Paquetá: barcas lotadas tiram paciência de moradores e turistas

Lotação preocupou os moradores, que temem se contaminar no trajeto. Já os passageiros, tiveram dificuldade na volta ao Rio, devido aos intervalos entre as saídas das barcas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Aglomeração na volta para a Praça XV | Foto: Gustavo Ribeiro

O final de semana em Paquetá foi de muita diversão para os visitantes e também de muita dor de cabeça para os moradores. O motivo é o Decreto 47.129 de 19 de junho de 2020, que dispõe sobre as medidas de distanciamento para evitar a propagação da covid-19. O decreto, entre outras ações, determina que as barcas naveguem com a lotação máxima correspondente ao número de assentos. O problema, segundo aqueles que utilizam o meio de transporte, é que as viagens estão cada vez mais lotadas.

O domingo de ensolarado levou muitos turistas à ilha. Logo na primeira travessia, marcada para 10h, mas que acabou antecipada para 9h42, 888 passageiros seguiram a bordo da ‘Neves’, uma embarcação que tem capacidade para 1,3 mil passageiros, sendo 900 sentados e 400 em pé. Segundo informações do Jornal O Dia, muitos dos passageiros não utilizavam máscaras, o que gerou bastante preocupação entre os moradores que também faziam a viagem.

Essa abertura não se justifica. Não houve um planejamento para manter o distanciamento dentro das barcas. O que aconteceu ontem, com a vinda dos visitantes, é o reflexo do que tem acontecido nos dias de semana na hora do rush. A diferença é que o descaso aí é com a saúde dos trabalhadores. Muito por conta deste decreto”, afirmou Guto Pires, membro do Conselho Comunitário de Segurança de Paquetá, para o Jornal O Dia.

Na volta para casa os visitantes também passaram por problemas. A barca de 18h30 saiu com capacidade máxima, como prevê o decreto, porém, não foi suficiente para transportar todos os passageiros. Devido ao intervalo entre a saída das barcas, os visitantes também não ficaram satisfeitos. Em um dia não útil, como era o caso, havia opções de Paquetá para o Rio 14h30, 18h30 e 23h30 apenas.

Advertisement

Essa demora é fruto de outro decreto, o 46.983 de 20 de março, que também trata de medidas de enfrentamento à pandemia, neste caso, por meio de restrições no sistema de transporte público. A publicação permite que a operação da linha de Paquetá seja realizada com intervalos de até três horas e dá às concessionárias o direito de revisar e alterar os respectivos modelos operacionais, incluindo grade horária de oferta, horário de funcionamento do sistema e abertura e fechamento de acessos e estações.

Em nota, a CCR Barcas esclareceu que vem cumprindo o que determina o Decreto 47.129 e, sendo assim, “os bloqueios das estações estão programados para que o número de passagens disponibilizadas seja exatamente igual ao número de assentos da embarcação”.

Questionada, a Secretaria de Estado de Transportes informou que “seguem mantidas as viagens realizadas com o quantitativo de passageiros equivalente ao número de assentos existentes na embarcação utilizada”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paquetá: barcas lotadas tiram paciência de moradores e turistas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui