Papa Francisco nomeia Dom Orani Tempesta membro da Pontifícia Comissão para a América Latina

A representação se dedica ao estudo da vida e a promoção dos valores católicos nos países da América Latina

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/O Globo

O Papa Francisco, nomeou, nesta semana, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta para a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL). O organismo foi criado em 1958 e, conforme explica em seu site, tem como objetivo ajudar as Igrejas particulares na América Latina e dedicar-se “ao estudo das questões que se referem à vida e desenvolvimento dessas Igrejas, especialmente para dar ajuda tanto aos Dicastérios da Cúria interessados em razão da sua competência, quanto às Igrejas mesmas na solução de tais questões”.

O Arcebispo do Rio de Janeiro agradeceu pela nomeação e pediu “as orações de todos” para desempenhar esta sua nova função.

Agradeço de coração essa nomeação feita pelo papa Francisco para servir a Igreja na América Latina. Por meio de discussões, reflexões e aprofundamentos, espero dar minha contribuição nesta Pontifícia Comissão que tem muita vitalidade. Entre suas preocupações, estão a questão da Amazônia e a realização de sua primeira assembleia eclesial. Peço que rezem por mim, para que eu possa olhar as necessidades teológicas e pastorais da Igreja na América Latina e ajudar a dar passos. Agradeço a Deus por mais essa oportunidade de servir a Igreja“, disse dom Orani.

Além de Dom Orani foram nomeados o Arcebispo de Madrid-ESP, Dom Carlos Osoro Sierra; o Arcebispo de Monterrey-MEX, Dom Rogelio Cabrera López; o Arcebispo de Bogotá-COL, Dom Luis José Rueda Aparicio; e o Arcebispo da Filadélfia-EUA, Dom Nelson Jesus Perez.

Advertisement

A CAL é presidida pelo canadense Cardeal Marc Ouellet, que também é prefeito da Congregação para os Bispos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Papa Francisco nomeia Dom Orani Tempesta membro da Pontifícia Comissão para a América Latina
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui