PAQUETÁ: Onde cariocas vivem como nas novelas de época

Bruno Kazuhiro inicia série sobre a Ilha de Paquetá, um refúgio carioca de ruas sem carros, praias, história e forte espírito comunitário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafael Catarcione/RioTur

Hoje começa uma série de matérias aqui no Diário do Rio que falam sobre um cantinho do Rio de Janeiro que, se por um lado é um grande patrimônio da cidade, por outro ainda é desconhecido por muitos cariocas: A Ilha de Paquetá!

Ao longo de 5 reportagens iremos comentar sobre o estilo de vida, a história, as opções de lazer, os pontos turísticos e o patrimônio ambiental da segunda maior ilha da Baía de Guanabara, perdendo apenas para a Ilha do Governador, e sendo acessada apenas pelo transporte aquático.

Comecemos então pelo estilo de vida paquetaense: Você acreditaria se um carioca lhe dissesse que mora na Cidade do Rio de Janeiro, em um local que tem praias por todos os lados mas não tem carros, tem pontos turísticos mas não tem alta criminalidade e tem alguns palacetes mas eles não são tão cobiçados pelo setor imobiliário?

Pois é. Mas assim é o estilo de vida em Paquetá. Estamos falando de uma ilha pacata, com ruas de terra batida e carros proibidos. É um cenário bucólico, com muitas praias e muito verde, baixo índice de crimes e algumas construções belíssimas feitas para antigos magnatas que buscavam, justamente, o veraneio no local.

Vale experimentar, por exemplo, um passeio de bicicleta pela ilha, percorrendo seus principais pontos, parando para apreciar a ótima gastronomia local ou participar de alguma atividade cultural dentre as inúmeras que acontecem frequentemente.

Em resumo, Paquetá é um local tranquilo e com atmosfera de cidade do interior, embora seja parte da Cidade do Rio de Janeiro. Refúgio de paz e sossego, a ilha permite o contato com a natureza, uma vida comunitária forte, onde se conhece os vizinhos pelo nome, e um ritmo de vida mais lento e relaxante.

Nos próximos dias, falaremos mais sobre as belezas, os atrativos, as lendas e os refúgios naturais de Paquetá.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp PAQUETÁ: Onde cariocas vivem como nas novelas de época

3 COMENTÁRIOS

  1. Bruno infelizmente discordo dessa sua contacao de história que a Ilha de Paquetá é esse refúgio todo citado em sua matéria!
    Quando se vai a veraneio é uma coisa e quando se mora é uma triste realidade!
    Morei de 2015 a 2017 e pude vivenciar inúmeros problemas de infraestrutura, abandono, territorialismo, pessoas fofoqueiras e atrasadas, ruas sem calçamento, um único supermercado com produtos caríssimos, aluguéis fora da realidade com que a ilha oferece etc. Ficaria horas apontando prós e contras, mais contras. Enfim é ilusão que cega as pessoas desavisadas…

  2. Boa tarde Bruno. Sr for possível, eu gostaria de ter mais informações sobre Paquetá, suas praias, distrações e possíveis lugares de gastronomia. Muito obrigado.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui