Para incentivar doação de órgãos, Orquestra Sinfônica Jovem do Rio faz concerto na escadaria do Theatro Municipal

Ação foi realizada para para incentivar e divulgar o Setembro Verde, campanha de conscientização sobre a doação de órgãos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (15/09), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de Transplante (PET), promoveu um concerto gratuito no Centro da cidade do Rio para chamar atenção da população para a importância da doação de órgãos.

A apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) aconteceu nas escadarias do Theatro Municipal durante a hora do almoço. Muitas pessoas pararam para assistir aos 55 jovens concertistas, com idade entre 15 e 26 anos. A apresentação incluiu clássicos e MPB. Entre as peças, foram executadas “As Bachianas”, de Heitor Villa-Lobos, “Libertango”, de Astor Piazzola, “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Feira de Mangaio”, de Sivuca e Glorinha Gadelha, e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

Paulo José Botelho, o mestre Paulinho, diretor da bateria campeão pela Beija-Flor e Vila Isabel e que também comandou as baterias da Viradouro e Caprichosos de Pilares, tinha ido ao médico e ao ouvir as canções executadas pela Orquestra e o motivo da apresentação fez questão de saudar os representantes do PET e os músicos.

“Eu estava passando por aqui e tive essa surpresa. Sou amante da música e a ação é muito legal. Claro, vim aqui parabenizar“, disse.

Advertisement
Paco do Ouvidor Para incentivar doação de órgãos, Orquestra Sinfônica Jovem do Rio faz concerto na escadaria do Theatro Municipal
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Durante todo o mês, para incentivar e divulgar o Setembro Verde, a SES e o PET estão promovendo eventos que fortaleçam a mensagem junto à população. O primeiro ato foi iluminar o Cristo Redentor. Depois foi a vez do Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Já no dia 14, foi a Câmara dos Vereadores.

O Rio de Janeiro é o terceiro estado que mais faz transplantes no país, atrás apenas do Paraná e de São Paulo. Vamos continuar investindo para avançar e melhorar ainda mais este cenário, credenciando mais centros transplantadores, estimulando as universidades a realizarem transplantes e aperfeiçoando todo o sistema de captação para que possamos captar o maior número de órgãos possível“, afirma o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Já o diretor geral do Programa Estadual de Transplantes, Alexandre Cauduro afirmou que “falar de transplante é falar de tratamento para pessoas que tenham doenças crônicas, pessoas que estão sofrendo. Por isso, a doação de órgãos é tão importante e ajuda tanto as pessoas. Basta avisar os familiares que você tem a intenção de ajudar outras pessoas“.

Criado em 2010, o Programa Estadual de Transplantes (PET) realiza a captação de coração, fígado, rim, pâncreas, pulmão, pele, córnea, etc. Em 11 anos, o programa foi responsável pela renovação da vida de mais de 6.900 pessoas por meio de transplantes de órgãos sólidos (categoria que engloba os transplantes de fígado, pulmão, intestino, rim, pâncreas e coração) e recuperou a saúde de inúmeros pacientes com transplantes de ossos, ligamentos e pele.

Para se tornar um doador, em primeiro lugar, é preciso que a pessoa expresse o desejo de doar junto à família e aos mais próximos. O transplante é um ato que precisa de consentimento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Para incentivar doação de órgãos, Orquestra Sinfônica Jovem do Rio faz concerto na escadaria do Theatro Municipal
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Para incentivar doação de órgãos, Orquestra Sinfônica Jovem do Rio faz concerto na escadaria do Theatro Municipal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui