Paes posta foto com boné e reforça campanha para Rio ganhar título de ‘capital honorária’

O prefeito Eduardo Paes voltou a defender que o Rio de Janeiro seja reconhecido como "capital honorária" do Brasil. A proposta foi encaminhada ao presidente Lula e pode ser oficializada durante a cúpula do Brics, em julho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução Instagram

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), publicou nesta segunda-feira (24.fev.2025) uma foto usando um boné com a frase “Rio de Janeiro, capital do Brasil”. A imagem foi postada em suas redes sociais antes de uma viagem a Brasília, onde pretende reforçar a proposta de tornar o município “capital honorária” do país.

No início de fevereiro, Paes anunciou que enviaria um pedido formal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para oficializar o título. A ideia, segundo ele, busca reconhecer o papel histórico e simbólico do Rio como um dos principais representantes do Brasil no cenário global.

“Vou dar um pulo ali em Brasília! Volto já! RIO, CAPITAL HONORÁRIA DO BRASIL!”, escreveu Paes na legenda da foto.

A iniciativa pretende reparar os impactos da transferência da capital para Brasília, em 1960, e da fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975. O prefeito garante que a medida não trará mudanças administrativas ou impactos financeiros, mas reforçará o status da cidade como um polo internacional.

Eduardo Paes Instagram Paes posta foto com boné e reforça campanha para Rio ganhar título de 'capital honorária'

A Prefeitura elaborou um estudo de 61 páginas detalhando a proposta, que inclui a criação de um comitê para gerenciar o patrimônio federal na cidade. A intenção é que o reconhecimento ocorra durante a cúpula do Brics, marcada para julho.

Durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em 11 de fevereiro, Lula reagiu à proposta com bom humor. “A coisa mais importante é que eu atendo tantos prefeitos que o Eduardo Paes, além de pegar dinheiro todo dia, quer que eu devolva ao Rio a capital do país. Estamos com uma disputa aí que não sei como vamos resolver isso”, brincou o presidente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paes posta foto com boné e reforça campanha para Rio ganhar título de 'capital honorária'

7 COMENTÁRIOS

  1. Sugiro que o Diário do Rio, faça reportagens sobre a estações de trens e metrô, pois estão “abandonadas”, pois são sujas, de comunicação visual precária. A estação Maracanã, no acesso pra av. Que dá acesso pra Mangueira, está um horror, já que o acesso interno foi fechado, os elevadores não funcionam e a muita sujeira nas escadas. A estação do Cardeal Arco Verde do metrô em Copacabana, nunca foi lavada. A aparência é deplorável. Além dos trens do metrô, são extremamente barulhentos, parecem que são da década de 1940.

  2. Vamos separar as coisas: independente de quem está na prefeitura – Eduardo Paes (com seus problemas de gestão) ou outro qualquer – esse pleito é de todo interesse para o Rio de Janeiro. A mudança de capital para Brasília é um fato consumado, não está em questão. Porém, o Rio de Janeiro, por ter sido sede do país, conservou muitos entes federais. Além do mais, por tudo que o Rio de Janeiro representou e representa para o Brasil em vários campos – político, cultural, de beleza natural única- por tudo isso, repito, existe uma espécie de consciência coletiva – eu diria do mundo em geral – de que esta cidade é a capital do país. Por fim, um outro dado: existem vários países no mundo que têm duas capitais, isso não é nenhuma invenção de brasileiro.

  3. O Prefeito deveria se preocupar em governar o Município invés de ficar puxando o saco do Presidente. Ver os Hospitais as Upas as Clínicas da Família e as Escolas que estão cheios de problemas.

  4. Antes de um novo título, ele deveria cuidar da limpeza da cidade, principalmente fora da zona sul (80% da cidade), pois é muito lixo e abandono. O visual é deprimente, principalmente nas estações de trens e metrô.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui