Papo de Talarico: Festival das Marias

Festival Internacional de Artes no Feminino destaca 12 mulheres do universo da música

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Papo de Talarico fala do Festival das Marias
Mulheres artistas e suas histórias

Um projeto bem interessante vem rolando nas redes. É o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino, uma série audiovisual que destaca 12 mulheres do universo da música, cuja publicação é simultânea ao lançamento de seus respectivos singles nas plataformas digitais. Dessa vez apresenta a cantora e compositora Mariana Bisonti na série musical 12 Histórias, que dá sequência às atividades que antecedem a edição 2021 do evento, previsto para acontecer em novembro.

A partir do dia 17 de setembro (sexta, às 11 horas da manhã) estará disponível no YouTube do Festival das Marias o microdocumentário sobre a artista e seu novo single, “Topografia”. As artistas falam sobre as particularidades de suas composições e sobre o papel da música em suas vidas, evidenciando suas relações pessoais com a arte.

Os documentários, bem como os singles, foram produzidos e gravados no estúdio O’Sete Arte, em Diadema, com a direção artística de Letícia Aoki e produção musical do baterista Gudino Miranda. A princípio, a ideia de 12 Histórias surgiu em 2018, quando Gudino e Letícia produziram os quatro primeiros episódios de forma independente. Dois anos depois, o projeto foi concluído com o apoio do Governo Federal e da Secretaria de Cultura de Diadema, por meio da Lei Aldir Blanc. O Festival das Marias entra como parceiro do O’Sete Arte para dar palco à música dessas mulheres, difundir suas histórias e contemplar o fazer feminino.

Próximos

Os próximos episódios de 12 Histórias serão com Stela Nesrine (outubro), Pri Rosa (novembro) e Funmilayo Afrobeat Orquestra (dezembro). O Festival das Marias já disponibilizou as oito primeiras histórias: Amanda Temponi (Não Estou Artista), Sejuh (Você Diz que a Vida Passou), Re Chandra (Infinity Voice), Julia Pagano (Repara), Eva Treva (Barata), Nathalie Alvim (Outro), Tabatha Sanches (Sinais) e Flávia Ellen (Um Tanto Bom).

Advertisement

Nascido em Portugal, em 2019, o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes. As protagonistas são mulheres brasileiras que atuam na música, nas artes cênicas, na literatura e nas artes visuais, entre outras áreas artísticas. O objetivo é incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres.

A primeira edição no Brasil, realizado pela Belic Arte.Cultura, aconteceu em novembro de 2020 em formato online, partir da cidade de São Paulo. Em 2021, o Festival das Marias no Brasil acontece entre os dias 18 e 25 de novembro, a partir das cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, simultaneamente à realização em Portugal, onde segue até 27/11.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Papo de Talarico: Festival das Marias
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Papo de Talarico: Festival das Marias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui