Para evitar vandalismo, cabos de cobre serão substituídos por alumínio na Linha Vermelha

Somente no primeiro semestre deste ano, a subconcessionária enviou 290 vezes as equipes de manutenção para fazer reparos de furtos na via

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Fábio Motta/prefeitura do Rio

Durante o mês de julho, a Rioluz irá substituir oito mil quilômetros de cabos de cobre por alumínio na Linha Vermelha. Essa é mais uma tentativa da PPP de iluminação pública, da Prefeitura do Rio, para frear as investidas dos criminosos nos constantes roubos de cabos na via.

Em consórcio com a Smartluz, estamos desenvolvendo soluções para mitigar atos de vandalismo na cidade como utilização de material com menor valor comercial, por exemplo, o metro do cabo de cobre pode custar até quatro vezes mais do que o de alumínio no mercado”, esclarece o presidente da Rioluz, Paulo Cezar dos Santos.

Somente no primeiro semestre deste ano, a subconcessionária enviou 290 vezes as equipes de manutenção para fazer reparos de furtos na Linha Vermelha.

Desde o início do ano, quando a PPP concretou as caixas de passagem de fios em alguns pontos da via expressa, os bandidos passaram a mirar as fiações aéreas, causando um prejuízo aos cofres públicos de 112 mil reais. E o prejuízo só aumenta, os gastos provocados pelos furtos na cidade mais que dobraram.

De acordo com a SmartLuz, o prejuízo saltou de 250 mil reais em maio para R$504 mil em junho só com reparos de furtos de 29 mil metros de cabos e 111 luminárias de LED roubadas do sistema de iluminação pública.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

1 COMENTÁRIO

  1. Essa SmartLuz não sabe onde se meteu: de um lado as lesmas da RioLuz, do outro… uma sociedade hostil – pra dizer o mínimo – com os bens públicos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui