Para firmar no Grupo Especial, Unidos de Padre Miguel aposta em desfile grandioso para 2025

Com o enredo “Egbé Itá Nassô", a escola da Vila Vintém, após um jejum de 50 anos, retornará à elite do Carnaval contando a história do primeiro terreiro de candomblé do Brasil, localizado em Salvador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
UPM - Foto: Reprodução

Após um jejum de mais de 50 anos, o “Boi Vermelho da Vila Vintém” está de volta ao Grupo Especial, a elite do carnaval carioca. A escola, que abrirá os desfiles do próximo ano, promete afastar a “urucubaca” de que toda escola que sobe é a que será rebaixada no ano seguinte, apostando em um investimento altíssimo para garantir um desfile memorável.

Para 2025, a Unidos de Padre Miguel aumentará significativamente os elementos alegóricos na Avenida. Este ano, a escola levou apenas quatro carros alegóricos para a Sapucaí, mas no próximo desfile contará com dez elementos, incluindo um tripé e o elemento alegórico da comissão de frente. O incremento visa não só impressionar os jurados e o público, mas também demonstrar a força e a determinação da agremiação em se manter no Grupo Especial.

Enredo “Egbé Itá Nassô”

460846084 883763273817447 7681790420166196097 n Para firmar no Grupo Especial, Unidos de Padre Miguel aposta em desfile grandioso para 2025
Carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato – Foto: Folia do Samba

Com o enredo “Egbé Itá Nassô”, uma criação do carnavalesco Alexandre Louzada e de Lucas Milato, a escola contará a história do primeiro terreiro de candomblé do Brasil, localizado em Salvador. O Terreiro da Casa Branca, fundado no século XIX, foi o primeiro centro religioso não-católico a ser reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura (Minc). A Unidos de Padre Miguel também fará uma homenagem à história afro-brasileira de Nassô, precursora da religião afro no país.

O Terreiro da Casa Branca foi inicialmente fundado entre 1820 e 1830. Posteriormente, o templo sagrado foi transferido para o bairro Engenho Velho da Federação, em Salvador, entre 1860 e 1870, onde permanece até hoje.

Inovações na Sapucaí

Entre as novidades preparadas para a Sapucaí, um dos carros alegóricos terá fontes de água simbolizando Oxum e Iemanjá. O desfile será ricamente elaborado, com destaque para o dourado, remetendo a Oxum, o orixá do ouro. A escola pretende criar um espetáculo visual que celebre a riqueza e a beleza da cultura afro-brasileira, ao mesmo tempo em que presta uma homenagem ao Terreiro da Casa Branca e à sua importância histórica e cultural.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Para firmar no Grupo Especial, Unidos de Padre Miguel aposta em desfile grandioso para 2025

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui