Quem circula pelo Centro do Rio ou passa pela Rodoviária e precisa embarcar no VLT já percebeu que as antigas máquinas de validação e recarga do Riocard, que eram usadas nos terminais de transporte, não estão mais disponíveis. Segundo funcionários do sistema, a medida foi implementada há pelo menos 15 dias e tem como objetivo “forçar” a população a aderir ao novo sistema Jaé, que começou a operar no município em 2023 e será o único meio de pagamento para o transporte municipal da capital a partir de fevereiro de 2025.
Atualmente, o Jaé é utilizado apenas em ônibus municipais, vans, BRT e VLT. Para quem não tem saldo no Riocard e não consegue realizar a validação, a alternativa é não embarcar no sistema. O DIÁRIO DO RIO verificou que, em todas as estações de transporte, as máquinas do Riocard estão desativadas, dificultando o acesso daqueles que ainda não estão familiarizados com o novo sistema, mesmo a dois meses da obrigatoriedade.
A transição não está sendo fácil. Estima-se que cerca de três milhões de passageiros precisem se adaptar ao Jaé. Embora o novo modelo tenha sido lançado no ano passado, uma boa parte da população ainda depende do Riocard para o pagamento das passagens, principalmente aqueles que utilizam o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), um benefício oferecido pelo governo estadual que permite a integração entre os transportes municipais e intermunicipais sem o pagamento de tarifas adicionais. Atualmente, cerca de 100 mil pessoas utilizam o BUI diariamente.
Hoje, com o Riocard, é possível fazer a troca entre os meios de transporte dentro de um prazo de três horas, sem a cobrança de uma nova tarifa. No entanto, com a implementação do Jaé, muitos desses passageiros terão que se adaptar a novas regras ou, em alguns casos, arcar com custos adicionais. A Prefeitura do Rio ainda está em tratativas com as concessionárias de transporte estaduais, como MetrôRio, SuperVia e Barcas, para analisar a possibilidade de uma extensão do Jaé para o sistema intermunicipal. Além disso, o governo municipal negocia com o governo estadual uma solução específica para os beneficiários do BUI.
O processo de implementação do Jaé teve início em julho de 2023, com a meta de substituir completamente o RioCard até o início de 2024. No entanto, problemas operacionais atrasaram a transição e a data foi adiada para fevereiro de 2025. Dados da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) revelam que, até outubro de 2023, o Jaé foi responsável por apenas 1% dos mais de 63 milhões de embarques mensais realizados no município, indicando que o sistema ainda precisa passar por uma aceleração para que a mudança seja efetiva e sem maiores transtornos para os cariocas.
O Sistema Jaé não está funcionando como deveria, o cartão demora muito para ser produzido, temos na empresa muitos problemas de cadastro, os chamados não estão sendo resolvidos, o prazo deveria ser adiado por pelo menos mais 2 meses para que eles possam solucionar os problemas existentes.
Eu li uma matéria de segunda feira que,quem tiver saldo do cartão de passagem do Rio card, vai perder o saldo, ele não será transferido para esse cartão JAE,e esse saldo que está no Rio Card foi comprado é não de graça ,quem vai nos devolver esse dinheiro ?
A reportagem é de duas semanas atrás, mas o tema continua atual e precisa continuar a ser debatido!
Esse prefeito pensou nos idosos que não dominam aplicativos de celulares?!
Ou no perigo real das pessoas acessando esse “jaé” ter o celular roubado?!
Em que Rio de Janeiro esse prefeito vive?!
Vamos se amar gente. Calma. Amor amor e amor é o governo do amor. Faz o L faz????
Isto é uma questão municipal sua anta. Nada a ver com governo federal
O Jae ja está passando nós ônibus pelo cartão?eu fiz o meu e mesmo com o saldo da erro de leitura não autorizado
Pois é. As pessoas querem votar pela cara. Não avaliam os riscos. Esse cara lançou a máquina JA.ERA!!! Ele queria uma tarifa que caísse na conta deles sozinhos por isso tirou a Fetransport. O povo gosta de votar em quem vai ferrar com o pouco que temos. Eu sabia que ia dar nisso. Infelizmente é só o começo. Esse cara nunca me enganou. Na verdade o pz não é fevereiro eu tive que andar 5 quadras para sacar um valor e pagar minha passagem em dinheiro pq não tenho o Jaéra e ele bloqueou todas as máquinas da estação VLT para não recarregar o antigo. O povo parece que está cego.
Mas uma vez,a política provando que o cidadão brasileiro só vota pra quem quer ferrar o cidadão carioca, gente vcs tem que tomar muito cuidado pra quem vamos colocar no governo , taí a palavra que ele estipulou “vcs Caricas estão ferrados no meu governo,Jae galera
Governo safado, está levando muita grana para trocar as empresas de prestação de serviços.
Canalhas. …
Prefeito canalha. JaÉ. Nomezinho de malandro. Covarde como sempre foi. BU sempre funcionou bem. Está querendo pagar dívidas da prefeitura com os centavos que vão sobrar no cartão de cada um.
Pedi o meu. Entregaram no prazo via correio. Mas custou 7,50. Só vou usar no último dia
O grande retrocesso é abandonar o Rio Card que é aceito em todos os modais e também em outros municípios (o que é essencial em uma Região Metropolitana integrada por vários municípios), para substituir-lo por um cartão essencialmente municipal.
A coisa está indo literalmente na direção contrária.
Jaé
Nome horrível, parece curriola de malandros. Fiz meu cartão físico em outubro de 2024 para pegar o cartão no dia 06/01/2025 as 13:30, isso mesmo, dia e hora marcados e o atendimento foi desprezível. 90 dias para expedir um cartão. O cartão do metrô e o cartão RioCard ficam prontos e liberados prontamente.
Tudo e qualqier coisa que este prefeito põe os dedos é esquisito.
Tudo muito triste: Um país maravilhoso desse nas mãos desses RATOS!.
O doente mental, o rio é comandado pela direita kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Tomou muita cloroquina, né?
Direita seu orificio corrugado localizado na parte inferior lombar…. Dudu paes é de esquerda baba ovo do nine ladrão!
Eduardo Pães é de direita desde quando ?
O prefeito e da esquerda seu desinformado.
Surreal, até o nome dado a essa porcaria é ESCROTO, popularesco e de péssimo gosto/nível!. Se o RioCard estava funcionando bem – por qual motivo estão trocando ?: é claro que pra fazer este “camelo do piscinão de Ramos”, rolou e$quemas!. Logo, t’aí o motivo.
É lamentável a situação do Rio de Janeiro: metrô sujo, imundo, podre e completamente largado; ônibus velhos que são carroças em eixos de caminhões; calçadas e praças esburacadas e completamente largadas. Viramos esse balneário de terceira categoria: um verdadeiro chiqueiro/*uteiro!.
É o Rio na mão do Rato amigão dos bandidos comunistas!.
Mas não esquenta NÃO: a tora vai ser maior em 2025: os comunas sabem destruir um país, já fizeram isso antes – só que agora será, já está sendo, muito mas MUITO PIOR!.
Um país Mara desse nas mãos desses RATOS!.
É pura verdade. E só tem alguns fiel lutando por um BRASIL LIMPO DE CORRUPTOS. E OUTROS DESTRUINDO O NOSSO PAIS RICO NA NATUREZA E O CORRUPTOS DOANDO AO NOSSO PAIS AOS OUTROS DE FORA.E POR ISSO ESSA POUCA VERGONHA O GRANDE NO PODER DE SÓ ARRECADAR MAIS IMPOSTOS DO POVO BRASILEIRO O POVO ESTÃO CALADO E OUTROS ESTÃO LUTANDO POR UM PAIS LIMPO DE CORRUPÇÃO E ACABAR COM ESSES ABSURDOS DE TANTOS IMPOSTOS AO POVO BRASILEIRO QUE ESTÁ CANSADO DE TANTOS IMPOSTOS CAROS SÓ DEUS
Eu consegui fazer o meu Jae, mas ontem eu fui ajudar 2 amigos de 65+ e ñ consegui, eles ñ enviam o SMS, vc pede p/ enviar outro e ñ vem, é um sistema horrível, que as pessoas idosas tem que serem ajudadas e mesmo assim ñ consegui. Quer obrigar sem dar condições de acesso.
O carioca, vai simplesmente deixar de usar o VLT, enquanto tiver essa restrição. O BU, vai acabar? como vai ficar a vida do trabalhador CLT- 6X1, vai ter que desembolsar do próprio bolso pra pegar um outro transporte? A implementação do Jaé deveria ser total e unificado com os outros meios de transporte, quem usa as barcas os trens e os ônibus intermunicipais vão ser prejudicado. A prefeitura fala que são poucos que usam esses meios de transporte, mas não dá o real número de usuários e só apresentam em porcentagem. Se demostrar o número real vamos ver a realidade.
Solicitei o JAe gratuito em junho e até hoje não recebi sob alegação que houve problema junto a empresa fabricante. Tenho que aguardar. Será que se não fosse gratuidade eu teria recebido??? 6 meses e a Sec. de Transporte não resolve. Se não receber até fevereiro, como farei para utilizar os ônibus?
Ainda não falaram se a segunda viagem sairá de graça no intervalo de 3 horas, igual ao Rio card, disseram q cartão estaria liberado pra pegar na loja em 10 dias úteis, já se passaram 30
E a pergunta é: O Jaé vai zerar na segunda viagem ou vai ser cobrado novamente uma nova passagem?
Pois é! Também gostaria de saber. Se não zerar a 2° passagem eu vou pagar no dinheiro mesmo. Que se lasquem.
O povo do Rio Merece. Basta ver que esse “pulha” foi alçado ao cargo, novamente, e em primeiro turno. Com sei jeitinho de “sambeiro”, treinado por outro mala chamado Carlinhos de Jejus, vai se eternizando. PQP. Nós somos merecedores. Esse netinho do Brizola e filhote de Cesar Maia, conseguiu acabar com o transporte na cidade e de bônus tranformou o centro em territórios de Zumbis e Afins.
Teve menos votos do que abstenções e brancos e nulos. Nós, os cariocas, merecemos. Que titica. Implemente essa merda de JaE, nome tipico de sua malandragem somente para atrapalhar ainda mais a vida do trabalhador. Talvez, se o povo que vem de outros municipios votassem aqui nesse caos de cidade, ele poderia ter uma surpresa. Suas idiotices quanto a transporte, ferraram com a vida desse pessoal. Começou com o BRS e a unificação em consórcio (Gilmar mendes, o Padrinho, também cooperou, soltando o Barata), ai vem o BRT, VLT e a PQP.
Nem vou escrever sobre segurança e saúde. Pois aí tira o tudo.
Parabéns pelo seu relatório, a impunidade para essa gente está demorando a chegar.
Não vai demorar o povo não vai pagar mais transporte, vai entrar na marra e o coitado do motorista vai engolir seco.
Se ficou 15 anos para uma obra de bosta feita na av Brasil, ônibus transcorre a via completamente vazio.
Nós motoristas de ônibus do estado do Rio de Janeiro e capital, exigimos o fim do pagamento das tarifas de transporte com o maldito dinheiro em espécie devido a doenças causadas durante o manuseio, só eu tive dois tumores causados por ele, nariz e olho, não temos como estar lavando as mãos no veículo durante percurso e devido a vibração, aparecem coceiras constantemente no rosto.
O dinheiro também tem causado muitos transtornos psicológicos nos profissionais, muitos estão afastados pelo INSS por causa dele, o atendimento fica precário, muitos estressados largam passageiros a pé por causa dele, as empresas não fornecem troco, entre outras coisas, pedimos que nos ajudem aderindo o Jaé, NÃO QUEREMOS MAIS RECEBER EM DINHEIRO!
Amigo, dupla função é horrível mesmo. Pena que os administradores não pensam nos profissionais que estão na ponta. Violência de toda sorte. O calor excessivo, a falta de banheiro, de uma dignidade pra comer, a coisa é ruim. O passageiro é o patrão do sistema, mas tem uma turma no meio que atrapalha do bem estar de que usa pra trabalhar e se locomover. Tem que ser bom pra todos. Força aos motoristas.
Mais um encargo desse prefeito maldito. Vai impor um modelo de passagem a partir de fevereiro e nem conseguiu fechar com o metrô e super via? Vai restringir ainda mais a segunda passagem “00”. O caos a vista!
Não vejo problema nisso. O Jae é bem superior ao RioCard, vc consegue até pagar com cartão de crédito o ônibus. Parem de alarde
Não vê problema… Que mundo tu vive??? Esse novo cartão não serve para todos os Transportes e a empresa que eu trabalho, já informou que se as passagens não tiverem integração total, quem mora fora do municipio serão desligados pela empresa… E ái vc vem com esse papo ridiculo… Vai pra merda
Superior em que?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Nada funciona nessa merda de Jáé! Para falar uma merda dessa só tem duas opcoes, ou vc trabalha para eles ou está sendo pago para falar mentiras a fvor do Já era! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Essa merda nao integra com nada, nem mesmo com os proprios trasnportes do municipio. Mais de 100 mil pessoas que usam o BUI correm o risco de perder o emprego seu animal! Ou você acha que uma empresa vai gastar 50 reais de passagem por dia com um funcionaio que ganha salario minimo?! Vai mandar todo mundo embora por com desse Já Era!
E assim nos obriga a deixar celular a mostra pra bandidagem ficar mais animada.
Esse jaé uma porcaria. Os onibus outra porcaria. Aobinves de fazer uma troca d onibus, este cara inventa de trocar o cartão q nao tem nada a ver! O cartão jaé nao funciona. Ele te obriga a pegar seu celular e passar. Nao facilita nada pro trabalhador. É realmente uma verdadeira bobeira esse cartão
NEM NAO PCDS CONSEGUIMOS ESSE JA E SO TEM AGENDAMENTO PRA MARÇO OU SEJA ESPERAR ATE CARNAVAL PRA PODER ANDAR DE VLT
Enquanto o RioCard estiver vigorando também, a prefeitura tem a obrigação legal de viabilizar as duas opções. Nem há o que se argumentar!!!
Trata-se de um serviço público e essencial à população. Esse tipo de joguete contra, transgride toda e qualquer norma da administração pública. Isso é totalmente ilegal!!!
Onde está a OAB, Juízes e Promotores, Deputados que não estão vendo que esse sistema não vai dar certo? Tem que haver ações na Justiça contra o Município que vai prejudicar milhões de usuários que ficarão sem integração dos transportes públicos e cujo valor compensatório das passagens não será pago pleas empresas, obrigando os funcionários a custear algo que não deveriam, pois é contra Lei! Absurdo!! Antiético!! Crime contra a sociedade e trabalhadores!
Absurdo ter que usar só na internet.
Terça demorou um século pra abrir o app. Tive que ficar esperando um tempão.
O app do Riocard tbm tá rui. Nao atualiza o saldo.
Uma coisa pior que a outra. Nada que venha desse prefeito é com boa intenção.
Tentei fazer o cadastro nessa M de Já é e nada funciona! Desisto e sigo com o Riocard. Se o ônibus que pego para de aceitar ou de uber ou carro.
Esse Eduardo Paes ,ridículo está precisando receber uma massagem, palhaço, deve está querendo encher os bolso na velocidade da luz, já é é o caralho, babaca. O VLT já anda as moscas, e esse idiota inventa esse nome ridículo para o cartão de passagens, parece gíria de matando, igual a estirpe desse palhaço.
Já é notório ser outro embuste do Dudu nervosinho da Odebrecht. Atrapalhar mais ainda a vida do pobre trabalhador, que com certeza terá prejuízo tendo acrescentar nos pagamentos de metrô trens, e barcas. Com certeza esse Jaén e de propriedade dele, e tem muita gente ganhando porquê, não é possível que a Câmara de vereadores e deputados estaduais façam vista grossa sobre isso.
O VLT faz uma venda casada na venda de passagens né e de baixo do nariz do Procon e afins, mas o dinheiro é que manda e não leis. Riocard é uma bo$t@ só dava problemas e aposto que esse jáé, nome ridículo, também é ou será pior.
Fiz o agendamento para a gratuidade de idoso do JAE, fiz o cadastro em MADUREIRA e o sistema não permitia a entrega do documento em Janeiro. Um desrespeito ao idoso. Tem que fazer vários agendamentos.
Sr. Eduardo Paes:
Quem não tem competência, não se estabelece!
Dudu Paes folgado, força o povo a seguir suas vontades. É assim querendo forçar o fim do home office, é assim querendo forçar a usar o Galeão e agora querendo força o já é. Ditadorzinho barato…
PÉSSIMO, INACREDITÁVEL, SERVIÇO DE TERCEIRO MUNDO!!
Eduardo paz mexendo de novo no transporte público. Quando ele padronizou a frota do RJ acabou com o transporte público ficamos só com sucata rodando. Agora mexe com arrecadação complicando a vida dos Rh’s e principalmente dos funcionários que dependem dos trens, metrô e barcas.
Pura vdd, eu até agora estou sem entender o porquê dessa mudança, pra quê mudar algo que nem era tão bom e agora pelo jeito será pior.
Até aqui, a experiência com o Jaé tem sido péssima. Dei entrada no pedido do cartão em meados de outubro, ficou pronto há poucos dias, ou seja, DOIS MESES depois. Fui fazer o agendamento para pegar o cartão, só há horário disponível na segunda quinzena de janeiro!!!
Muda de sistema. Novo nome. Mas apenas mais uma outra para lesar o consumidor…
Essas empresas que operam bilhetagem em serviço de transporte criam dificuldades para o usuário gerenciar seu saldo. Até hoje estou com saldo de um cartão cancelado preso na RioCard. E segundo os termos de emissão dessa “Já é” também nas entrelinhas fica claro que o usuário não terá facilidades.
Vcs sabiam que não tem data disponível para agendar o recebimento do cartão…fiz o cadastro com 10 dias de prazo para saber se está pronto…se eu quiser receber em minha residência tenho que pagar $ 20,50…um absurdo….
Tenho 70 anos, como proceder, ando de ônibus VLT e metrô?
A sra tem q baixar o aplicativo JAÉ e se inscrever em gratuidade, faça-nos cadastro, mas o cartão a sra terá q agendar no site uma data pra busca-lo no ponto mais próximo a sua residência, tá demorando bastante, eles liberam a utilização com QRcode no celular, eu fico apreensiva em usa-lo dessa forma. Enquanto der fico no Riocard mesmo
Ou o VLT vai ficar vazio ou todos vão andar de graça. Não tenho opinião contrária ao novo bilhete, mas, sinceramente, vamos refletir: A prefeitura é o poder supremo para conceder ou permitir tudo com relação a transporte público, é sua competência.
Por que não conseguem remodelar o RioCard, uma plataforma com mais de 20 anos de uso, faz parte da vida do cidadão e é aceito em quase todo o Estado, não só na cidade do Rio. Trocar um sistema inteiro a um custo gigantesco, seja financeiro e de recursos humanos também, apenas para fornecer as informações de geolocalização e otimização das quantidades de passageiros no ônibus? Ah, mas vamos colocar também o sensor de temperatura no ônibus, se estiver cheio, o sistema integrado vai regular o termostato…Quando as pessoas estiverem nos pontos vão aumentar a carga de veículos?
Esqueceram de combinar com os russos, opa, com as empresas de ônibus.
Caramba, é só contatar uma startup que desenvolve isso a baixo custo. Saber onde ônibus está plataformas gratuitas como “Moovit” ou “La vem o ônibus” arrebentam na resposta e dão a posição com precisão digna do padrão “Starlink”. Já temos isso.
Infelizmente, para o cidadão carioca, brasileiro, que não desiste nunca (até agora) a administração está apenas pensando em só gastar dinheiro, sem prensar no amanhã. Por essas e outras é que a moeda brasileira está no fundo do poço.
Ah, quanto a interface por celular para pagamento, que ainda não foi testada em produção plena, esperemos o réveillon com milhares de pessoas no metrô. Eles querem acabar com o cartão próprio, sucesso do bilhete magnético, introduzidos no país com décadas de atraso em relação ao mundo civilizado. Não querem interface física, prática e confiável, trocando ela pelo celular, que com o excesso de APPs e gadgets, se você o perder, sua vida vira do avesso. Que venha o dia 31 com milhares de pessoas amontoadas tirando celulares nas estações para validar bilhetes, carregar passagens para fazer leituras nas máquinas, como cordeiros nas filas, diante de lobos a sua volta prontos para pegar seu aparelho e sair correndo.
Utopia? o tempo dirá, faltam 13 dias pra festa. Querem forçar o uso na marra, se o cidadão não se manifestar é trouxa. Para a ação no VLT priorizando o Jaé, é só forçar a barra que o povo aceita. Sem conversa, na porrada, se ficarmos sem ônibus ou sem conexão, problema nosso.
Tá difícil esse fim de ano, e o ano que vem, tenham certeza, será pior do que este ano.
Lamentável.