Para evitar venda de escola em Copacabana, vereadores querem tombar imóvel

Prefeitura enviou à Câmara projeto para alienação da Escola Municipal Doutor Cícero Penna; vereadores citam interesse educacional para tombar imóvel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Depois da Prefeitura do Rio manifestar a intenção de vender o imóvel hoje ocupado pela Escola Municipal Doutor Cícero Penna, na Av. Atlântica, em Copacabana, os vereadores Carlo Caiado e Cesar Maia protocolaram um projeto para tombar o imóvel por interesse educacional em função dos anos a serviço ao ensino carioca. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Ancelmo Gois.

No texto de justificativa, os vereadores destacam que a escola funciona desde 1965: “Trata-se de uma das escolas mais tradicionais e conceituadas do município, com profissionais de qualidade, e que conta com a participação ativa da comunidade local, não só a escolar, representada por alunos, professores e pais, mas também pelos vizinhos do bairro de Copacabana e proximidades“. O argumento dos vereadores ainda lembra a cobrança de moradores da Ladeira dos Tabajaras, onde a maioria dos alunos reside.

A história da unidade de ensino tem relação com o médico Cícero Penna, paraense que adotou o Rio de Janeiro para viver. Após seu falecimento, em 6 de dezembro de 1920, ele deixou seus bens aos descendentes e instituições de caridade. Dentre tais doações, estava um palacete da Av. Atlântica, doado à antiga Prefeitura do Distrito Federal, para que nele se instalasse uma instituição de ensino.

O palacete acabou demolido, por ser inadequado a uma instituição de ensino, mas o desejo do médico foi realizado e no local a Prefeitura construiu uma nova edificação e desde 1955 lá funciona a escola.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Para evitar venda de escola em Copacabana, vereadores querem tombar imóvel
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui