Parque Beira Mar, famoso bairro de Duque de Caxias, já teve praia

O nome "Beira Mar" surgiu por este motivo: o bairro ficava, literalmente, à beira mar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Guilherme Pinto / Extra

Pouco lembrada e no mínimo curiosa, uma história cerca um bairro do município de Duque de Caxias. Trata-se do Parque Beira Mar, que fica localizado próximo a Rodovia Washington Luiz. A região, hoje residencial, no passado já teve uma praia e esse foi o motivo do nome “Beira Mar”.

Entre o Jardim Gramacho e o Parque Beira Mar, ficava a Praia da Chacrinha. Ali viviam muitos pescadores no começo na primeira metade do século XX. A origem do nome retorna a esse período, quando a Baía de Guanabara banhava a região.

O assistente de pesquisa e historiador do Instituto Rio21 Pedro Henrique Alves explicou que, apesar da proximidade com a Baía, não foi daí que surgiu o nome.

A região é próxima da Baía de Guanabara. Na década de 50, as pessoas subiam umas colinas e tinham uma boa vista da Baía. Hoje parece mais longe, por causa dos aterramentos, mas antes da urbanização era bem comum. Porém, o nome não veio por isso, mas sim por uma praia que existia ali, com água salobra, ou seja, água misturada entre mar e água doce, onde as pessoas tomavam banho“, disse.

Advertisement

Toda a área do Beira Mar até o Trevo das Missões foi aterrada, inclusive uma ilha, chamada Ilha da Saravatá, cujo nome ainda consta nos mapas.

ilha parque beira mar Parque Beira Mar, famoso bairro de Duque de Caxias, já teve praia
No Google, ainda existe a localização da Ilha de Saravatá, que foi aterrada | Foto: Reprodução/Google Maps

A chamada Praia do Chacrinha, que deu este nome ao bairro, também tem este nome por um motivo curioso, como explicou o historiador e colunista do DIÁRIO DO RIO, Marroni Alves:

“O nome Chacrinha é o diminutivo de Chácara. Então, a gente tem que lembrar que ali era a chácara do Sarapuí, que pertencia a uma família. A praia pegava do Trevo das Missões, onde tinha a Ilha de Saravatá, e ia passando pelo Beira Mar, pelo parque gráfico do O Globo, pelo Hospital Moacyr do Carmo, atrás do Hotel Capri e ia banhada até o Jardim Gramacho, atrás do restaurante Três Marias… e tudo isso foi aterrado“, explicou.

Os imóveis da região, na época, eram muito valorizados devido à praia, chegando a ser considerados “os melhores lotes pelos menores preços“.

A Vila São Luis é uma encantadora cidade que se está formando à beira mar. O rapido progresso lhe assegura próximo e brilhante futuro. Comprar um terreno na Vila S. Luis, é fazer um pecúlio para a família e empregar inteligentemente pequena economia, juntar um capital que se multiplicará por si mesmo, de tal modo as terras se estão valorizando“, diz um anúncio, divulgado em 1943.

beira mar imoveis Parque Beira Mar, famoso bairro de Duque de Caxias, já teve praia
Foto: Reprodução/Facebook – Duque de Caxias que passou

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parque Beira Mar, famoso bairro de Duque de Caxias, já teve praia
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Não tem como recuperar essa praia á tantas coisas que ó homem destrói é depois se arrepender e recupera acho que é falta de interesse mesmo só se ouver interesse imobiliário.

  2. Pena que o ser humano acaba com tudo senão eu moraria perto da praia Rs apesar de que provavelmente estaria poluída hj em dia tbm, imprópria para banho.

  3. Boa Noite,fui morador dessa praia,tenho muitas histórias,amigos que morou lá,minha família,gostaria de ter acesso a algum acervo dessa época

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui