Com uma área de 150 mil metros quadrados, o Parque dos Atletas foi construído no final do ano de 2010. A ideia era servir como um espaço de lazer para os competidores durante as Olimpíadas de 2016. A obra foi uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro com o empresário Roberto Medina, presidente da Artplan. Utilizado para outros fins, por exemplo, a realização das edições de 2011, 2013 e 2015 do Rock in Rio, o local, atualmente, encontra-se com muito lixo, entulhos, mato alto, e até veículos abandonados já foram vistos por lá.
Pessoas que moram próximo questionam se o espaço não poderia ser melhor utilizado: “Dava para ser uma área de lazer. Um lugar para eventos, prática de esportes, mas do jeito que está dá até medo de passar perto”, afirma Márcia Costa, que reside em um condomínio próximo.
Entre as edições do Rock in Rio, o Parque dos Atletas chegou a ter quadras esportivas, aparelhos de ginástica, piscinas, entre outros equipamentos voltados ao esporte, e já recebeu diversos eventos. Contudo, aos poucos a estrutura foi sendo sucateada, desmontada, até chegar no atual estado de conservação.
No início da pandemia, um hospital de campanha chegou a ser montado na área do Parque dos Atletas.
Procuradas, as instituições municipais disseram que: “O Previ-Rio informa que a propriedade do terreno onde funcionou o Parque dos Atletas foi transferida, na gestão passada, pelo Município, a fim de integrar o patrimônio do Funprevi- Fundo Especial de Previdência do Município do Rio de Janeiro, administrado pela autarquia. O Instituto pretende obter o máximo aproveitamento financeiro da área, mediante regras de negócio, como venda, cessão ou aluguel, para gerar renda para o fundo de previdência. No entanto, não há possibilidade de o Previ-Rio despender recursos, por força de legislação, para investimentos maiores na conservação do local, além da manutenção periódica que vem sendo observada, embora com as limitações observadas. O Instituto está trabalhando para que haja uma solução rápida e viável, a fim de que a área possa ser logo revitalizada“.
Pessoal, eu criei um abaixo assinado para pressionarmos a prefeitura contra esse absurdo. Quem puder ajudar, segue o link: https://chng.it/mrgmHzqr52
Ué? Mas cadê o “melhor” prefeito da cidade ? O prefeito das obras que se desmancham, o prefeito que destruiu o transporte coletivo e que agora gasta fortunas do dinheiro público para tentar consertar sua lambança, cadê ele com mais de um ano de governança ?
Que absurdo. “Privatizaram” a área, passando ela pra um fundo mequetrefe que nem cuida do espaço. Que horror. Devia ser alvo de investigação do MP isso.