Parceria entre governo estadual e municípios vai fiscalizar desmatamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Ana Schlimovich

O programa de proteção ambiental do governo estadual, Olho Verde, vai passar a cadastrar os municípios do Rio com o objetivo de estabelecer parcerias no combate ao desmatamento ilegal no estado.

Para participar da inciativa, os municípios precisarão fazer inscrição junto à secretaria estadual. Eles vão receber os alertas expedidos pelo programa Olho no Verde, que utiliza a tecnologia de imageamento por satélite e de processamento de dados espaciais para identificar a supressão ilegal de vegetação.

De janeiro a julho deste ano, o programa vistoriou 146 áreas, constatou a supressão de vegetação irregular em 97 áreas e produziu 69 atos administrativos de infração.

A fiscalização envolve a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio das superintendências regionais, das equipes das unidades de conservação estaduais e da Coordenadoria Geral de Fiscalização do Inea; o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

Advertisement

Esperamos o engajamento do maior número possível de prefeituras. Quanto mais parceiros tivermos, mais chance teremos de ampliar o monitoramento da cobertura florestal do nosso estado“, afirmou a secretária de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parceria entre governo estadual e municípios vai fiscalizar desmatamento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui