Panela de Pressão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Meu RioVocê já ouviu aquela frase “político é igual feijão: só funciona em panela de pressão”? Pois é, apesar de engraçada, a frase do político Frei Betto foi levada bem a sério pelos jovens do movimento Meu Rio. Na quarta-feira dia 25, o movimento lançou um site em que qualquer cidadão pode criar uma campanha de pressão popular e enviar mensagens diretamente para o Facebook, Twitter ou email de políticos e administradores do Rio de Janeiro. Não por acaso, o site foi batizado de Panela de Pressão.

A ideia veio há 3 meses, quando os usuários que já participavam das campanhas do movimento começaram a sugerir muitas campanhas. “Seria impossível coordenar tantas campanhas de uma só vez. Então resolvemos criar uma ferramenta para permitir que cada pessoa comande a sua própria campanha.” revela Leonardo Eloi, um dos coordenadores do Panela de Pressão.

De acordo com Leonardo, muitas pessoas também pediam que o Meu Rio apoiasse suas campanhas e abaixo-assinados, já que raramente elas conseguiam respostas dos políticos que queriam chamar atenção. “Nós aproveitamos que muitos políticos do Rio já começaram a construir sua imagem nas mídias sociais. Usando esses canais para pressioná-los, a resposta será muito mais rápida, afinal todos querem sair bem na foto.” Um detalhe é que os políticos pressionados poderão usar a própria página da campanha do usuário para responder à pressão, o que dispensa o diálogo burocrático entre a sociedade e os tomadores de decisão.

Advertisement

A fórmula do Panela de Pressão é bem simples e também serve a campanhas de outros movimentos: o usuário cria uma campanha apontando um problema do Rio de Janeiro e utiliza as redes sociais para convocar mais pessoas e pressionar os políticos que podem resolver o problema. Depois que um usuário propõe uma campanha, a equipe do Meu Rio ainda fica responsável por revisar, trabalhar a linguagem e identificar os possíveis alvos da campanha antes dela ir para o ar. “Sim, vamos ter mais trabalho agora no começo mas se seguirmos a receita direitinho pouparemos a população de muitas dores de cabeça” brinca Leonardo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Panela de Pressão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui