Pane mecânica lidera atendimentos na via Dutra em 2018

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Férias chegando, hora de viajar e, se por algum motivo louco, você precisa pegar a Dutra para ir passar o fim de ano em Sampa (porquê?), é bom ficar atento na condição do carro, é que a pane mecânica foi o líder isolado nos atendimentos da Dutra em 2018.

O dado faz parte de um levantamento da CCR NovaDutra realizado nos 402 km da via Dutra mostra que de janeiro a novembro desse ano, as equipes do SOS Usuário da concessionária fizeram um total de 94.928 atendimentos na rodovia. O número é 11% menor do que o registrado no mesmo período de 2017 (106.674). Mas nem por isso deixa de ser importante. Dentro dos atendimentos prestados ao usuário até novembro desse ano, a pane mecânica lidera o total de ocorrências com 59.978 atendimentos. Na sequência aparecem pneu furado (15.277), pane seca (8.531), superaquecimento do motor (4.704), bateria descarregada (4.017) e pane elétrica (2.967).

“É importante, antes de sair em viagem pela rodovia, o motorista realizar uma manutenção preventiva no seu veículo, verificando os principais itens, como iluminação traseira e dianteira, sistema de freios e arrefecimento do motor e também saber os pontos onde pode abastecer seu veículo para evitar parar no meio da sua viagem. Além de evitar transtornos e até mesmo acidentes, a manutenção preventiva oferece mais vida útil ao veículo. A demora no conserto aumenta o problema e, consequentemente, o custo”, afirma Virgílio Leocadio, Gestor de Atendimento da CCR NovaDutra. Em caso de problemas mecânicos o usuário pode ligar, gratuitamente, para o telefone 0800-0173536.

Penalidades

Os cuidados com a parte mecânica devem ser constantes para evitar o surgimento de problemas com o veículo e com o bolso. Por exemplo, você sabia que trafegar com os pneus com data de validade vencida (isso mesmo, pneu tem data de validade) pode render multa? Conforme o artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), trafegar com pneus “em mau estado de conservação ” é uma infração grave e rende multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na habilitação. O mesmo vale para pane seca, quando o carro deixa de funcionar por falta de combustível. Além da dor de cabeça e do risco de ocorrer um acidente, o descuido é considerado uma infração média e rende ao motorista multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

Advertisement



Alguns cuidados são essenciais para chegar bem ao seu destino

  • Mantenha o veículo sempre em boas condições de uso e circulação, por meio da manutenção preventiva, e tenha atenção, também, ao funcionamento dos acessórios: triângulo, macaco, chave de roda e o bom estado e a calibragem dos pneus, inclusive do estepe, são indispensáveis;
  • Antes de sair, verifique os documentos de porte obrigatório;
  • Planeje sua viagem: faça um itinerário e busque informações sobre tempo, via e alterações no fluxo do trânsito;
  • Mantenha distância segura do veículo à frente;
  • Respeite os limites de velocidade;
  • Em dias chuvosos ou sob neblina, reduza a velocidade;
  • Pare no acostamento somente em caso de emergência;
  • Ultrapasse somente com segurança;
  • Use o cinto de segurança e oriente os demais ocupantes do veículo a utilizá-lo também. Lembre-se de que a cadeirinha para bebê e o assento para criança também são de uso obrigatório;
  • Não faça uso de bebidas alcoólicas ou de medicamentos que causem sonolência. Eles reduzem os reflexos e prejudicam a coordenação motora, aumentando o risco de acidentes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pane mecânica lidera atendimentos na via Dutra em 2018
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui