Para Paulo Messina só pode chover no Rio em maré baixa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Choveu forte no Rio de Janeiro, e como sempre a cidade sofreu os problemas vindo de temporais, e todos sabemos quais são. E a razão, é claro, a falta de infra estrutura, problema vindo de gerações e gerações de administradores municipais. Se junta ao fato que o Rio é feito de aterros, baixadas e pântanos, então temos isso aí: alagamentos, engarrafamentos, o de sempre.



Mas o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, se superou hoje ao explicar a razão da chuva deste dia 26 ter parado a Zona Sul carioca, de acordo com ele, o problema foi que choveu na maré alta, com a Lagoa completamente cheia, somado ao horário de rush. Ao que parece, para o secretário de Marcelo Crivella será necessário baixar urgentemente uma lei permitindo chuva fora do horário comércio e em maré baixa.

Como disse o  professor do Laboratório de Hidrologia da Coppe/UFRJ Paulo Canedo, ao O Globo, o problema não é a maré cheia, e sim o costume de terceirizar os problemas:

Advertisement

É uma mera justificativa, não espelha a realidade. Como ninguém reconhece os defeitos, temos os problemas. As pessoas terceirizam os problemas. Hoje foi a maré alta. Não estou dizendo que não tenha maré. Tem, e é de Lua cheia, quando a maré é alta, mas não é isso que provoca o alagamento

Quando o poder público não arranja desculpas, ele investiga o que está errado e corrige. Se ele virar um expert em terceirizar o problema, não procura a causa e aí não resolve nunca

E o que não falta na atual Prefeitura é terceirização, o problema começou sendo a gestão de Eduardo Paes, que quase 2 anos depois, Crivella e seus assessores continuam culpando pelos problemas do município. Depois é a imprensa que é malvada e não acha nada de bom em seu governo. E agora a culpa é das marés, no futuro, quem sabe, dirão que a cidade está possuída e só um exorcismo será capaz de curar.

Só que está na cara que a cidade está abandonada, recentemente falamos da situação da Praça XV, e felizmente na mesma semana estiveram lá e fizeram uma limpeza. Mas o problema vai além de uma simples vassoura, o Rio precisa que o prefeito faça o que prometeu, e passe a olhar para as pessoas. E que chame a atenção de seus secretários e diga que não dá para culpar a Lua pelos problemas infraestruturais da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Para Paulo Messina só pode chover no Rio em maré baixa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui