Para estudar mudanças climáticas e poluição nos Oceanos, navio laboratório Tara chega ao Rio

O mítico veleiro estará presente de 4 a 10 de novembro no rio de janeiro. A partir de sexta (5), a pesquisa realizada a bordo será tema de uma série de eventos gratuitos, no Museu do Amanhã e Marina da Glória

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No próximo dia 5 de novembro, dia dedicado ao debate sobre a situação do oceano na COP-26, conferência da ONU sobre as mudanças climáticas que acontece até dia 12, em Glasgow, na Escócia, desembarca no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã, a mais ambiciosa expedição científica do gênero no momento. Liderada pela fundação francesa Tara Océan, em parceria com 45 instituições científicas de mais de 10 países, incluindo o Brasil, a Missão Microbioma chega à Baía de Guanabara após passar por Chile, Caribe, rio Amazonas e todo o litoral do Norte e Nordeste brasileiros.

No total, a expedição navegará por mais de dois anos cerca de 70 mil quilômetros pelo Atlântico Sul – o roteiro inclui ainda os mares da Antártica e o litoral africano até seu retorno à cidade de Lorient, na França – para tentar responder a uma pergunta essencial para o destino do planeta: como as mudanças climáticas e os vários tipos de poluição, como dos microplásticos, estão afetando as correntes oceânicas e a vida dos micro-organismos marinhos?

Para entender a importância da iniciativa, financiada pela União Europeia por meio do programa AtlantECO – que pelos próximos cinco anos se dedicará, principalmente, ao estudo do Atlântico Sul – o papel deste ecossistema invisível do oceano é fundamental para o futuro de nosso planeta. Micro-organismos marinhos absorvem parte significativa do gás carbônico emitido pelos seres humanos e produzem 50% do oxigênio disponível na Terra. Além de ser responsável por regular o clima no planeta, este microbioma – mundo invisível a olho nu formado por milhões de vírus, bactérias, microalgas e outros micro-organismos – é o primeiro elo em uma enorme cadeia que alimenta grande parte da humanidade e fornece serviços ecológicos e econômicos vitais.

“Historicamente, os humanos apenas estudaram realmente os micróbios que os atacaram, a posteriori. Agora é a hora de assumir o controle: quanto mais sabemos como são os micro-organismos de nosso planeta e quais são seus papéis, mais respostas rápidas teremos para crises futuras prováveis”, afirma o Diretor Executivo da Fundação Tara Océan, Romain Troublé, que estará no Rio ao lado da equipe da expedição para compartilhar os resultados desses 18 anos produzindo conhecimento capaz de antecipar as mudanças nos oceanos ligadas aos riscos climáticos e ambientais.

Advertisement

PROGRAMAÇÃO GRATUITA SERÁ DE 5 A 10 DE NOVEMBRO, NO RIO, E TERÁ PALESTRAS SOBRE O IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DA POLUIÇÃO DOS PLÁSTICOS, ALÉM DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS SOBRE O OCEANO E O MICROBIOMA MARINHO

No dia 5 de novembro (sexta-feira), a partir das 14h, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a conferência “Um Oceano Sustentável”. Com a presença do Diretor Executivo da Fundação, Romain Troublé, da Embaixadora da França, Mme Brigitte Collet, e de representantes do Ministério do Meio Ambiente e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Niterói e de Educação do Rio, o evento reunirá cientistas, empresas e representantes de governos para debater não só os impactos das mudanças climáticas e da poluição sobre o oceano, como também apresentar iniciativas concretas que estão contribuindo, por exemplo, com a redução de plásticos no entorno da Baía de Guanabara.

Entre os palestrantes confirmados está a oceanógrafa Letícia Cotrim, única cientista brasileira a integrar o time de autores do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); e Hugo Sarmento, professor da Universidade de São Carlos e um dos membros mais longevos da equipe de pesquisadores da Fundação Tara Océan (“Microbioma do oceano, a multidão invisível e essencial para o planeta”).

A conferência abre a série de atividades gratuitas, que irão até quarta (10) e incluem exposições sobre microplástico no mar e o microbioma marinho, além de visitas virtuais ao navio-laboratório Tara, que ficará ancorado ao lado do Museu do Amanhã até o dia 7 e na Marina da Glória entre os dias 8 e 10. Entre as atividades previstas estão oficinas educativas com vídeos, jogos, revistas para o público jovem e a oportunidade de conhecer e/ou de usar uma nova ferramenta de divulgação científica: um microscópio 3.0 adaptado para a ciência participativa.

Entre os destaques da programação, estão outras duas conferências: no dia 7, no Museu de Arte do Rio, a pesquisadora Andrea Green e a empreendedora ambiental Anna Beserra estão entre as convidadas para a Conferência sobre o Compromisso Ambiental da Mulher, que apresentará visões e sugestões de ações para a proteção do planeta sob a perspectiva do gênero feminino; e no dia 9, na Mediateca da Maison de France, acontece a conferência científica “Impactos das mudanças climáticas e das poluições de origem humana sobre o Oceano Atlântico”.

A passagem da Fundação Tara Océan pelo Rio será também a ocasião para a Embaixada da França concluir a primeira edição do FrancEcolab Brasil. O projeto reúne mais de 3.500 estudantes, de 7 a 18 anos, de 50 escolas públicas e privadas de todo o Brasil e mais de 200 jovens, de 18 a 26 anos. Eles participaram de capacitações, webinários, exposições, oficinas e concursos sobre a proteção do oceano e a luta contra a poluição por microplásticos. Com o apoio de mentorias, os jovens apresentaram projetos com soluções reais. Esses defensores e defensoras do oceano formarão uma rede permanente, um legado de proteção ao meio ambiente.

Para participar de alguns eventos, é necessária inscrição prévia. Abaixo, a programação completa e links de inscrição.

Programação – Expedição Tara no Rio

De 4 a 7 de novembro, o navio laboratório Tara estará no Museu do Amanhã, e de 8 a 10, na Marina da Glória. A programação inclui três conferências científicas, atividades educacionais e recreativas, visitas virtuais e exposições. Toda a programação é gratuita.

Sexta, dia 5 de novembro – Museu do Amanhã

Manhã e tarde Oficinas Tara Océan / Dedicado para escolas: projeção, oficinas educativas, visitas virtuais.

14h às 17hConferência: Oceano Sustentável – Auditório do Museu do Amanhã – Aberto ao público. Inscrições pelo link: https://my.weezevent.com/tara-no-rio-conferencia-5-de-novembro

Diante dos impactos das mudanças climáticas e da poluição causada pelas atividades humanas, o oceano também passa por uma crise ecológica. Cientistas, especialistas, personalidades e jovens vão discutir e apresentar iniciativas concretas para um oceano sustentável.

14h – Sessão de abertura
– Ricardo Piquet, Diretor do Museu do Amanhã
– Romain Troublé, Diretor da Fundação Tara Océan
– Brigitte Collet, Embaixadora da França

14h30m – Oceano e Mudanças Climáticas
– Letícia Cotrim da Cunha, Pesquisadora, Uerj: Oceano sob impacto das mudanças climáticas
– Hugo Sarmento, pesquisador, UFScar: Microbioma do oceano, a multidão invisível e essencial para o planeta
– Lee Karp Boss, pesquisadora, Universidade do Maine:  O Microbioma do Oceano Ártico sob impacto das mudanças climáticas

15h45m – Projeto France Ecolab – Palavras aos jovens ganhadores do concurso de ativismo ambiental

16h – Poluições no Mar, soluções em terra
– Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade, L’Oréal Brasil: Compromisso com a sustentabilidade até 2030
– Jeanne Fortunato, Coordenadora de Marketing, BR Marinas: Ações de redução de impacto no oceano
– Janaina Bumbeer, Chefe de projetos, Fundação Grupo Boticário: Redes de cooperação pela Baía de Guanabara
– Silvana Gontijo, Presidente, Planeta.com: Projeto Rio Carioca, esse Rio é meu
– Luca Padovani, Presidente, Instituto Aqualung: Projeto Unidos pelo oceano

17h – Da Ciência às ações por um Oceano Sustentável
– Ronaldo Cristofoletti, Professor, UNIFESP, membro do Comitê Brasileiro da Década das Ciências do Oceano
– Ana Paula Ramos, Diretora de Gestão Ambiental e Territorial, Ministério do Meio Ambiente
– Teca Pontual, Subsecretária de Gestão de Ensino, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
– Rafael Robertson, Secretário de Meio Ambiente de Niterói
    

Sábado, dia 6 de novembro – Museu do Amanhã

8h30m às 11h – Operação de limpeza da Praia de Copacabana com estudantes e jovens que participam do projeto FrancEcolab Brasil.

10h às 12h e 14h às 17h Oficinas Tara Océan: Visitas virtuais à Tara, apresentação de protocolos científicos, workshops de sensibilização sobre poluição por plásticos e descobertas de microrganismos com curiosidades.

Inscrições pelo link: https://my.weezevent.com/tara-esta-chegando-em-rio-de-janeiro-oficinas-e-visita-virtual-publico

Domingo, dia 7 de novembro

10h às 12h e 14h às 16hOficinas Tara Océan: Visitas virtuais à Tara, apresentação de protocolos científicos, workshops de sensibilização sobre poluição por plásticos e descobertas de microrganismos com curiosidades, percurso educativo no oceano, exposições. Atividades gratuitas mediante inscrição prévia.

Local: Observatório do Museu do Amanhã

Inscrições pelo link: https://my.weezevent.com/tara-esta-chegando-em-rio-de-janeiro-oficinas-e-visita-virtual-publico

14h às 15h30mConferência sobre o Compromisso Ambiental da Mulher. A conferência apresentará as visões únicas de quatro mulheres, todas elas de diferentes especialidades e origens. Elas compartilharão sua visão e seus pensamentos sobre as ações a serem tomadas para proteger nosso planeta. Atividade gratuita mediante inscrição prévia.

Local: Museu de Arte do Rio (MAR)

Segunda a quarta, dias 8 a 10 de novembro – Marina da Glória

Exposição “Os Invisíveis do Oceano, uma misteriosa biodiversidade”
Eles são as pessoas invisíveis do oceano. Silenciosos, móveis e invisíveis, os microrganismos marinhos, no entanto, prestam-nos imensos serviços. Instalada em frente ao navio-laboratório Tara, a exposição oferece um mergulho no reino do microbioma marinho e na aventura da missão científica.

Visitas dedicadas às escolas do Rio com oficinas de sensibilização sobre a poluição por plásticos mas também sobre as pessoas invisíveis do Oceano (o microbioma marinho).

Segunda a quinta, dias 8 a 11 de novembro – Aliança Francesa Botafogo

Exposição “Plásticos no mar, as soluções estão em terra”

9h às 12h e 14h às 17h – A exposição propõe voltar à fonte da poluição plástica e compreender todos os desafios relacionados a ela. A exposição convida o público a descobrir a complexidade da matéria plástica de forma a levar cada um a mudar seus hábitos. Aberta ao público em geral, gratuita.

Terça, dia 9 de novembro – Bibliomaison – Mediateca da Maison de France

16h – Conferência Científica: Impactos das mudanças climáticas e das poluições de origem humana sobre o Oceano Atlântico.
Inscrições pelo link:
https://my.weezevent.com/tara-no-rio-conferencia-cientifica

16h – Boas-vindas com Alain Arnaudet, Adido de cooperação e ação cultural no Rio de Janeiro; Étienne Bourgois, Presidente da Fundação Tara Océan; Olga Anokhina, diretora do Escritório CNRS na América do Sul.

16h20m – Da França para o Brasil: uma trajetória multivariada na cooperação pela ciência do oceano, com o Prof. Jean Valentin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16h40m – Conhecimento inovador sobre o microbioma para promover o crescimento azul no Atlântico Sul, com a Prof. Andrea Santarosa Freire, da Universidade Federal de Santa Catarina.

17h – Projeto VELITROP, eutrofização com foco na Baía de Sepetiba, com o Prof. Gleyci Moser, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

17h20m – Visão geral e perspectivas das comunidades planctônicas do Atlântico Sudoeste, com o Prof. Sérgio Bonecker, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17h40m – A ciência que precisamos para melhor preservar o oceano, com André Abreu, da Fundação Tara Océan. 

De 1 a 10 de novembro – Reserva Cultural Niterói

Exposição “Matérias plásticas: vida selvagem 

12h às 23h: Desenvolvida pelo Instituto francês de pesquisa e desenvolvimento (IRD), a exposição tem como objetivo analisar a vida dos plásticos produzidos no Vietnã, seguindo objetos desde seus locais de produção e consumo até o acúmulo de resíduos no ambiente aquático. Aberta ao público em geral, gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Para estudar mudanças climáticas e poluição nos Oceanos, navio laboratório Tara chega ao Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui