardas municipais da prefeitura?