Parceria entre Alcon, Plastic Bank e Drogaria Venancio vai coletar 24 mil copos de água durante corrida

Corrida Venancio pela Saúde vai acontecer pela primeira vez na orla da Zona Sul

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A já tradicional Corrida Venancio pela Saúde, que está em sua oitava edição, traz diversas novidades neste ano. Pela primeira vez, a corrida vai acontecer na orla da zona sul e contará com percursos de 3km, 5km e 10km. E, neste ano, todos os copos plásticos utilizados nos pontos de hidratação (cerca de 24 mil unidades) serão coletados para reciclagem por catadores cadastrados pela Plastic Bank, empresa social canadense que fortalece a Reciclagem Social para combater o plástico nos oceanos e melhorar as condições de vida de seus membros. 

Serão 15 coletores em todo o percurso. A ação faz parte de uma parceria pontual entre a Alcon, líder global em Cuidados com a Visão, a Plastic Bank e a Drogaria Venancio para compensar a pegada plástica do evento e reinserir os materiais na cadeia de produção global.

Através do ecossistema da Plastic Bank, todos os copos plásticos recolhidos serão encaminhados para reciclagem, processados e transformados no chamado “Plástico Social”, que, após o beneficiamento, pode ser reintegrado em novos produtos e embalagens, como parte de uma cadeia circular de suprimentos. No Rio de Janeiro, a empresa conta com 49 pontos de coleta na cidade e, todo mês, impacta positivamente a vida de cerca de 900 famílias de catadores.

A parceria global entre Alcon e Plastic Bank já existe desde 2022 e, até o momento, já viabilizou a coleta de 649 mil quilos de materiais plásticos de zonas costeiras brasileiras – volume que equivale a 32 milhões de garrafas plásticas que foram impedidas de poluir os oceanos. A parceria envolve 23 comunidades costeiras que coletam o material, impactando diretamente a vida de 237 pessoas que recebem uma bonificação por quilo de material que entregam para reciclagem, ajudando-os a suprir necessidades básicas e a viver em melhores condições socioeconômicas.

Advertisement

Neste ano, além da compensação do plástico utilizado em todo o portfólio de lentes de contato da Alcon na América Latina, a parceria também incluiu a linha de colírios Systane, vendidos em todo o país e nas drogarias Venancio. A compensação já está sendo feita para o Brasil desde abril deste ano e a partir de setembro passará a ser feita para toda a América Latina. Com isso, serão quase 69 mil quilos de plástico coletados em 2023. Todo o plástico compensado pela Alcon na América Latina é coletado no Brasil.

Corrida Venancio pela Saúde

Data: 16 de julho de 2023
Horário: Largada às 8h
Local: Avenida Atlântica próximo ao Posto 2
Percursos: 10km e 5km de corrida / 3km de caminhada

Programação:
07h30 – Início de funcionamento das áreas do evento
07h45 – Aquecimento / Alongamento para a largada
Largadas:
08:00 – 10km
08:10 – 5km
8:20 – 3km
09:30 – Premiação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parceria entre Alcon, Plastic Bank e Drogaria Venancio vai coletar 24 mil copos de água durante corrida
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui