Parque da Prainha: o encontro entre o verde e o mar no Recreio dos Bandeirantes

Recanto "escondido" na Zona Oeste do Rio, o Parque da Prainha é um tesouro da natureza na Cidade Maravilhosa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Rio de Janeiro é recheado de espaços onde a natureza é protagonista, mesmo em um ambiente predominantemente urbano. Essa característica geográfica única pode ser observada em sua totalidade no Parque Natural Municipal da Prainha, ou apenas “Parque da Prainha“, um espécie de complexo ecológico localizado no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

Muito frequentado por cariocas e turistas, o Parque da Prainha é composto por um centro de visitantes, mirantes e trilhas ecológicas, que revelam paisagens paradisíacas em um cenário inesquecível.

Fundado 1999 e inaugurado em 2001, o parque conta com uma área de 147 hectares e é considerado um marco na preservação da região que une Prainha a Grumari. A área de proteção ambiental é conhecida pela pacífica convivência entre o verde e o mar, que transforma esse cenário em um dos mais bonitas da cidade.

WhatsApp Image 2021 07 21 at 08.43.49 Parque da Prainha: o encontro entre o verde e o mar no Recreio dos Bandeirantes

Temos o Imóvel que você procura. Block Imóveis

Advertisement

O parque é formado por diferentes formações vegetais típicas da Mata Atlântica, além de vegetação de costão rochoso. Abriga fauna e flora muito diversificadas, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Na região, é possível encontrar diversos animais silvestres em seu habitat natural, entre eles, o gato-do-mato, cachorro-do-mato, mão pelada, gambá, cuícas, mico estrela, coelho do mato, paca e roedores. Entre as aves, estão dezenas de espécies como periquitos, maitacas, colibris, corujas, rolinhas, bem-te-vis e gaviões.

DSC02582 Parque da Prainha: o encontro entre o verde e o mar no Recreio dos Bandeirantes

Para quem não tem medo de bichos peçonhentos, existe a boa possibilidade de se deparar com algumas serpentes como a jararaca, jararacuçu, cobra-cipó e a caninana, além de lagartos.

Uma das trilhas mais famosas do Rio de Janeiro fica dentro do Parque da Prainha, trata-se do caminho para o Mirante do Caeté . O parque fica bem em frente a praia (Prainha) e é utilizado por muitos surfistas e banhistas, em função da sua infraestrutura com banheiros, chuveiros e bebedouros.

O espaço também conta com um moderno sistema de produção de energia renovável gerada por luz solar. Além de ser um local espetacular da Cidade Maravilhosa, o Parque da Prainha também se mostra um ponto de de reflexão por um mundo mais sustentável.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Parque da Prainha: o encontro entre o verde e o mar no Recreio dos Bandeirantes
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante a reportagem, mas acho que está desatualizada. Será que está aberto? Tentei entrar no parque, subir a trilha do Caeté no final de novembro de 2020. O parque estava fechado e o guarda florestal disse que o local está assim a pelo menos dois anos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui