Nódulo.
Imagem: Quadro Chave Produções

Outro dia, acabei vendo uma animação brasileira que muito me fez refletir. “Nódulo” é um curta-metragem que sintoniza perfeitamente com o momento que vivemos. É até irônico e esquisito constatar que a produção começou lá no ano de 2016 e acabou só sendo finalizada no início do longo 2020.

Nódulo” é um filme provocador – e perturbador. O protagonista (dublado pelo ator Pedro Ivo Maia) devaneia e pensa sobre o mundo, enquanto encara a solidão do isolamento e encara uma batalha incessante contra a insanidade. Nessa jornada, o protagonista questiona a normalidade e o medo que a humanidade tem do que é diferente.

Devo dizer que chega a ser quase assustador ver no filme uma propaganda de um Ministério da Saúde que indica o uso de um Kit de Orientação Social. Afinal, acaba por ser extremamente atual e contundente.

O curta-metragem foi lançado na internet no meio da pandemia mundial do novo coronavírus. Sendo que o filme mostra exatamente um mundo onde o isolamento social é comum e cada ser humano está preso em si.

O filme de Leandro Ferra e Henrique Barone é como despertar dentro de um pesadelo e critica um equilíbrio inexistente no sistema em que vivemos. Um futuro distópico onde todos precisam usar máscaras nas ruas. Futuro?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui