Parceria público-privada revitaliza Parque Garota de Ipanema e promete mais segurança

Moradores pedem por reforma no parque há muito tempo e que o principal problema é a violência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Foi realizada nesta quarta-feira (12/08) uma revitalização no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador. O projeto foi uma parceria do ex-Superintendente da Zona Sul e atualmente assessor do Prefeito Marcelo Crivella, Marcelo Maywald, com a  Associação dos Moradores e Amigos de Ipanema (AMAI), que atua em conjunto com o Viva Ipanema. A AMAI doou todo o madeiramento novo do Parque, tintas e insumos. A Prefeitura entrou com a mão de obra para a realização das obras.

A reforma contou com a reposição de todo o madeiramento, gradeamento e reparos na pintura e mobiliário urbano do local. Roberto Motta, presidente da Associação dos Residentes e Comerciantes do Arpoador (ARCA), afirma que os moradores já pediam por uma revitalização do parque há muito tempo. Ele contou que por diversas vezes foram realizadas reuniões com a prefeitura, houve alguma melhoria, mas, devido ao problema de segurança, foi temporário e em pouco tempo o parque já estava novamente em situação de abandono.

Nós aqui da vizinhança tivemos inúmeras reuniões com a prefeitura, e a gente explicou com muita clareza que o problema do parque é estrutural […] No final do ano passado criaram um comitiva para estudar um projeto de parceria com uma iniciativa privada, mas não deu em nada.”, ele contou.

Porém, os moradores da área afirmam que apenas isso não basta de melhorias no parque, pois a falta de segurança torna o espaço violento. Ainda segundo Roberto, passar pelo parque à noite se torna perigoso, pois são muitos assaltos e casos de violência.

Advertisement

Quando cai a noite, quem mora aqui vê todo tipo de atividade criminosa. Eles sempre arrancam duas ou três madeiras do parque e entram e saem à noite inteira. O parque é um abandono total”.

A prefeitura promete que o parque também receberá um projeto de segurança. A AMAI , em parceira com o Viva Ipanema, está em contato com o governo para implantar grupamento de Segurança ou ampliação da Guarda Municipal do Parque. Porém, Roberto diz desconhecer o que seriam os “grupamentos de segurança” e afirma que, atualmente, não existe nenhuma presença da permanente da Guarda Municipal no local que seja voltada para a segurança pública.

WhatsApp Image 2020 08 12 at 15.34.15 Parceria público-privada revitaliza Parque Garota de Ipanema e promete mais segurança
Foto: Divulgação
WhatsApp Image 2020 08 12 at 15.34.16 1 Parceria público-privada revitaliza Parque Garota de Ipanema e promete mais segurança
Foto: Divulgação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parceria público-privada revitaliza Parque Garota de Ipanema e promete mais segurança
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui