Parece medieval, mas é no Rio bem atual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Dionísio Tremura

Se você já passou contornando-a, após o Largo da Glória para acessar a Av. Beira Mar, é bem provável que tenha ficado bem curioso, como eu em 1954 quando a vi pela primeira vez, e se perguntando: “o que será isto”?  

                                                                                   

Trata-se realmente de uma construção de aparência bem assustadora/enigmática, mas que guarda em sua “robusta cantaria”, muita história desta Cidade Maravilhosa.

20190712 142142 1 Parece medieval, mas é no Rio bem atual

Nela foram instalados equipamentos ingleses para “envio ao mar”, após pré-tratamento, os primeiros dejetos cariocas que eram até então direcionados às valas, fossas e lagoas sem nenhum cuidado. No ano de 1864  foi dado início à operação da Elevatória Glória.                                                                                                                           D. Pedro II contratou o Russel e o Lima Júnior para que “desesgotassem sua cidade”, mandando os dejetos para alto mar.

Advertisement

Os equipamentos ingleses estão lá até hoje instalados, bem cuidados e à disposição para visitação pública, no prédio que embora de aparência externa, como já disse, assustadora, por dentro está “tinindo”, acolhedor, muito bem conservado, é endereço da  SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro), tem bar/restaurante e até Happy Hour em aprazível jardim, com estacionamento.

20190712 143439 Parece medieval, mas é no Rio bem atual

No Walking Tour do ENCONTROS CARIOCAS, de nome “Glória, do Outeiro à… Paris”,  o local e sua História, são mostrados, curtidos e  saborosamente degustados!

Quando o circuito acontece, o convite/chamada é assim:

“Qualquer dia… vamos à Glória                                                                                                                      E à Praça Paris também                                                                                                                        Visitando a “assustadora”                                                                                            Um lanchinho cairá bem                                                                                                                              

Onde morava o pintor                                         
Hoje a Débora é sucesso                                                                                                                         E do Templo Positivista                                                                                                                      Vem o “Ordem e Progresso”

Hoje a Internet mostra tudo                                                           
Mas nada como ver ao vivo                                                                                                                               E a energia vinda do grupo                                                                                                                           Enche a todos de incentivo”!
                                                                                                                           

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parece medieval, mas é no Rio bem atual
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta edificação fica bem perto do Hotel Glória, em uma enorme calçada que contorna todo o prédio até os fundos da rua, calçada esta que está totalmente esburacada e sem uma árvore sequer…

    Todo este entorno deveria ser mais bem cuidado, com arborização adequada e deveria ser iluminado à noite, pois é um prédio histórico de nossa cidade.

    Crivella deveria dar um passeio por Salvador e fazer contato com o prefeito de lá, o mais que perfeito ACM Neto, para ver o que um prefeito de verdade faz por sua cidade – um homem que definitivamente entende o valor do turismo para a economia de sua cidade.

    Fora Crivella, aberração de pseudo prefeito !!!

    • Vc tem razão sobre um maior cuidado pois trata-se de uma construção histórica e em pleno funcionamento.
      Acredito que esse trabalho de vários guias de turismo mostrando essas maravilhas de nossa cidade, presencialmente e através de veículos de divulgação com o diáriodo rio.com, no ano em que o Rio sediará o Congresso Internacional de Arquitetura, definitivamente mostrado como merece.
      Obrigado pela contribuição e defesa de nosso Rio maravilhoso!!!

  2. Esses locais deveriam ter dentorno tao cuidado quanto, de forma estrategia, fechando as vias pra carros comuns, aumentando calçadas e iluminaçao publica, arborizaçao… atrair mais pessoas pruma vida em sociedade mais segura

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui